Plataformas eletrónicas ajudam Empresas a poupar

O e-procurement é a compra de bens e serviços através de plataformas eletrónicas, um sistema que hoje suporta boa parte das compras públicas nos diversos países da União Europeia. A evolução do e-procurement e o exemplo de Portugal neste sector são assuntos em destaque num artigo de opinião elaborado pelo CEO da Gatewit, Pedro Vaz Paulo.plataformas eletronicas

As plataformas electrónicas são sites onde os organismos públicos e privados podem encontrar empresas especializadas em todo o tipo de serviços. Actualmente, o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (Ceger) tem certificadas oito empresas que prestam serviços de plataformas electrónicas. Mas não está apenas em causa a fase contratual.

A maior parte das plataformas já desmaterializa a fase posterior ao contrato – a factura electrónica. Segundo Luís Valadares Tavares, presidente da Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (Apmep) a factura electrónica é também sinónimo de transparência. “Há quem considere que nas empresas há facturas que circulam mais depressa que outras e no método tradicional é quase impossível comprovar isso, por via electrónica, é fácil.”

Plataformas eletrónicas ajudam Empresas a poupar 2Plataformas eletrónicas ajudam Empresas a poupar 4

>Em que lugar estamos em termos de E-Procurement

Se dúvidas houvesse que Portugal é uma incubadora de excelência no que diz respeito à inovação em tecnologia, estas poderiam ser rapidamente desfeitas ao olhar para o panorama do sector do e-procurement e do software de soluções nacional. Pode dizer-se que neste aspeto, Portugal está mesmo na vanguarda, se considerarmos a realidade europeia.

Tendo em conta as vantagens da utilização do e-procurement em termos da redução de custos nas organizações, públicas ou privadas, não é de estranhar que a Comissão Europeia (CE) faça da adoção do e-procurement por parte das entidades públicas uma das suas prioridades. A Agenda Digital da UE preconiza que, até 2016, se atinjam poupanças de 20 por cento nos processos de contratação pública através de plataformas eletrónicas. Ora, em Portugal, o e-procurement já é norma, e as poupanças anuais atingidas ascendem aos 35 por cento.

Portugal é um exemplo em termos de E-Procurement

Neste contexto, existem já vários governos europeus a procurar as melhores soluções para responder às exigências da CE. O país para onde olham é Portugal, tendo o nosso país já recebido inclusivamente uma delegação do governo polaco, estando outras nacionalidades na agenda. Esta é uma oportunidade do mercado que não pode ser desperdiçada.

Portugal está assim numa posição privilegiada de liderar e ser um agente com voz ativa neste processo europeu. A Gatewit, por seu lado, teve e continua a ter um importante papel neste processo. Quer por ser a fornecedora da plataforma para a ANCP (Agência Nacional de Compras Públicas), hoje ESPAP, quer através do seu processo de internacionalização, tornando-se uma bandeira da excelência da tecnologia e recursos 100 por cento nacionais.

As entidades que prestam serviços de plataformas eletrónicas devem estar certificadas pelo Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER). A certificação destas entidades permite o acesso à atividade de prestação de serviços de plataformas eletrónica, sendo concedida após apreciação de um documento de conformidade, elaborado por um auditor de segurança, que ateste a conformidade da plataformas eletrónica.

Consulte, a seguir uma lista com as entidades certificadas para prestar serviços de plataformas eletrónicas:

 

1 – Plataforma electrónica | ACINGOV

acinGov

Academia de Informática Brava, Engenharia de Sistemas, Lda.

 

 

2 – Plataforma electrónica | ANOGOV

anoGov

ano – Sistemas de Informática e Serviços, Lda.

 

3 – Plataforma electrónica | COMPRASGOV.FORUMB2B.COM

Portal da Contratação Pública

Central-E-Informação e Comércio Electrónico, S.A.

 

4 – Plataforma electrónica | PLATAFORMA DE COMPRAS PÚBLICAS

Plataforma de Compras Públicas

Construlink – Tecnologias de Informação, S.A.

 

5 – Plataforma electrónica | PLATAFORMA ELECTRÓNICA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA – COMPRASPT

Infosistemas DL - Compras AP

Miroma – Serviços e Gestão de Participações, Lda.

 

6 – Plataforma electrónica | SAPHETYGOV

bizGov

Saphety Level – Trusted Services, S.A.

 

7 – Plataforma electrónica | VORTALGOV VORTALHEALTH

Vortal

Vortal, Comércio Electrónico Consultadoria e Multimédia, S.A.

 

8 – Plataforma electrónica | TRADEFORUM

LogoTradeForum

PT PRIME TradeCom – Soluções Empresariais de Comércio Electrónico, S.A.

A CE tem um plano para a criação de um mercado único que enfrenta estas barreiras no terreno, uma situação que o Golden Book quer ajudar a mudar. Até 2016 a estratégia aprovada pela CE no ano passado converte-se em lei, e com ela entram em vigor um conjunto de medidas que têm vindo a ser preparadas.

Conhece mais alguma que não faça parte da nossa lista de Plataformas ?

 

Deixe por favor um comentário para a acrescentarmos à lista..

post_title
Plataformas eletrónicas ajudam Empresas a poupar 14

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato