Os tablets vão transformar a Construção

Além de mais pequenos que os portáteis, possuem uma bateria com maior autonomia, e não precisam de uma mesa para serem utilizados. Podem ser considerados como equipamentos evolucionário, mais do que revolucionário, no contexto dos trabalhadores do ramo da construção, é a diferença entre utilizar uma ferramenta que quase funciona e uma ferramenta que pode realmente fazer o trabalho.

O processo básico de qualquer projeto de construção começa com uma pessoa com dinheiro (Dono de Obra) que decide, por qualquer motivo, construir um prédio e assim, contrata um arquitecto.

Esse arquitecto, por sua vez contrata um grupo de engenheiros e todos eles começam incansavelmente a projectar o edifício até que o proprietário parece feliz o suficiente para avançar com a obra.

Quando isso acontece, o desenho é impresso em pilhas e pilhas de papel e, em seguida, entregue à equipa que começa a construção propriamente dita.

Isto é uma simplificação grosseira, mas o interessante é notar que a troca de informação durante este processo inicial é digital, até á altura em que se inicia a construção.

Como todas as informações do projeto são digitais, toneladas de softwares incríveis foram criados para fazer essa parte do processo da melhor e mais eficiente maneira.

Na verdade, os arquitectos e os engenheiros tornaram-se tão eficientes, que agora todos juntos  normalmente só chegam a 8% do custo total das obras.

Os tablets serão os equipamentos que irão mudar isso.

É basicamente o primeiro computador realmente utilizável no terreno e por isso, estão a começar a ser rapidamente adoptados pelas empresas de construção.

O iPad de terceira geração e os melhores tablets Android só aceleram as coisas, e assim ao longo dos próximos anos vamos começar a ver, sem dúvida, um software que irá transformar a construção, tanto quanto o  AutoCAD transformou a  arquitetura e a engenharia.

Fica aqui uma pequena lista de algumas coisas que irão mudar nos próximos anos com o iPad a oferecer recursos de computação para obras:

Adeus, plantas:

A primeira coisa que vai desaparecer é o papel.

É um recurso caro, que está permanentemente desactualizado, e com as actuais preocupações ambientais, os proprietários irão exigir aos seus fornecedores para evitarem a utilização deste recurso.

Melhoria da comunicação:

O que acontece quando alguém no terreno precisa de um esclarecimentos do arquitecto sobre a forma de construir uma coisa qualquer:

Primeiro, o técnico deixa o local de trabalho, vai ao escritório, reúne e imprime um conjunto de plantas, volta para o trabalho, olha para o problema e faz anotações nas plantas, volta para o escritório, verifica as plantas, vai ao computador, abre o seu e-mail, envia uma digitalização para o arquitecto, e finalmente volta ao local da obra e aguarda a resposta do arquitecto .

Este processo demora no mínimo 1 hora sempre que alguém tem uma duvida de construção!

Com um Tablet, o técnico apenas precisa vai abrir a sua aplicação de plantas, identificar o problema, e enviar um e-mail diretamente do local de trabalho.

Olá Analytics:

Uma das coisas mais frustrantes no funcionamento de uma empresa de construção é a necessidade de se estar constantemente a escrever registos sobre a evolução da obra, mas não se conseguir ter uma ideia real do que está a acontecer no campo.

Sem computação de campo, não há dados da obra em tempo útil, o que significa que não temos uma ideia realista do que o electricista que escolhemos, porque ser 10% mais barato, é na realidade 30% mais lento do que o outro electricista.

O Google Analytics/Palantir para a construção vai realmente mudar a forma como as coisas são feitas.

E isto é só o inicio. Já existem várias aplicações focadas na construção, como o AutoDesk’s AutoCAD WS, Bentley Navigator, e PlanGrid, mas à medida que o tempo passa, vamos ver mais e mais ferramentas úteis a chegar ao mercado.

Imagens: SXC.hu e Corbis

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.