Polícia portuguesa caça drones durante visita do Papa

Se tem amor ao seu drone, não o faça voar sobre o Santuário de Fátima durante a visita do Papa Francisco nos próximos dias 12 e 13 de maio. Segundo apurou o Jornal de Notícias junto de fontes ligadas à segurança do sumo pontífice, a polícia portuguesa alugou meios adicionais que vão permitir o bloqueio das frequências rádio, essenciais à operação de quase todas estes aparelhos voadores. Na prática, aqueles que escolherem lançar os seus drones no ar, junto daquela zona, arriscam-se a vê-los cair.

Os meios que vão ser utilizados para interferir nas ondas de rádio vão ser usados em Portugal pela primeira vez. O valor total desta tecnologia ascende ao milhão de euros, mas as forças de segurança deverão optar por fazer o aluguer dos aparelhos junto de um Estado aliado.

Na zona de restrição aérea definida no santuário, só poderão voar os drones autorizados das polícias ou das forças armadas. Os privados autorizados vão ser obrigados a operar numa das frequências definidas pelo dispositivo de segurança.

A seleção desta técnica em detrimento dos radares de deteção deve-se ao facto destas aeronaves não exibirem uma envergadura suficientemente grande para serem apanhadas no sistema. Ao “leme” da operacionalização destes aparelhos de segurança, estará uma equipa pertencente à empresa que os vai alugar.

Telemóveis

Em casos de risco, o dispositivo de segurança estará também habilitado a barrar as telecomunicações por telefone. Caso seja identificada uma possível ameaça, todos os telefones serão remotamente silenciados.

Contactos via satélite

A polícia vai dispor de estações de satélite móveis para reforçar as comunicações com a Proteção Civil. A necessidade destes equipamentos dá-se depois de terem sido detetadas, na zona de Fátima, algumas fragilidades na rede do SIRESP, o sistema de comunicações comuns às forças policias e proteção civil.

Fonte: SapoTek

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato