24 Horas

DISPONÍVEIS

Plataformas eletrónicas ajudam Empresas a poupar

O e-procurement é a compra de bens e serviços através de , um sistema que hoje suporta boa parte das compras públicas nos diversos países da União Europeia.

A evolução do e-procurement e o exemplo de Portugal neste sector são assuntos em destaque num artigo de opinião elaborado pelo CEO da Gatewit, Pedro Vaz Paulo.

As plataformas electrónicas são sites onde os organismos públicos e privados podem encontrar empresas especializadas em todo o tipo de serviços.

Actualmente, o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (Ceger) tem certificadas oito empresas que prestam serviços de plataformas electrónicas. Mas não está apenas em causa a fase contratual.

A maior parte das plataformas já desmaterializa a fase posterior ao contrato – a factura electrónica. Segundo Luís Valadares Tavares, presidente da Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (Apmep) a factura electrónica é também sinónimo de transparência.

“Há quem considere que nas empresas há facturas que circulam mais depressa que outras e no método tradicional é quase impossível comprovar isso, por via electrónica, é fácil.”

 

person writing on white notebook Photo by on

Se dúvidas houvesse que Portugal é uma incubadora de excelência no que diz respeito à inovação em tecnologia, estas poderiam ser rapidamente desfeitas ao olhar para o panorama do sector do e-procurement e do software de soluções nacional.

Pode dizer-se que neste aspeto, Portugal está mesmo na vanguarda, se considerarmos a realidade europeia.

Tendo em conta as vantagens da utilização do e-procurement em termos da redução de custos nas organizações, públicas ou privadas, não é de estranhar que a Comissão Europeia (CE) faça da adoção do e-procurement por parte das entidades públicas uma das suas prioridades.

A Agenda Digital da UE preconiza que, até 2016, se atinjam poupanças de 20 por cento nos processos de contratação pública através de plataformas eletrónicas. Ora, em Portugal, o e-procurement já é norma, e as poupanças anuais atingidas ascendem aos 35 por cento.

 

Portugal é um exemplo em termos de E-Procurement

Neste contexto, existem já vários governos europeus a procurar as melhores soluções para responder às exigências da CE.

O país para onde olham é Portugal, tendo o nosso país já recebido inclusivamente uma delegação do governo polaco, estando outras nacionalidades na agenda. Esta é uma oportunidade do mercado que não pode ser desperdiçada.

Portugal está assim numa posição privilegiada de liderar e ser um agente com voz ativa neste processo europeu. A Gatewit, por seu lado, teve e continua a ter um importante papel neste processo.

Quer por ser a fornecedora da plataforma para a ANCP (Agência Nacional de Compras Públicas), hoje ESPAP, quer através do seu processo de internacionalização, tornando-se uma bandeira da excelência da tecnologia e recursos 100 por cento nacionais.

As entidades que prestam serviços de plataformas eletrónicas devem estar certificadas pelo Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER).

A certificação destas entidades permite o acesso à atividade de prestação de serviços de plataformas eletrónica, sendo concedida após apreciação de um documento de conformidade, elaborado por um auditor de segurança, que ateste a conformidade da plataformas eletrónica.

Consulte, a seguir uma lista com as entidades certificadas para prestar serviços de plataformas eletrónicas:

 

1 – Plataforma electrónica |

Academia de Informática Brava, Engenharia de Sistemas, Lda.

 

 

2 – Plataforma electrónica |

ano – Sistemas de Informática e Serviços, Lda.

 

3 – Plataforma electrónica |

Central-E-Informação e Comércio Electrónico, S.A.

 

4 – Plataforma electrónica |

Construlink – Tecnologias de Informação, S.A.

 

5 – Plataforma electrónica |

Miroma – Serviços e Gestão de Participações, Lda.

 

6 – Plataforma electrónica |

Saphety Level – Trusted Services, S.A.

 

7 – Plataforma electrónica |  

Vortal, Comércio Electrónico Consultadoria e Multimédia, S.A.

 

8 – Plataforma electrónica |

PT PRIME TradeCom – Soluções Empresariais de Comércio Electrónico, S.A.

Conhece mais alguma que não faça parte da nossa lista de Plataformas ?

 

Deixe por favor um comentário para a acrescentarmos à lista..

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Conteúdo:

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se ATUALIZADO!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin