Pinterest é a nova rede social

Em menos de seis meses, a rede social Pinterest cresceu cerca de quarenta vezes.

Esta escalada de popularidade, como sempre, deve-se ao entusiasmo dos seus utilizadores. Se também quer entrar nessa brincadeira, mas não percebeu muito bem para que serve o Pinterest, iremos descrever algumas das suas funções mais básicas.

Com o surgimento de tantas redes sociais, com os mais variados temas, e também com o Facebook a marcar posição segura no primeiro lugar do pódio das redes sociais, aquelas que se querem destacar têm que se certificar que englobam certos pormenores mais atractivos, diferentes e que possam motivar os utilizadores a utilizar, e permanecer, naquela rede social.

pinterest-logo

Pinterest é uma rede bastante diferente de todas as que já experimentei e conheci até agora.

Apesar de já existir desde Março de 2010, só agora parece estar a fazer sucesso, chegando mesmo a receber cerca de 40 milhões de visitas numa só semana.

É já o 102º site com mais popularidade do grupo Alexa e, segundo indica a empresa de análise Shareaholic, o Pinterest já conseguiu mais tráfego de referência no último mês que alguns nomes sonantes como LinkedIn, Youtube, MySpace e Google Plus.

Já em Agosto de ano passado, a revista Time, havia colocado esta rede social a rede social Pinterest como sendo um dos 50 melhores sites de 2011.

O Pinterest foi fundado por uma equipa jovem, entre eles Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann, e tem como objectivo a colocação e fixação, denominada de pin como fotografias, links e assuntos de interesse variado, organizados por tópicos e temas, o que ajuda assim a gerir e encontrar a grande quantidade de informação disponível nos perfis de cada um.

Pinterest é uma alusão ao quadro de cortiça que muitos de nós tinhamos quando éramos pequenos, e afixávamos, com um pin, informações, e imagens do nosso interesse.

 

Já esta rede social é mais organizada e é online.

Segundo a equipa de gestão da rede social situada em Palo Alto, na Califórnia, o objectivo do Pinterest é ligar as pessoas através das coisas que estas acham que sejam interessantes ou curiosas, quer seja um livro ou uma fotografia, uma receita de culinária, uma frase inspiradora, ou outra coisa qualquer, tudo pode criar um laço entre duas ou mais pessoas.

Com milhares de pins adicionados todas as semanas, a rede social está está cada vez mais a construir uma rede de ligações de gostos e interesses em comum.

Se quer partilhar já os seus interesses, é muito fácil e basta seguir estes passos:

 

PASSO 1 – Criar uma conta

Aceda ao Pinterest e crie uma conta. Poderá requerer um convite directamente do site ou pedir a alguém que já tenha conta no mesmo, o que facilita o processo.

Depois de criada, ligue-se através da sua conta do Facebook(requerida versão Timeline) ou do Twitter.

login

 

PASSO 2 – Criar Boards

Após fazer login, deve escolher os seus interesses, e aparecer-lhe-á o seu quadro de pins – board – e deve dar um nome e categoria para cada um. Após isso, é altura de afixar os seus interesses em cada um deles!

Os nomes das boards são colocados por nós e inseridos numa variedadee de categorias disponibilizadas pelo Pinterest, desde Arte, Gastronomia, Moda, Tecnologia, Humor, etc.

 

PASSO 3 – Adicionar Pin

Para adicionar um Pin, deve dirigir-se ao canto superior direito e clicar em “Add+” e depois em “Add Pin” se deseja colocar uma URL, ou “Upload Pin” se deseja colocar algum interesse directamente do seu computador.

pin

Utilize o Plug-in para o Chrome para afixar os seus interesses de forma mais cómoda directamente do Browser.

Instale aqui o Pinterest para Chrome.

Uma vez afixadas as umagens, o Pinterest regista a fonte de onde foram retiradas, para o caso de, quem as visitar, quiser obter mais informações sobre a mesma.

Uma vez que se clique na Home do Pinterest, é-nos apresentado todos os Pins dos utilizadores e interesses que seguimos.

Podemos ver não só quem colocou determinado Pin, como também, o número de comentários, Likes e Repins, isto é, as vezes que aquele pin foi re-afixado na galeria de outra pessoa.

Podemos também Comentar, gostar e afixar na nossa própria galeria, mudando, ou não a descrição do Pin.

pinterestimages

Podemos seguir qualquer pessoa, e todos os seus boards ou apenas os que nos cativam, comentar interesses, fazer like e aceder às páginas originais das imagens, funcionalidade que protege os direitos de autor das mesmas.

Para além das imagens, o Pinterest possibilita ainda afixação e partilha de vídeos nas boards.

Registe-se e começe a partilhar os seus interesses já!

Site: Pinterest

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.