Portugueses preferem gastar em Telemóveis e Viagens

Uma análise recente do Observador Cetelem revela que o Lazer/Viagens (26%) e os Telemóveis (15%) continuam a liderar as tendências de consumo dos portugueses para os próximos meses.

Os portugueses, mesmo em tempo de crise,  preferem gastar o seu dinheiro em telemóveis e viagens.

No terceiro lugar deste ranking encontra-se a aquisição de Equipamento Desportivo (11%), posição até aqui era ocupada pelos Eletrodomésticos (10%), que estão agora em 4.º lugar.

uploads/topo.jpg”>

Mesmo com os cortes de subsídios de férias no sector público e a diminuição do poder de compra para a generalidade dos consumidores, o Lazer/Viagens mantêm-se como uma prioridade nas intenções de compra dos portugueses.

Penso que continua existir no povo português uma falta de formação relativamente ás prioridades e aos bons hábitos de consumo. O verbo gastar está gasto de tanto ser usado.

Aliás, esta tendência é ainda mais acentuada do que em 2011 (26%, + 4 p.p. que no ano transato).

Já os telemóveis continuam no segundo lugar, mas a percentagem de consumidores que pretendem comprar um equipamento destes nos próximos tempos diminuiu (15%, – 1 p.p. que em 2011).

Na categoria dos eletrodomésticos também se verifica uma descida significa – passaram para o quarto lugar da tabela (10%, – 3 p.p. que em 2011).

A maior subida verificou-se no Equipamento Desportivo (11%, + 3 p.p. que em 2011), passou do sexto lugar do ranking para o terceiro, superior à Eletrónica de Consumo, Bricolagem / Jardinagem e Eletrodomésticos.

Entre as intenções de compra futuras menos prováveis encontramos as Motos / Scooters (2%), os Bens Imobiliários (2%) e os Automóveis (3%), por serem produtos que requerem um grande investimento. Tendência idêntica ao ano de 2011.

 

Portugueses preferem gastar em Telemóveis e Viagens

 

(Dados técnicos do Estudo)

Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho.

O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

 

Alguns provérbios sobre a palavra gastar:

“Quem gasta menos do que tem, é prudente; quem gasta mais do que tem, mostra que siso não tem”
“Quem gasta sem discorrer, não se lembra que há-de morrer e que herdeiros há-de ter”
“Quem gasta sem fazer contas, arruína-se sem dar por isso”
“Quem muito gasta e pouco tem, a pedir vem”
“A poupar se gasta e, a gastar se poupa”
“O bem ganhar faz o bem gastar”
“Cuida em ganhar, que tempo tens para o gastar”
“Nunca bom ganhador é pródigo gastador”
“Gastar e ter não pode ser”

 

Resumindo:

 

Temos de pensar menos em gastar mais e pensar mais em poupar mais…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.