84% dos profissionais de IT não têm um plano de recuperação de dados

A CESCE SI divulgou as conclusões que a Vision Solutions, fornecedor de soluções de modernização das TI e seu parceiro em Portugal, publicou no seu relatório “State of Resilience de 2017”, obtidas através de estudos ao nível global por profissionais das TI.

Falhas de energia importantes, o crescimento explosivo dos dados e as novas tecnologias estão entre os desafios e oportunidades nas TI analisados no relatório. Entre outras conclusões, destacam-se algumas tendências alarmantes: 84% dos profissionais não tinham um plano de recuperação, ou estavam menos de 100% confiantes de que o seu plano de recuperação era completo, testado, e capaz de cumprir os objetivos de tempo de recuperação e do ponto de recuperação. Por outro lado, a incidência de falhas em migrações subiu de 36% em 2014 para 44% em 2015 e 51% em 2016 – um aumento de 42%.

Mais: 70% dos profissionais das TI com bases de dados múltiplas tinham dados redundantes armazenados nelas, mas um quarto deles não tinham processos de sincronização dos dados.

O reltório denota ainda que os profissionais das TI não têm um consenso sobre quem é responsável por proteger os dados e aplicações numa cloud pública: 43% pensam que são os fornecedores do sistema de cloud, enquanto que 39% pensam que a responsabilidade é dos departamentos de TI internos.

“Importantes falhas de energia recentes ilustram a forma como vulnerabilidades relevantes nas TI podem afetar as empresas rapidamente. Assegurar as operações diariamente, evitar disrupções, limitações orçamentais, e grandes aumentos de contratações, tudo isto representa desafios e os departamentos de TI têm de fazer um planeamento para três a cinco anos”, diz Edward Vesely, EVP e CMO da Vision Solutions.

“Este relatório é bastante importante, uma vez que destaca tendências, oportunidades e desafios, tanto para as TI como para os líderes das empresas, dado que se baseia em conclusões obtidas em inquéritos reais. Nós, na CESCE SI, temos a mesma noção que estas preocupações são cada vez mais emergentes e recorrentes ao nível das TI, nos dias que correm”, afirma Pedro Vieira, Diretor de desenvolvimento de negócio da CESCE SI.

Fonte: ITinsight

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 thoughts on “84% dos profissionais de IT não têm um plano de recuperação de dados”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.