Quais os sintomas de um computador infectado

Navegar na internet pode ser muito perigoso, segundo estudos da empresa de segurança AVG, em media, no mundo 1 em cada 100 computador deve estar infectado com vírus, um número significativo, tendo em conta o tamanho da rede mundial de computador .

Neste sentido podemos tomar medidas de segurança para evitar contaminações com a instalação de programas antivírus e o cuidado quando acedemos a sites para descarregar ficheiros. Mas quando um computador está infectado, apresenta sinais de contaminação? Sim existem indícios e vamos identificar os mais comuns neste artigo.

 

1 – Computador Lento

Além de outros problemas a performance de um computador pode ser afectada por vírus, já que estes na maioria dos casos executam tarefas que consomem muitos recursos e prejudicam o desempenho do computador .

 

2 – Mensagens de Aviso

Começam aparecer com frequência janelas pop-ups informando que o computador está infectado e que a necessidade de baixar um programa específico para proteger o computador . Essas mensagens são de falsos antivírus que recomendam um programa cheio de spywares com o objetivo de roubar seus dados pessoais.

 

3 – Programas ou aplicativos não iniciam

Ao executar um ficheiro ou programa ele demora a iniciar ou simplesmente não abre, significa claramente que há uma infecção de spyware que impede o funcionamento do software no modo normal, salvo as exceções de programas que não são compatíveis com sistemas operacionais mais novos como o Windows 7 e precisão de permissão.

 

4 – Ficheiros que desaparecem

Esse é um dos maiores problemas de um computador infectado, os ficheiros pessoais são apagados ou ocultados e em alguns casos movidos para outro local sem a autorização do usuário.

 

5 – Barras suspeitas nos navegadores

É normal alguns programas instalarem barras de ferramentas nos navegadores ou até mesmo os gigantes de busca como Google e Yahoo tem barras que auxiliam e muito os usuários. Mas sempre desconfie, pois malwares instalam essas ferramentas para gravar todo histórico de navegação e utilizá-lo de forma prejudicial.

Como já dissemos todos esses perigos que afectam a segurança do nosso computador podem ser evitados.

Já passou por algumas dessas situações?

Partilhe a sua experiência e o que fez para resolver o problema.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.