Portal Infocursos com informação sobre ensino superior

Portal reúne informação sobre todos os cursos de ensino superior como licenciaturas e mestrados integrados ministrados em Portugal e registados na Direcção-Geral do Ensino Superior até 31 de Dezembro de 2013.

portal cursos superiores
Além dos dados fornecidos pelas próprias universidades e politécnicos, o Ministério da Educação e Ciência disponibiliza a partir desta quinta-feira um portal que agrega várias informações para cada licenciatura e mestrado integrado em funcionamento.
Através do site, os estudantes podem conhecer dados caracterizadores de cada curso em termos do concurso nacional de acesso ao ensino superior e aceder, de forma gráfica “e fácil de interpretar”, a vários indicadores estatísticos.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior inicia-se a 17 de julho, com as candidaturas a decorrerem até 8 de agosto.
Tal como as taxas de abandono, transferência e continuidade dos alunos um ano após a sua matrícula. A distribuição por idades, sexo e vias de ingresso completam a informação disponível.
A plataforma apresenta dados caracterizadores de cada curso em termos do concurso nacional de acesso ao ensino superior e reúne, de forma gráfica “e fácil de interpretar”, vários indicadores estatísticos, entre os quais se destacam a distribuição dos estudantes consoante as vias de ingresso no curso, o percentil médio dos estudantes à entrada do curso, em termos de notas nas provas de ingresso, as taxas de abandono, transferência e continuidade dos alunos no curso um ano após a sua primeira matrícula.
O Portal Infocursos , que será apresentado esta tarde mas já disponível para consulta, disponibiliza para cada licenciatura e mestrado integrado dados como a taxa de desemprego desse curso, comparando-o com os valores médios nacionais e da respetiva área de formação.

Duvida-curso

“Mostra também a distribuição dos alunos por sexo e idades, a distribuição das classificações finais à saída do curso e a relação entre o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego, com base nos registos no Instituto do Emprego e Formação Profissional, e o número de diplomados, curso a curso, entre outros parâmetros”, explicou o Ministério da Educação e da Ciência em comunicado.

Pode ser por falta de notas de acesso, mas não deverá ser por falta de informação que os candidatos ao ensino superior verão as suas escolhas condicionadas.
E o Ministério da Educação quer dar uma ajuda.

“O Portal Infocursos faz parte do esforço que tem sido feito pelo Governo para uma maior transparência em matéria de oferta formativa de nível superior, nomeadamente no que se refere à informação disponível para uma escolha informada por parte dos candidatos ao Ensino Superior”, explica o Ministério da Educação e Ciência em comunicado.
“Trata-se de uma plataforma online, desenvolvida pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pela Direcção-Geral do Ensino Superior, que permite aos candidatos ao ensino superior, e ao público em geral terem acesso a informação relevante para escolherem melhor a formação”, afirma o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

De acordo com aquela entidade, esta plataforma reúne informação sobre todos os cursos de licenciatura e mestrado integrado ministrados em Portugal e registados na Direção-Geral do Ensino Superior até 31 de Dezembro de 2013.
O site vai apresentar informação gráfica e fácil de interpretar, de acordo com informação da Lusa, onde constarão dados estatísticos como a média dos estudantes no início do curso, a taxa de desistência ao fim do primeiro ano e até as taxas de transferência para outros cursos.
Chama-se Portal Infocursos e foi desenvolvido com o objetivo de ajudar sobretudo os alunos, mas também outras pessoas, a tomar conhecimento sobre as opções académicas que podem seguir quando ingressarem no ensino universitário.

Dados e Estatísticas de Cursos Superiores - Google Chrome_2
É um dos maiores desafios que os jovens enfrentam: fazer a transição do ensino secundário para o universitário e ter que escolher uma área de estudo que em princípio vai definir a vida profissional.
O Portal Infocursos, que fica disponível hoje, foi desenvolvido “pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pela Direção Geral do Ensino Superior”, e permite “aos candidatos ao ensino superior e ao público em geral terem acesso a informação relevante para escolherem a melhor formação”, explica o MEC em comunicado.
A plataforma foi criada pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pela Direção Geral do Ensino Superior, reunindo informação sobre todos os cursos em modelo de licenciatura ou com mestrado integrado que existiam em Portugal a 31 de dezembro de 2013.

Dados e Estatísticas de Cursos Superiores - Google Chrome
A evolução nas médias das provas de ingresso com que os candidatos têm entrado nos cursos ou as classificações à saída são outras das novidades que estão acessíveis no portal.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) lança, esta quinta-feira, uma nova plataforma eletrónica destinada a ajudar os alunos na escolha do curso superior depois de terminado o ensino secundário.
O Portal Infocursos, uma plataforma eletrónica destinada a ajudar os alunos na escolha do curso superior depois de terminado o ensino secundário, fica disponível a partir desta quinta-feira, anunciou o Ministério da Educação.
Ou seja, é possível ver como é que uma determinada formação de uma determinada instituição, pública ou privada, se posiciona face aos cursos congéneres.
 

Portal com informação para decidir o acesso ao ensino superior

Portal Infocursos

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.