PSP alerta para perigos da Baleia Azul

Ainda na senda do fenómeno da Baleia Azul, que tem alegadamente despoletado vários suicídios em redor do mundo, a Polícia de Segurança Pública lançou esta quarta-feira, dia 3 de maio, um vídeo de prevenção com o intuito de consciencializar os internautas para o desafio e para as consequências do mesmo.

Numa apresentação com um minuto e meio de duração, publicada na página de Facebook da PSP, as autoridades chamam à atenção para o possível carácter mortal deste desafio que pode levar os participantes ao suicídio.

“A adesão faz-se inicialmente através de conversações nas redes sociais, onde o jogo é apresentado e proposto por amigos. Posteriormente o administrador valida a ‘aceitação’ da vítima convidada e integra-a numa aplicação de conversação como o WhatsApp, através da qual passam a interagir”, escreve a PSP. Depois disto, o “curador” finge interessar-se pela vitima, envolvendo-a “numa mentira fisicamente autodestrutiva e psicologicamente desestruturante”. Se a vítima tentar desistir do desafio, o “curador amedronta-a, fazendo-a acreditar que está a ser vigiada” ou “que pode ser humilhada”. “Para aumentar o medo são enviados vídeos falsos com agressões e raptos”.

Com base no enquadramento legal, a polícia alerta também que os curadores incorrem num dos “crimes mais graves da nossa legislação”. O “incitamento ou ajuda ao suicídio” pode levar a uma pena de prisão de até cinco anos.

Aos pais, professores e colegas a PSP pede atenção a qualquer um dos possíveis sinais decorrentes da participação nos desafios da Baleia Azul, como “desenhos de baleias”, cortes ou “atividades a meio da madrugada”. A polícia deve ser informada aquando da verificação destes casos que devem afetar em maior escala, como escreve a PSP “os jovens com tendências depressivas”.

Em Portugal já foram abertas três investigações sobre casos relacionados com o desafio da Baleia Azul.

Fonte: SapoTek

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.