Procurar o espaço perdido…

SpaceSniffer é uma ferramenta para a “medição” de espaço ocupado por ficheiros e pastas em seu sistema, além de dar uma idéia de como ambos estão estruturados no seu computador.

Com ele será possível procurar os discos rígidos e as partições, discos amovíveis (pen drives, MP3 players, etc.), CDs e DVDs e também outros drives ligados ao seu computador através de uma rede. Ou seja, nada escapará à análise do SpaceSniffer.

Identificando

Diferente de outros programas do gênero, como por exemplo o WinDirStat, que exibe uma grande variedade de cores diferentes uma para cada tipo de ficheiro encontrado (JPG, MP3, EXE, etc.), no SpaceSniffer são exibidas cores diferentes apenas para pastas e ficheiros.

O disco é exibido de uma cor, num quadrilátero grande de cor alaranjada e dentro dele estão os seus subdiretórios, exibidos com uma cor marrom. Os subdiretórios dos primeiros subdiretórios serão exibidos sempre em um tom mais escuro, o que facilita a visualização geral. Os ficheiros são exibidos em cor azul.

Acedendo as pastas

Para acessar as pastas, basta clicar duas vezes sobre ela. Clicando uma única vez, você verá todo o seu conteúdo sem precisar acessá-la. A diferença é que quando acessada, uma única pasta toma todo o espaço da janela do programa para exibir seus subdiretórios e ficheiros.

Verifique o quanto pastas e ficheiros ocupam em seu PC

Sempre que aceda a um directório é possível retornar a um nível anterior clicando duas vezes sobre a primeira linha do topo da janela, correspondente ao retângulo da pasta que está a visualizar.

Alterando configurações

É possível definir algumas alterações no SpaceSniffer, de modo a deixá-lo mais funcional. Siga o caminho Edit > Configure e uma nova janela surgirá em sua tela. Lá você poderá realizar mudanças quanto à geometria (“Geometry”), efeitos (“Effects”), comportamento (“Behaviour”) e cores (“cores”).

É possível definir o tamanho mínimo e a proporção dos elementos exibidos, efeitos como aproximação e tempo de atualização, ativar o modo de escaneamento alternado, escolher cores diferentes para os elementos exibidos (discos, pastas, ficheiros, espaço disponível e espaço desconhecido) e também níveis de contraste das bordas e dos diferentes níveis de diretórios e subdiretórios.

Detalhes, espaço livre e desconhecido

Na barra de ferramentas você encontrará diversos botões, mas alguns deles têm funções especiais. O primeiro botão, cujo ícone é uma tela em branco com um ponto alaranjado, serve para que você escolha um novo drive para análise. Mais adiante na barra você encontrará os seguintes botões:

Botões importantes

1 – Reduzir o nível de detalhamento dos elementos exibidos.
2 – Aumentar o nível de detalhamento dos elementos exibidos.
3 – Exibir o espaço disponível no disco.
4 – Exibir o espaço desconhecido no disco (normalmente este espaço é ocupado por ficheiros do sistema).

Experimente-o:  Space Sniffer.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.