Os táxis autónomos voadores da Airbus já voam

Vahana

Vahana, o táxi autónomo voador da Airbus

A Airbus também está a trabalhar no desenvolvimento de táxis autónomos voadores, e acaba de anunciar que um dos seus primeiros veículos de teste em escala real fez a primeira descolagem e aterragem vertical com sucesso.

A Airbus anunciou esta sexta-feira que a sua divisão A³ realizou com sucesso o voo inaugural da aeronave eléctrica e autónoma Vahana em escala real. A aeronave tem um comprimento de 5.7 metros e largura de 6.2 metros, com uma altura de 2.8 metros e peso de 745 kg, e é propulsionada por oito motores eléctricos montados em asas basculantes.

Essa característica permite ao veículo pousar e descolar na vertical , como um helicóptero, e, mudando a posição das asas e dos propulsores , o aparelho assume o voo horizontal, como um avião.

O primeiro teste, realizado sem tripulante, durou 53 segundos, e o veículo alcançou cinco metros de altura. O ensaio foi realizado em Pendleton, no estado do Oregon, nos Estados Unidos, em 31 de janeiro, e no dia seguinte o aparelho realizou mais um voo semelhante.

Embora o primeiro voo de testes estivesse originalmente planeado para o final de 2017, a Airbus pode orgulhar-se de este seu projecto Vahana não ter “derrapado” .

Este primeiro voo de teste foi bastante modesto, tendo durado apenas 53 segundos, durante os quais a aeronave descolou e se elevou até 5 metros de altura , para de seguida aterrar suavemente.

Mas o teste bem sucedido é um passo importante, e permite que o projecto avance para as fases seguintes, como a parte da transição para o voo horizontal e posterior regresso ao voo. Outro dos passos importantes será o primeiro voo com um passageiro a bordo , já que até agora os testes se têm realizado sem tripulação ou passageiros.

“Estamos hoje a comemorar uma grande conquista na inovação aeroespacial. Em pouco menos de dois anos, o Vahana passou de um esboço feito num guardanapo para uma aeronave autónoma que completou com sucesso o primeiro voo”, disse Zach Lovering , diretor da A³ responsável pelo projecto.

A A³ diz que um dos objetivos do Vahana é “ democratizar o transporte aéreo “, estando a trabalhar para criar um veículo com um baixo custo operacional. Aguardemos então para ver até que ponto estes veículos voadores serão capazes de revolucionar a forma de transporte na nossa sociedade

Fonte: ZAP

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.