Primeiro Exercício Nacional de Cibersegurança

Primeiro Exercício Nacional de Cibersegurança 1A primeira edição do ExNCS, que procura testar e avaliar os métodos e procedimentos de cibersegurança nos setores público e privado, está agendado para 9 e 10 de Maio.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a organizar a primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS), um exercício que tem por objetivo testar e avaliar os métodos e procedimentos na área de cibersegurança, em entidades dos setores público e privado.

Nos dias 9 e 10 de Maio, ao menos 35 entidades, na a sua maioria públicas, mas também privadas, irão participar neste exercício, incluindo autoridades reguladoras e operadores de comunicações e infra-estruturas críticas.

A organização desta iniciativa insere-se na missão do CNCS, definida na Estratégia Nacional de Proteção do Ciberespaço, que passa por “organizar e fazer exercícios nacionais de gestão de crises no ciberespaço”, refere comunicado de comunicação social.

“O objetivo passa por avaliar o grau de preparação e a maturidade das várias entidades para lidarem com incidentes de grande dimensão. Este envolvimento resultará na criação das sinergias necessárias com outros exercícios neste âmbito, organizados e conduzidos a nível nacional” explica o CNCS em comunicado.

O exercício da próxima semana traduz-se na simulação dum cenário de ciber-ataques, efetuados por hacktivistas, que têm como finalidade querer dizer a a sua oposição pública a uma iniciativa política de cariz humanitário.

O exercício da próxima semana traduz-se na simulação dum cenário de ciber-ataques, efetuados por hacktivistas, que têm como finalidade querer dizer a a sua oposição pública a uma iniciativa política de cariz humanitário. Os diferentes tipos de ciber-ataques efetuados visam causar disrupção no fornecimento de serviços em diversos setores indispensáveis nas diferentes entidades públicas e privadas relacionadas.

Durante os dois dias serão criados eventos, tipificados em incidentes, onde será possível validar os procedimentos dos media em contexto de simulação, sendo que para o efeito, contamos com a presença da Agência Lusa. Será prestado também apoio jurídico, com recurso ao utilização da terminologia da Diretiva SRI (Diretiva da Proteção das Redes e dos Sistemas de Informação), proposta de lei ultimamente aprovada pelo Governo .

Não é a primeira vez que o CNCS participa em simulacros como este. Ao longos dos últimos três anos, o CNCS participou no Cyber Europe 2016, no NATO Cyber Defence Exercise Cyber Coalition Cyber, no Cyber Perseu 2017 e no Cyber SOPEx 2018, iniciativas que têm como premissa avaliar a capacidade de resposta de treino especialista em ciberdefesa e cibersegurança.

Entidades que aderiram ao exercício

Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA);

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);

Agência para a Modernização Administrativa (AMA);

ANA – Aeroportos de Portugal;

Associação DNS.pt;

Associação Empresarial para a Inovação (Cotec);

Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT);

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed);

Barraqueiro Transportes;

Caixa Geral de Depósitos (CGD);

Câmara Municipal da Amadora;

Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (Ceger);

Cisco;

Claranet;

Comissão do Mercado dos Valores Imobiliários (CMVM);

EDP Distribuição;

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE);

Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA);

Governo Regional da Madeira;

Guarda Nacional Republicana (GNR);

Instituto de Informática da Proteção Social (II, I.P.);

Instituto Nacional de Estatística (INE);

Instituto Superior de Ciências da Educação (ISEC);

Ministério da Presidência e Modernização Administrativa (MPMA);

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE);

Polícia Judiciária (PJ);

Rede Eléctrica Nacional (REN);

Rede Nacional de CSIRT;

Santander Totta;

Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (SG MAI);

Sonae;

Transportes Aéreos de Portugal (TAP);

Turismo de Portugal.

Fonte: Computerworld.com.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.