Primeiro Exercício Nacional de Cibersegurança

A primeira edição do ExNCS, que procura testar e avaliar os métodos e procedimentos de cibersegurança nos setores público e privado, está agendado para 9 e 10 de Maio.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a organizar a primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS), um exercício que tem por objetivo testar e avaliar os métodos e procedimentos na área de cibersegurança, em entidades dos setores público e privado.

Nos dias 9 e 10 de Maio, ao menos 35 entidades, na a sua maioria públicas, mas também privadas, irão participar neste exercício, incluindo autoridades reguladoras e operadores de comunicações e infra-estruturas críticas.

A organização desta iniciativa insere-se na missão do CNCS, definida na Estratégia Nacional de Proteção do Ciberespaço, que passa por “organizar e fazer exercícios nacionais de gestão de crises no ciberespaço”, refere comunicado de comunicação social.

“O objetivo passa por avaliar o grau de preparação e a maturidade das várias entidades para lidarem com incidentes de grande dimensão. Este envolvimento resultará na criação das sinergias necessárias com outros exercícios neste âmbito, organizados e conduzidos a nível nacional” explica o CNCS em comunicado.

O exercício da próxima semana traduz-se na simulação dum cenário de ciber-ataques, efetuados por hacktivistas, que têm como finalidade querer dizer a a sua oposição pública a uma iniciativa política de cariz humanitário.

O exercício da próxima semana traduz-se na simulação dum cenário de ciber-ataques, efetuados por hacktivistas, que têm como finalidade querer dizer a a sua oposição pública a uma iniciativa política de cariz humanitário. Os diferentes tipos de ciber-ataques efetuados visam causar disrupção no fornecimento de serviços em diversos setores indispensáveis nas diferentes entidades públicas e privadas relacionadas.

Durante os dois dias serão criados eventos, tipificados em incidentes, onde será possível validar os procedimentos dos media em contexto de simulação, sendo que para o efeito, contamos com a presença da Agência Lusa. Será prestado também apoio jurídico, com recurso ao utilização da terminologia da Diretiva SRI (Diretiva da Proteção das Redes e dos Sistemas de Informação), proposta de lei ultimamente aprovada pelo Governo .

Não é a primeira vez que o CNCS participa em simulacros como este. Ao longos dos últimos três anos, o CNCS participou no Cyber Europe 2016, no NATO Cyber Defence Exercise Cyber Coalition Cyber, no Cyber Perseu 2017 e no Cyber SOPEx 2018, iniciativas que têm como premissa avaliar a capacidade de resposta de treino especialista em ciberdefesa e cibersegurança.

Entidades que aderiram ao exercício

Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA);

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);

Agência para a Modernização Administrativa (AMA);

ANA – Aeroportos de Portugal;

Associação DNS.pt;

Associação Empresarial para a Inovação (Cotec);

Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT);

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed);

Barraqueiro Transportes;

Caixa Geral de Depósitos (CGD);

Câmara Municipal da Amadora;

Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (Ceger);

Cisco;

Claranet;

Comissão do Mercado dos Valores Imobiliários (CMVM);

EDP Distribuição;

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE);

Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA);

Governo Regional da Madeira;

Guarda Nacional Republicana (GNR);

Instituto de Informática da Proteção Social (II, I.P.);

Instituto Nacional de Estatística (INE);

Instituto Superior de Ciências da Educação (ISEC);

Ministério da Presidência e Modernização Administrativa (MPMA);

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE);

Polícia Judiciária (PJ);

Rede Eléctrica Nacional (REN);

Rede Nacional de CSIRT;

Santander Totta;

Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SG MAI);

Sonae;

Transportes Aéreos de Portugal (TAP);

Turismo de Portugal.

Fonte: Computerworld.com.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.