“Perfil Sombra” como principal problema de proteção do Facebook

 

No depoimento perante o Congresso americano desta semana, Mark Zuckerberg tentou defender a a sua plataforma das acusações em relação à forma como a mesma trata os dados dos utilizadores. Ao longo de dois dias de questões, Zuckerberg tentou dispor a atenção da discussão nos controlos de privacidade que os utilizadores tenham à a sua disposição e a a sua posse de toda a informação que decidem partilhar.

De facto, os utilizadores é que escolhem partilhar as coisas que colocam no Facebook. Existem opções para controlar quem pode aceder a essa informação (aqui no MaisTecnologia temos um artigo simplesmente dedicado à privacidade no Facebook). Caso o utilizador decida eliminar a a sua conta, a informação da mesma será eliminada dos servidores do Facebook ao fim de 90 dias. Todas estas afirmações do CEO do Facebook são verdadeiras e demonstráveis.

Porém, não contam a história toda. Foi um Republicano denominado Ben Luján que acabou por levantar uma das questões que Zuckerberg tentou evitar, designadamente, a questão dos “perfis sombra”. O que é um “perfil sombra”? Um termo que designa a recolha de informação que o Facebook faz de pessoas que não são utilizadoras da plataforma e que, portanto, não aceitaram quaisquer termos que autorizem o Facebook a recolher e armazenar informação.

“Já foi admitido que vocês coleccionam informação a não-utilizadores. Assim sendo, a minha questão é: pode alguém que não tenha uma conta no Facebook optar por sair da recolhe involuntária de informação do Facebook?”, perguntou o Republicano.

Existe aqui uma falha na narrativa de Zuckerberg. É que o Facebook já admitiu que recolhe informação de pessoas que não estão na plataforma. Mesmo sem partilhar voluntariamente informação no Facebook, a empresa pode recolher informação sobre uma determinada pessoa a partir de listas de contactos de amigos, de fotografias ou de outras possíveis fontes. Este facto abre um universo de questões sobre as políticas do Facebook em relação ao consentimento. Mesmo que um utilizador elimine o o seu perfil de Facebook, não permanecerá nos servidores do Facebook um perfil sombra? Que formas tem os cidadãos de saber que informação é que as organizações digitais recolhem sobre si sem o consentimento das mesmas?

Uma das aplicações imediatas desta base de dados de “perfis sombra” refere-se “às pessoas que podes conhecer”. Quando alguém cria uma conta sem jamais ter estado no Facebook, irá verificar que muito certamente o Facebook fez de imediato sugestões certeiras em relação a amigos que já tenham conta na plataforma. Isto é um dos indicadores que informação sobre um não-utilizador fora recolhida e analisada.

Fonte: The Verge

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.