Poderá a utilização de videojogos constituir um “distúrbio mental”?

Em Dezembro do ano passado a Organização Mundial de Saúde tornou publico a a sua decisão de criar uma nova entrada na lista de distúrbios mentais especifica para a adição a videojogos. Este novo distúrbio mental passaria a ser considerado enquanto “um critério de comportamento de jogo “contínuo ou recorrente”, no qual o jogador não é capaz de controlar, por exemplo, o início, a frequência, a intensidade, a duração e o contexto em que joga”.

Está planeada a introdução deste novo disturbio no ICD-11 (International Classification of Disease) a ser publicado algures a meio deste ano.

Porém, esta decisão da OMS não é de todo consensual. As vozes dissonantes na comunidade cientifica começam a fazer-se ouvir com a publicação dum artigo que defende ser prematuro criar este novo distúrbio devido ao fraco background teórico e empírico apresentado pela OMS.

Estes investigadores reconhecem que existe de facto um potencial de adição na utilização dos videojogos. Porém, consideram que a definição do distúrbio e os critérios de diagnóstico são demasiado alargado e acabam por considerar patologia comportamentos normais de “jogadores”. Aquilo que é um hobby legitimo (ou até competição, no caso dos eSports) no qual se pode investir as horas de ócio acaba por não fugir aos critérios de diagnóstico avançados pela OMS. Assim sendo, estes investigadores defendem que esta decisão é mais produto dum pânico moral do que dum processo cientifico.

O tema dos videojogos e da a sua utilização (especialmente por parte de menores) ainda não encontrou um lugar de consenso nem na comunidade cientifica, nem na sociedade civil. Assim sendo, no que concerne a este tema o ano de 2018 promete ser (novamente) um ano de discórdia e debate.

Fonte: MaisTecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.