Melhor software recuperação ficheiros e partições perdidas 2020

Perder os nossos dados pode ser uma experiência horrível e é muito fácil de acontecer. Aliás, pode simplesmente ter apagado o ficheiro errado ou substituído acidentalmente uma pasta. Ou então, nos casos mais extremos, o seu disco, pendrive, cartão de memória ou telemóvel ter tido uma falha grave de hardware.

Qualquer que seja a causa, o resultado pode ser catastrófico. A perda de qualquer coisa pode ser muito dolorosa. Especialmente quando se trata das memórias que guardava num registo fotográfico de uma vida inteira. Ou então quando fica sem os seu preciosos dados comerciais indispensáveis para a vida do seu negócio.

Mas não desespere, pode ser que ainda seja possível recuperar os seus dados. Às vezes, os ficheiros e as pastas que eliminamos não são completamente apagados. O sistema pode ter simplesmente removido esses ficheiros e pastas do seu índice para o espaço poder ser reutilizado. Além disso, mesmo que um disco rígido tenha uma falha grave, mantém os registos magnéticos de todos os ficheiros armazenados.

Nos dois casos, com algum cuidado e atenção, os ficheiros ou pastas perdidas podem ser recuperados. Isto, desde que se tenha um bom software de recuperação de ficheiros.

A maioria dos programas de recuperação de ficheiros conseguem pesquisar no seu disco rígido os dados perdidos. O que inclui os ficheiros e as pasta eliminadas. Na maioria dos casos as hipóteses de recuperação são muito boas. Alguns programas até permitem pesquisar por tipos de ficheiros. Ou seja, é muito útil se estiver à procura de alguma coisa muito específica. A maioria dos programas oferece uma visão tipo “Explorer”, dos ficheiros e pastas encontrados e que podem ser recuperados.

Neste artigo vamos mostrar o que há de melhor em software de recuperação de ficheiros. É útil sobretudo para que possa escolher a melhor ferramenta para conseguir recuperar os seus ficheiros e pastas perdidos.

 


Soluções de Recuperação de dados

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

Por vezes, escolher correctamente o melhor software de recuperação de dados é uma tarefa bastante complicada. De facto, existem por aí muitos programas e cada vez aparecem mais a prometerem sempre os melhores resultados. No entanto, a maioria acaba mesmo por ser um fracasso. É por isso que tentamos ser o mais rigorosos possível na nossas escolhas quando preparamos este artigo sobre software de recuperação de dados.

Normalmente as pessoas ficam desesperadas para conseguirem recuperar as suas fotos de família ou então uma apresentação crítica de trabalho. Infelizmente nessas alturas ficam vulneráveis aos fornecedores de software menos escrupulosos. A recuperação de dados nunca deve ser feita de cabeça quente. Por isso é que testamos algumas das ferramentas deste artigo de forma a sugerir-lhe a melhor solução para o seu problema.

No entanto, antes de mais, devemos fazer o seguinte aviso que nos parece muito importante. Nunca deve tomar como garantido que a recuperação de dados seja sempre bem-sucedida. Simplesmente porque nenhum programa é capaz de conseguir recuperar todo o tipo de informação.

No final do dia, será sempre uma questão de sorte, mesmo que utilize os serviços mais confiáveis. Tudo depende do estado em que os dados ficaram depois de terem sido perdidos. Neste artigo fizemos o possível para tentar mostrar as melhores soluções, mas mesmo assim podem decepcionar-nos.

Ou seja, isso acontece porque os dados ficam corrompidos por infinitas razões, que nenhum programador consegue prever. Às vezes, um disco rígido é tão antigo ou está de tal forma danificado que é impossível conseguir recuperar o que quer que seja.

Além disso, a recuperação de dados nunca é possível em danos causados ​​por fogo e água. É por essa razão que a recuperação de dados deve ser sempre considerada como a última solução. A primeira solução e a mais recomendada, é a cópia de segurança da sua informação mais importante. Já dizia alguém muito sábio “prevenir é sempre melhor que remediar”. Recomendamos por isso que para guardar os seus dados mais importante utilize sempre um serviço de armazenamento online.

No entanto, se o seu sistema de cópias de segurança falhou, ou nem sequer tinha um, tem mesmo de recorrer a um sistema de recuperação de dados. Mas, antes de lhe revelarmos quais os que consideramos como sendo os melhores, vamos primeiro mostrar-lhe como os seleccionamos e testamos.

 


Como Classificamos os softwares

 

Como informáticos, trabalhamos sempre com dois tipos de opiniões, as mais objetivas e as mais subjetivas. No entanto, aprimoramos os critérios das nossas análises de maneira a pormo-nos do lado dos nossos leitores. Assim conseguimos sugerir as melhore soluções na perspectiva do próprio utilizador.

Na avaliação das soluções de software de recuperação de dados tivemos em conta 5 aspectos que nos pareceram mais relevantes. Nomeadamente o seu preço, que recursos possuem, como funciona o processo de recuperação, qual o desempenho desse processo e a qualidade do suporte.

 

Preços e Licenciamento

No Informatico.pt não gostamos de colocar o dinheiro em primeiro lugar, porque há boas ferramentas gratuitas e más ferramentas caríssimas. No entanto é um factor importante para a escolha de uma solução de recuperação de dados. Neste caso, quase todas as empresas têm um sistema de pagamento único das suas licenças. Normalmente os pagamentos por mensalidade adequam-se mais a serviços de armazenamento ou de backup de dados.

No entanto, alguns dos fornecedores desta lista, disponibilizam licenças para utilizar apenas num equipamento. Outros publicitam que a sua solução é gratuita e depois cobram pela recuperação de mais do que uma certa quantidade de dados. Felizmente, depois de alguns anos de experiência, a equipa do Informatico.pt especializou-se em detectar essa publicidade enganosa. Fique descansado porque será avisado se encontrarmos alguma coisa que não nos pareça tão bem.

 

Recursos

Em relação aos “recursos”, determinamos um lista de tarefas que qualquer software de recuperação de dados pode executar. Ou seja, podem ser coisas como em que sistemas operativos o software funciona. Normalmente, funcionam quase todos no Windows mas poucos funcionam nos Mac e Linux. Outra funcionalidade é por exemplo a sua capacidade de digitalizar os dados perdidos e depois de os classificar por tipo de ficheiro. Pode ser muito útil se precisa apenas de recuperar as suas fotografias mais importantes. Outra funcionalidade do software é a sua capacidade de recuperar discos ópticos como CDs e DVDs e sistemas de discos em RAID.

Infelizmente nem todos os software têm as funcionalidades que consideramos mais básicas. Por isso recomendamos que preste muita atenção à nossa análise no que diz respeito aos recursos.

 

Processo de recuperação

Nesta seção preocupamos-nos com a facilidade de utilização do processo de recuperação do software. Ou seja, para nós não importa se um software é bom ou é barato. O que importa mesmo é se o consegue utilizar, sem ter de tirar nenhum curso de formação. Isto porque, se tiver problemas em descobrir como o utilizar o programa ou então não conseguir fazer o que precisa, o que pagou foi um desperdício de tempo e dinheiro.

O que fazemos é executar algumas pesquisas, normalmente rápidas e mais profundas, para perceber se o processo é intuitivo. Se conseguirmos encontrar facilmente o que precisamos então é porque o processo é simples e intuitivo. Pode considerar esta análise como sendo a sessão com dicas de utilização para os utilizadores mais distraídos.

 

Desempenho

No processo de recuperação de dados, o desempenho é um fator bastante importante para percebermos se o programa em questão funciona bem. De facto, não devemos preocuparmos-nos apenas com a quantidade de dados recuperados. Também é importante perceber o tempo que o software precisa para conseguir verificar todo o disco e o tempo que demora a recuperar os ficheiros. Alguns serviços levam uma eternidade sem qualquer motivo aparente. Por outro lado, há outros sistemas de recuperação que são muito rápidos, mas só conseguem recuperar uma pequena quantidade dos dados.

Por isso, tem de se encontrar um sistema que tenha uma boa relação entre o tempo que demora a recuperar e a quantidade de dados que consegue devolver. Assim, testamos as ferramentas de forma a obtermos os resultados médios em termos de tempo e quantidade de dados.

 

Suporte ao cliente

Por último, mas não menos importante, é a qualidade do serviço de assistência técnica ao cliente. Verificamos os tutoriais de cada solução de forma a confirmar se na realidade atendem às suas necessidades. Também fizemos algumas perguntas aos serviços de assistência de forma a testar a sua capacidade de resposta.

De facto, o software de recuperação de dados tem muitas peculiaridades. Por isso o serviço de assistência torna-se muito importante. Assim, para não ter de se preocupar com problemas ao utilizar um programa deve antes certificar-se que o serviço de assistência funciona bem.

 


Quais os melhores softwares de recuperação de dados

 

Assim, tendo em conta todos os fatores do capítulo anterior, testamos cerca de vinte programas. No entanto, só dez deles é que consideramos que cumpriam os requisitos mínimos para serem avaliados. As opções gratuitas, infelizmente são pouco completas e muitas vezes vêm carregadas de malware desagradável.

Tenha atenção que, embora estes sejam os melhores serviços disponíveis, nenhum software de recuperação de dados consegue garantir o restauro de tudo.

 


1 – Piriform Recuva

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

Trata-se de uma ferramenta de recuperação de ficheiros criada por uma grande empresa de software CCleaner. Tem suporte multiplataforma, é fácil de utilizar e permite a recuperação de dados e eliminação com base num sistema militar.

Ao longo dos anos, a empresa tem lançado uma gama de soluções para ajudar os utilizadores de Windows e Mac a acelerar e otimizar os seus equipamentos. A empresa também oferece um pacote muito interessante de recuperação de ficheiros, chamado Recuva.

Este software permite recuperar ficheiros guardados em discos internos, externos e cartões de memória. Tudo isso através de uma interface muito fácil de utilizar. Aliás, também pode recuperar discos danificados e formatados recentemente. Além disso, o modo de verificação avançado, ajuda a encontrar rapidamente ficheiros eliminados.

O Recuva utiliza técnicas de detecção de padrão militar para recuperar ou apagar definitivamente ficheiros. Assim, já não precisa de se preocupar que as informações da empresa acabam nas mãos erradas. Além disso, o software atualiza-se automaticamente, sem chatear o utilizador.

Atualmente, a versão premium custa cerca de 20€ e dá acesso a atualizações regulares. Também existe uma versão gratuita, mas é limitada e não tem suporte ao cliente.

 

Pode descarregar o software Recuva aqui

 


2 – OnTrack EasyRecovery

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

OnTrack EasyRecovery é uma plataforma abrangente de recuperação de dados com recursos impressionantes. Tem a opção de poder parar o processo de recuperação. Além disso possui uma versão gratuita que pode utilizar para recuperar alguns ficheiros perdidos.

Por isso, se está à procura de um serviço de recuperação de ficheiros que funcione em computadores com Windows e Mac, vale a pena testar o OnTrack EasyRecovery. É apresentado como um software de recuperação de dados “abrangente” e “faça você mesmo”. Oferece ferramentas para recuperar rapidamente dados de uma variedade de dispositivos. Desde discos rígidos até SSDs (locais ou externos), pen drives, CDs e DVDs e volumes RAID.

Com este programa, consegue recuperar tanto ficheiros eliminados intencionalmente como acidentalmente. Ou então pode recuperar ficheiros corrompidos por exemplo se o seu computador tiver sido alvo de um vírus ou de um ataque cibernético. Tem um recurso de verificação mais profunda para poder lidar com aqueles ficheiros mais teimosos.

Outro recurso interessante é que o EasyRecovery pode localizar e reconstruir volumes corrompidos, danificados ou excluídos em unidades no formato HFS, HFS +, FAT, NTFS ou ExFAT. Além disso, se tentar recuperar vários ficheiros ao mesmo tempo e depois descobrir que o processo está a demorar muito, pode suspender a recuperação e continuar quando lhe der mais jeito.

O programa tem uma versão gratuita, a versão Home Edition que é vendida por cerca de 70€ e o versão Professional que custa cerca de 140€. Tudo licenças com uma validade de um ano.

 

Pode descarregar o OnTrack EasyRecovery aqui

 


3 – EaseUS Data Recovery Wizard

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

EaseUS Data Recovery Wizard é uma solução de recuperação altamente organizada. É uma poderosa ferramenta de procura de ficheiros perdidos com uma versão gratuita apenas para Windows.

EaseUS Data Recovery Wizard permite recuperar ficheiros perdidos, eliminados e corrompidos com bastante rapidez e facilidade. Podemos considerá-la como uma ferramenta de recuperação de dados eficaz e “não destrutiva”. É capaz de tarefas de recuperação de dados e de partições de discos rígidos.

O programa tem um processo de recuperação de dados composto por três etapas. Quanto aos seus recursos, pode procurar por tipos de ficheiros específicos para poupar tempo. Além disso, também pode parar e reiniciar o processo de digitalização. Depois da digitalização dos dados, pode classificar os resultados por nome, tipo e data do ficheiro. Pode visualizar os ficheiros recuperados de forma a descobrir mais detalhes sobre eles. É uma funcionalidade muito útil para perceber qual o potencial da recuperação dos ficheiros encontrados.

De facto, não existem nenhum equipamento do qual este excelente programa não possa recuperar dados. No entanto, tem uma limitação que é não conseguir digitalizar um disco rígido completo. Apenas consegue tratar uma partição de cada vez.

Sim, isso pode não ser relevante para a maioria das pessoas, que utilizam a ferramenta apenas uma vez para um único equipamento. No entanto torna-se irritante para os profissionais que têm de perder mais tempo quando o dispositivo de dados tem mais que uma partição. De qualquer maneira não deixa de ser um software muito eficiente, rápido e completo. Além disso é relativamente mais barato que a maioria das soluções mais completas.

O software está apenas disponível para Windows e é compatível com a versão XP, Vista, 7, 8 e 10 a um preço de cerca de 70€. No entanto, existe uma versão gratuita, que pode experimentar antes de gastar o seu dinheiro.

 

Pode fazer o download do EaseUS Data Recovery Wizard aqui

 


4 – CleverFiles Disk Drill

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

CleverFiles desenvolveu um software de recuperação capaz de nos devolver uma vasta gama de ficheiros. Ou seja, é capaz de recuperar rapidamente de de forma muito intuitiva mais de 200 tipos de ficheiros. É compatível com sistemas Windows, iOS e Android.

É sobretudo uma ferramenta abrangente de recuperação de dados que pode utilizar com vários sistemas e tecnologias atuais. O Disk Drill permite de uma forma rápida, recuperar documentos comerciais importantes, músicas, fotos e vídeos. Além disso, também pode pesquisar por ficheiros e analisar as partições que desapareceram dos seus discos.

O software pode recuperar e reconstruir mais de 200 tipos de ficheiros utilizando vários métodos de recuperação. Demora apenas alguns minutos para conseguir ligar um dispositivo de armazenamento e recuperar os dados perdidos. Esta ferramenta também é compatível com dispositivos iOS e Android. Assim, já pode recuperar facilmente os ficheiros dos seus smartphones e tablets.

De fato, o Disk Drill consegue digitalizar e recuperar dados em quase todos os dispositivos que utilizamos atualmente. Pode utilizá-lo em discos rígidos externos, cartões de dados, Pens, iPhones, iPads, iPods, smartphones e tablets Android. A versão profissional custa cerca de 100€ e pode ser instalada em três equipamentos. De qualquer maneira pode sempre instalar antes a versão gratuita para poder testar a ferramenta antes de a comprar.

Em termos de preço, o Disk Drill é de facto a primeira opção da nossa lista. No entanto, por menos dinheiro vai ter menos recursos. Isso torna-o adequado a pessoas com necessidades básicas de recuperação de dados. Ou seja, não é recomendado por exemplo para profissionais experientes.

Sim, o Cleverfiles também é uma ótima opção se estiver a recuperar dados de um telefone avariado ou de um Mac. De fato, é um dos melhores sistemas quando se trata do sistema operativo da Apple.

 

Pode fazer o download do CleverFiles Disk Drill aqui

 


5 – Active File Recovery

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

Active File Recovery é uma solução muito económica que pode utilizar quando já não sabe mais o que fazer para recuperar os seus dados. Isto porque tem um preço muito acessível e recursos de recuperação muito sólidos. Infelizmente só está disponível para equipamentos com o sistema operativo Windows.

Por apenas cerca de 30€, o Active File Recovery é uma das ferramentas mais acessíveis de recuperação de dados disponíveis no mercado. Embora não seja caro, o preço deste software não compromete em nada os seus recursos. Ele é capaz de recuperar tanto ficheiros eliminados como perdidos. Consegue tratar discos danificados ou formatados, mesmo que o seu computador já não consiga arrancar.

Assim, se apagou sem querer ficheiros importantes e depois por azar esvaziou a reciclagem, pode utilizar este software para os conseguir recuperar. Com o Active File Recovery também pode restaurar e reparar ficheiros danificados por ataques cibernéticos, malware e falhas eléctricas.

Também pode recuperar dados de uma Pendrive ou de uma partição ou volume de disco danificado ou apagado. Também é possível recuperar ficheiros e dados de cartões de memória e câmaras digitais.

O software funciona no Windows XP, Vista, 7, 8 e 10 e também nas versões para servidores como o Windows Server 2003, 2008, 2012, 2016.

 

Pode descarregar o Active File Recovery aqui

 


6 – Stellar Data Recovery

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

O Stellar Data Recovery é outro sistema de recuperação que pode ajudar a recuperar dados eliminados e partições perdidas. Consegue recuperar ficheiros perdidos de um disco rígido corrompido ou avariado. Ou então, ficheiros que perdeu por causa de um ataque de malware. Além de recuperar todos os tipos de ficheiros mais comuns em discos rígidos, também consegue recuperar dados em Pendrives, CD’s e cartões SD.

A única desvantagem que encontramos é que não suporta servidores e sistemas RAID. Para estes sistemas mais comerciais, recomendamos que utilize a solução Recuva Pro da Piriform. Outro ponto negativo é que o Stellar é uma opção bastante cara, portanto, se tiver um orçamento limitado, deve escolher outra solução.

O Stellar vem com uma interface amigável, pesquisas rápidas e completas e uma ampla variedade de opções. Se optar por esta solução não se vai arrepender embora haja alguns comentários quanto aos resultados.

A marca Stellar destacou-se por desenvolver bom software de TI. Isto porque tem uma ampla gama de ferramentas muito úteis para tratar informação digital. São sobretudo concebidas para ajudar os utilizadores a sair de situações difíceis. A solução Data Recovery Professional é uma dessas ferramentas e funciona nos sistemas operativos Mac e Windows.

O Stellar Data Recovery pode ser utilizado para ressuscitar ficheiros que inadvertidamente tenha eliminado. Ou então para recuperar ficheiros que tenham sido apagados por alguma aplicação, sistema operativo ou vírus. Também pode ser utilizado para recuperar dados de discos rígidos com erros ou corrompidos ou então partições que tenham sido apagadas.

Algumas das vantagens são a sua capacidade de recuperar dados de discos rígidos externos, Pendrives e CDs ou DVDs danificados. A ferramenta também tem um sistema de clonagem. De facto, é uma ferramenta muito útil para copiar todo o sistema de ficheiros de um disco com problemas para outro.

Além disso, o Stellar funciona de maneira eficiente e possui um dos assistentes mais ricos em recursos. Possui opções para pesquisar por tipo de ficheiro e pastas específicas. Aliás, até consegue visualizar alguns ficheiros mesmo enquanto a análise ainda está em execução.

A versão Premium com funcionalidades para reparar ficheiros multimédia custa cerca de 100€.

 

Pode descarregar o Stellar Data Recovery aqui

 


7 – Prosoft Engineering Data Rescue

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

O Prosoft Engineering Data Rescue também é uma boa solução para conseguir recuperar de dados. Sobretudo por causa da sua facilidade de utilização e do seu eficaz sistema de recuperação. No entanto, tem poucos recursos se a compararmos com as soluções concorrentes. Apesar disso, merece uma posição confortável no nosso ranking.

Nada pode estragar mais o nosso dia que a perda dos nossos dados. Seja uma foto de férias, uma lista de e-mails de clientes ou qualquer outro tipo de informação valiosa. Assim, um bom software de recuperação de dados, pode ser a sua única salvação. Pode optar por esta ferramenta bastante elogiada que se chama Prosoft Engineering Data Rescue.

Apesar de algumas deficiências marginais, não há dúvida que o Data Rescue se destaca como uma das principais ferramentas disponíveis. Tanto para consumidores comuns como para profissionais de TI como os do Informatico.pt. É um sistema que o irá ajudar a sair de uma variedade de situações complicadas relacionadas com perda de dados. Ou seja, consegue resolver problemas como, discos rígidos com falhas, vírus, partições corrompidas e ficheiros eliminados acidentalmente.

A Prosoft Engineering adotou uma abordagem diferente dos outros serviços desta lista, concentrando-se mais num conjunto menor de recursos. Ou seja, tenta tirar o máximo partido possível das opções que tem disponíveis. De facto é uma abordagem que funciona bem para alguns, mas não tão bem para outros.

Mas também tem um lado negativo que é o preço acima da média do mercado. Ou seja, precisa de subscrever um plano mais completo para conseguir utilizar os melhores recursos. Torna a solução inviável para os utilizadores mais domésticos.

A versão Standard com as funcionalidades mais comuns custa cerca de 100€.

 

Pode descarregar o Prosoft Engineering Data Rescue aqui

 


8 – Wondershare Recoverit

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

É atualmente uma das soluções de recuperação de dados mais populares do mercado. O Wondershare Data Recovery é uma opção económica que oferece uma experiência amigável. De facto, não é uma solução tão poderosa como algumas que existem no mercado. No entanto, nenhuma solução é mais barata que o Wondershare.

O Wondershare Data Recovery foi considerado como sendo uma das ferramentas mais populares para a recuperação de dados. Deve-se sobretudo aos seus preços económicos e aos seu assistente muito amigável.

Dr facto, as soluções de recuperação de dados normalmente são utilizadas para recuperar ficheiros que acidentalmente foram eliminados. No entanto com esta ferramenta também consegue recuperar partições corrompidas, eliminadas ou formatadas. Ou então recuperar dados de discos rígidos com falhas.

Ficará impressionado com o que o Wondershare Data Recovery consegue fazer pelo preço que custa. Em certos aspectos pode ser comparado com ferramentas mais caras. No entanto, em termos de recursos e velocidade, não é a ferramenta ideal para os profissionais de TI ou técnicos mais exigente. Mas, para um utilizador mais leigo que está em dificuldades, esta ferramenta é a solução ideal.

As verificações rápidas são mesmo muito rápidas e também bastante eficientes. No entanto, as verificações profundas, são ridiculamente lentas, tornando-a uma solução má se estiver preocupado com problemas subjacentes. Mas não deixa de ser uma boa solução para um utilizador doméstico que precisa de recuperação os seus dados.

A versão Standard com as funcionalidades mais comuns custa cerca de 70€.

 

Pode descarregar o Wondershare Data Recovery aqui

 


9 – GetData Recover My Files

 

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

Este é mais um serviço sólido de recuperação de dados. No entanto, decepciona um pouco quando se trata de velocidade. De facto, o GetData Recover My Files é muito bom mas, não serve para recuperar partições eliminadas.

É uma ferramenta útil para quem tenha eliminado um ficheiro acidentalmente ou então esteja com problemas como uma partição corrompida ou formatada. Sim, é uma ferramenta de recuperação de dados que o pode ajudar especialmente quando não tem nenhuma cópia de segurança dos dados que perdeu.

A GetData desenvolveu uma gama de ferramentas concebidas para utilizadores com sérias necessidades de recuperação de dados. Sejam eles consumidores, empresários ou profissionais de TI. Criaram um software com alguns recursos úteis e diversas opções de personalização.

Esta ferramenta normalmente faz bem o seu trabalho. No entanto, peca pela falta de capacidade em recuperar dados de partições eliminadas. Além disso, o Recover My Files é mais lento que as outras soluções deste artigo. infelizmente não é capaz de detectar partições perdidas. Além disso, não consegue criar discos de arranque para reparar os computadores que não lig

A versão Standard com as funcionalidades mais comuns custa cerca de 70€.

 

Pode descarregar o GetData Recover My Files aqui.

 


10 – Hasleo Data Recovery

software recuperação dados ficheiros partições perdidos eliminados

O Hasleo Data Recovery é um software de recuperação de dados poderoso e confiável para resolver seus problemas de perda de dados, excluindo alguns arquivos por acidente, formatando uma unidade ou encontrando uma falha no sistema e perdendo alguns arquivos. Com apenas três etapas, você pode recuperar todos os seus arquivos perdidos do disco rígido do PC / laptop, disco rígido externo, unidade flash USB, cartão SD, câmera digital, telefone celular, MP3 / MP4 player e outras mídias de armazenamento. Além disso, você pode recuperar todos os seus arquivos perdidos da unidade criptografada do Windows BitLocker com a edição Ultimate / Technician.

Muitas razões podem fazer com que perca seus dados importantes. O Hasleo Data Recovery pode ajudá-lo a recuperar dados devido a exclusão acidental, formatação, inacessibilidade ou unidade bruta, operação inadequada, falha de software, ataque de vírus, desligamento inadequado do sistema, falhas de energia e outros motivos desconhecidos.

O Hasleo Data Recovery permite não apenas recuperar dados perdidos do disco rígido de PC e laptop, mas também recuperar dados perdidos de dispositivos de armazenamento removíveis externos, como disco rígido externo, unidade flash USB, cartão de memória SD, dispositivo digital, telefone celular ou outra mídia de armazenamento.

O Hasleo Data Recovery suporta todos os principais tipos de arquivos, incluindo fotos, emails, vídeos, documentos, áudio, arquivos, desenhos de engenharia e muito mais.

A versão Profissional com bastantes funcionalidades custa cerca de 70€.

 

Pode descarregar o Hasleo Data Recovery aqui.

 

 


11 – Tenorshare UltData

Tenorshare UltData - Windows 7.1 Review & Free ...

O Tenorshare UltData – Windows Data Recovery é uma ferramenta completa de recuperação de dados. De facto por utiliza-la para recuperar vários tipos de ficheiros, incluindo fotografias, vídeos, áudio, base de dados, emails, documentos e muito mais. O Tenorshare Any Data Recovery Pro é uma solução segura e eficaz para recuperar ficheiros perdidos. Consegue recuperar não só dados de discos rígido de computador, como cartões, pens USB, camaras, telemóveis, MP3 e MP4 e algumas consolas.

Este software de recuperação de dados tem um processo muito simples de utilizar baseado em 3 etapas Digitalizar > Visualizar > Recuperar. Recupera ficheiros que tenha apagado acidentalmente quer tenha pressionado “Shift + Delete” ou esvaziado a Reciclagem. Recupera dados de uma partição formatada ou de um dispositivo de armazenamento, como uma Pen USB ou um cartão de dados SD. Restaura a tabela de partições e recupera ficheiros perdidos de partições corrompidas, redimensionadas, apagadas ou danificadas.

O Tenorshare UltData – O Windows Data Recovery adicionou muitos recursos para melhorar a velocidade e a taxa de recuperação. Consegue definir os tipos de ficheiros que pretende recuperar antes de obter os resultados da pesquisa. Pode filtrar a sua pesquisa por nome do ficheiro, tipo de ficheiro e a data. Consegue encontrar ficheiros rapidamente e assim poupar tempo. Além disso pode visualizar os ficheiros para verificar os seus detalhes e sua qualidade antes de decidir se os quer ou não recuperar.

A versão Profissional com bastantes funcionalidades custa cerca de 150€.

 

Pode descarregar o Tenorshare UltData aqui.

 

 

 


Outros programas de recuperação de dados

 

Existem vários programas confiáveis ​​que pode tentar utilizar para recuperar os seus ficheiros em caso de perda ou eliminação. Neste artigo já mostramos o que há de melhor em termos de software de recuperação de ficheiros. No entanto, aqui ficam mais algumas opções a serem consideradas na recuperação de dados. Aliás, algumas destas soluções são gratuitas, por isso, não perde nada em tentar utilizar.

 

Data Rescue 5 é uma solução que oferece uma avaliação gratuita para que possa testar e ver se realmente consegue recuperar os seus ficheiros e pastas, antes de comprar a versão completa. A opção mais básica custa cerca de 100€. Pode utilizá-la em até 5 discos rígidos e executar quantas tentativas e processos de recuperação entender. O software pode recuperar praticamente qualquer tipo de ficheiro. Além disso, é uma solução que tanto está disponível para Windows como para Mac.

 

Wise Data Recovery é mais uma ferramenta gratuita de recuperação de dados para Windows. Além de outros formatos de ficheiro, consegue recuperar fotografias, músicas, vídeos e e-mails. O software possui uma pesquisa rápida e mostra a probabilidade de recuperação de cada ficheiro que encontrar. Se estiver com problemas a utilizar o seu disco rígido, pode fazer o download do software para uma pendrive e executar o programa de recuperação a partir daí.

 

PC Inspector File Recovery é gratuito e funciona em discos rígidos com os sistemas de ficheiros FAT 12/16/32 e NTFS. São os sistemas mais comuns nos computadores com Windows. Além de encontrar ficheiros perdidos ou apagados, também pode identificar e recuperar partições perdidas, mesmo que o setor tenha sido apagado. De facto, consegue recuperar uma grande variedade de ficheiros. Desde formatos de documentos do office, imagens e outros tipos de ficheiros como zips e PDFs.

 

TestDisk e PhotoRec são um pacote gratuito de utilitários. O TestDisk pode funcionar com a maioria dos sistemas de ficheiros de discos rígidos. Ou seja, pode utilizá-lo em discos com o Windows, mas também com o Linux, para conseguir recuperar partições perdidas. PhotoRec é um software de recuperação, concebido especificamente para recuperar ficheiros e imagens que foram apagados ou perdidos. Ambas as plataformas de software são gratuitas que pode descarregar e utilizar livremente.

 

Remo Recover é uma solução de recuperação de dados que não nos seduz. Isto porque, tem uma interface pouco apelativa e alguns utilitários com bugs. No entanto, o preço é bom e, por isso fomos obrigados a incluir esta solução na nossa lista. O seu conjunto de recursos não se compara com as principais soluções neste artigo sobre o melhor software de recuperação de dados. Mas maiores problemas desta solução têm a ver com o seu design desleixado e propenso a falhas. Isto quando tentamos executar análises completas a discos ou partições que tenham sido eliminadas.

