Portugal é o 3º pais do mundo com a internet mais rápida

Portugal é o terceiro país do mundo com melhores velocidades de acesso à Internet de banda larga fixa, sustenta o mais recente relatório da União Internacional das Telecomunicações (ITU) sobre a banda larga.

No ranking dos países que oferecem os serviços de banda larga fixa mais rápida, Portugal aparece logo depois da Coreia do Sul e da Bulgária, que ocupam, respetivamente, os primeiro e segundo lugares.
De acordo com o gráfico – incluído no estudo Measuring the Information Society 2011, mais de metade das subscrições de serviços de Internet de banda larga fixa no nosso país são para velocidades de débito acima dos 10 Mbps.

fonte: Measuring the Information Society 2011, ITU.

O relatório, que foi publicado ontem, coloca ainda o país no sétimo lugar da lista dos que mais evoluíram, entre 2008 e 2010, no que respeita ao acesso à rede – com base num índice que conjuga dados sobre o número de utilizadores de Internet por cada 100 habitantes, número de subscrições de banda larga fixa por cada 100 habitantes e subscrições de banda larga móvel por cada 100 habitantes.

No ranking global para o mesmo índice, Portugal ocupa o 22º lugar a nível mundial, e é 18º na comparação apenas entre países europeus.

Os portugueses surgem ainda destacados na utilização da banda larga móvel, surgindo logo no sétimo lugar da tabela dos que mais usam a tecnologia, registando uma média de 72,5 subscrições ativas por cada 100 habitantes – algo que, na Europa, apenas é suplantado pela Suécia e pela Finlândia.

fonte: Measuring the Information Society 2011, ITU.

Também no que respeita aos acessos suportados em fibra ótica os números colocam o país entre os 17 primeiros do mundo, numa tabela mais uma vez liderada pela Coreia do sul.

fonte: Measuring the Information Society 2011, ITU.

O desempenho nacional é menos impressionante em análises como a relativa ao grau de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, baseada em critérios como o número de telemóveis, subscrições de banda larga fixa e banda larga móvel, linhas telefónicas, largura de banda, lares com PC e Internet, utilizadores ou taxas de literacia.

fonte: Measuring the Information Society 2011, ITU.

Neste ranking Portugal não passa ainda do 27º lugar, num cenário em que quase todos os países da UE se saem melhor. O nosso país foi, contudo, considerado um dos que mais evoluiu entre 2008 e 2010.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.