PSP alerta para perigos da Baleia Azul

Ainda na senda do fenómeno da Baleia Azul, que tem alegadamente despoletado vários suicídios em redor do mundo, a Polícia de Segurança Pública lançou esta quarta-feira, dia 3 de maio, um vídeo de prevenção com o intuito de consciencializar os internautas para o desafio e para as consequências do mesmo.

Numa apresentação com um minuto e meio de duração, publicada na página de Facebook da PSP, as autoridades chamam à atenção para o possível carácter mortal deste desafio que pode levar os participantes ao suicídio.

“A adesão faz-se inicialmente através de conversações nas redes sociais, onde o jogo é apresentado e proposto por amigos. Posteriormente o administrador valida a ‘aceitação’ da vítima convidada e integra-a numa aplicação de conversação como o WhatsApp, através da qual passam a interagir”, escreve a PSP. Depois disto, o “curador” finge interessar-se pela vitima, envolvendo-a “numa mentira fisicamente autodestrutiva e psicologicamente desestruturante”. Se a vítima tentar desistir do desafio, o “curador amedronta-a, fazendo-a acreditar que está a ser vigiada” ou “que pode ser humilhada”. “Para aumentar o medo são enviados vídeos falsos com agressões e raptos”.

Com base no enquadramento legal, a polícia alerta também que os curadores incorrem num dos “crimes mais graves da nossa legislação”. O “incitamento ou ajuda ao suicídio” pode levar a uma pena de prisão de até cinco anos.

Aos pais, professores e colegas a PSP pede atenção a qualquer um dos possíveis sinais decorrentes da participação nos desafios da Baleia Azul, como “desenhos de baleias”, cortes ou “atividades a meio da madrugada”. A polícia deve ser informada aquando da verificação destes casos que devem afetar em maior escala, como escreve a PSP “os jovens com tendências depressivas”.

Em Portugal já foram abertas três investigações sobre casos relacionados com o desafio da Baleia Azul.

Fonte: SapoTek

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.