 


Perguntas frequentes sobre recuperação de dados

 

Os programas de recuperação de dados podem tornar-se muito técnicos e complicados para o utilizador comum que fica com dúvidas. Por isso, reunimos a seguir algumas perguntas que os nossos clientes costumam fazer e as nossas respostas.

 

Quanto custa a recuperação de dados?

Como em tudo, se precisa de qualidade no serviço, tem de pagar mais. No entanto, para recuperar os seus dados, não vai ter de fazer uma segunda hipoteca à sua casa. Depende sobretudo do que precisa de recuperar. Pode pagar apenas 50€ para lhe tentarem encontrar alguns ficheiros perdidos. Ou então pagar 500€ se recorrer a profissionais que lhe vão conseguir recuperar a maioria da informação que perdeu.

 

Como posso recuperar meus dados de graça?

Atualmente existem no mercado muitas opções gratuitas de programas de recuperação de dados. Ou seja, pode optar por não pagar por um serviço profissional como o que realizamos no Informatico.pt. Para isso basta utilizar a lista de ferramentas gratuitas que descrevemos neste artigo. Mas deve estar consciente que a utilização desse tipo de ferramentas pode sair-lhe mais caro. Ou então, na melhor das hipóteses não conseguirá os resultados que precisa.

 

Como é feita a recuperação de dados?

Sim, é um processo muito lento e por vezes doloroso. Embora a tecnologia por trás da recuperação de dados seja mais complexa o processo em si até é simples. O software de recuperação de dados basicamente procura no seu disco rígido por vestigios de dados que depois tenta reconstruir. Como pode imaginar, este processo não é infalível, e é por isso que o recomendamos apenas como último recurso.

 

Até que ponto a recuperação de dados pode ir?

Tecnicamente, todos os dados que já estiveram num dispositivo de armazenamento permanecem no mesmo. Portanto, em teoria, todos os dados perdidos podem ser recuperados novamente. No entanto, na prática, a recuperação de todos os ficheiros está além da capacidade da maioria dos programas de recuperação de dados. Portanto, é melhor esperar sempre pelo pior antes de começar a criar expectativas que depois não se concretizam.

 

O que utilizar para recuperar dados do WhatsApp?

Perder as nossas mensagens do WhatsApp pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Sobretudo porque não é uma coisas muito comum. A primeira coisa que recomendamos é que faça sempre uma cópia de segurança das suas mensagens do WhatsApp. Assim evita a necessidade de ter de utilizar serviços de recuperação de dados. Mas se os tiver mesmo de utilizar, o que nos parece que funciona melhor nos telemóveis, são os da Stellar e da Wondershare.

 

Posso confiar nos serviços de recuperação de dados?

Se formos completamente honestos não deve confiar muito nos serviços de recuperação de dados. Utilizar este tipo de programas deve ser sempre o último recurso. Isto porque nunca nos conseguem garantir que vão conseguir recuperar a 100% a nossa informação. Há muita coisa que pode correr mal… Por isso, se perdeu alguma coisa particularmente importante, faça uma reza ao seu Santo mais querido. Antes de iniciar o programa de recuperação de dados porque vai precisar de toda a ajuda possível.

 

Quanto tempo demora a recuperação dos dados?

O tempo do processo de recuperação dos dados vai depender exclusivamente do tipo de falha do dispositivo. Há alguns fatores que pode influenciar o tempo da recuperação de dados. Por exemplo se for necessário substituir algum componente. Ou então quando é necessário fazer um clone do disco e isolar alguns setores ou componentes defeituosos. Tudo isso pode determinar o tempo para recuperação dos dados. Em média, as recuperações podem ficar prontas entre dois a quinze dias após a aprovação do serviço.

 


Conclusões finais

 

Esperamos sempre que consiga encontrar e recuperar os dados que tanto precisa. Tentamos com este artigo ajudá-lo com dicas úteis sobre a utilização de programas de recuperação de dados. Infelizmente o processo de recuperação de dados não é totalmente confiável. Ou seja, pode conseguir ou não reaver a sua informação tão preciosa. Por isso, ao escolher uma boa solução minimiza bastante o risco da perda definitiva dos seus dados.

Se assim o entender, no informatico.pt temos técnicos especialistas que o ajudarão no processo de recuperação dos seus dados. Peça-nos uma proposta e responderemos em pouco tempo.

Obrigado pela leitura.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.