Proxmox – a solução gratuita de virtualização

O Proxmox VE é uma distribuição linux baseada em debian focada exclusivamente em virtualização, utilizando OpenVZ (virtualização em container) e KVM (Virtualização completa).


Oferece uma interface de gestão via Web onde praticamente todas as acções de manutenção podem ser realizadas.


A grande vantagem do Proxmox VE é o suporte cluster nativo, as máquinas virtuais podem ser movidas de um servidor para outro com 2 ou 3 cliques do rato e com um mínimo de downtime (apenas alguns segundos) e toda a gestão dos servidores do cluster é realizada num ponto central através de uma interface web.
O video abaixo mostra uma máquina virtual a ser migrada em funcionamento!

Apesar do Proxmox VE ser um produto relativamente novo (primeira versão estável lançada em 29/10/2008) posso afirmar que por ser Open Source e com a sua maneira simplificada de gerir via web um cluster com 2 ambientes virtuais totalmente distintos, está rapidamente a ganhar espaço no mercado.

 

Instalação do Proxmox:

 

Configuração do Proxmox:

O Proxmox VE não possuí suporte a processadores de 32bits. Podemos instalar o Proxmox VE com suporte ao OpenVZ em qualquer computador de 64bits mas para utilizar o KVM, será necessário um CPU com suporte nativo a Virtualização (Intel VT ou AMD-V)

 

Links do Proxmox VE:

 

Proxmox VE Cluster
Container and Full Virtualization
Backup – Restore – Live Migration
Proxmox Download

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Proxmox – a solução gratuita de virtualização”

  1. Utilizo Proxmox há mais de ano e meio e não tenho qualquer razão de queixa. É preciso algum traquejo para instalar Windows 2008 Server mas funciona bastante bem.
    Recomendo vivamente, quanto mais não seja por ser um software free e funcionar simplesmente bem!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.