Os tablets vão transformar a Construção

Além de mais pequenos que os portáteis, possuem uma bateria com maior autonomia, e não precisam de uma mesa para serem utilizados. Podem ser considerados como equipamentos evolucionário, mais do que revolucionário, no contexto dos trabalhadores do ramo da construção, é a diferença entre utilizar uma ferramenta que quase funciona e uma ferramenta que pode realmente fazer o trabalho.

Os tablets vão transformar a Construção 1

O processo básico de qualquer projeto de construção começa com uma pessoa com dinheiro (Dono de Obra) que decide, por qualquer motivo, construir um prédio e assim, contrata um arquitecto.

Esse arquitecto, por sua vez contrata um grupo de engenheiros e todos eles começam incansavelmente a projectar o edifício até que o proprietário parece feliz o suficiente para avançar com a obra.

Quando isso acontece, o desenho é impresso em pilhas e pilhas de papel e, em seguida, entregue à equipa que começa a construção propriamente dita.

Isto é uma simplificação grosseira, mas o interessante é notar que a troca de informação durante este processo inicial é digital, até á altura em que se inicia a construção.

Os tablets vão transformar a Construção 3

Como todas as informações do projeto são digitais, toneladas de softwares incríveis foram criados para fazer essa parte do processo da melhor e mais eficiente maneira.

Na verdade, os arquitectos e os engenheiros tornaram-se tão eficientes, que agora todos juntos  normalmente só chegam a 8% do custo total das obras.

Os tablets serão os equipamentos que irão mudar isso.

É basicamente o primeiro computador realmente utilizável no terreno e por isso, estão a começar a ser rapidamente adoptados pelas empresas de construção.

O iPad de terceira geração e os melhores tablets Android só aceleram as coisas, e assim ao longo dos próximos anos vamos começar a ver, sem dúvida, um software que irá transformar a construção, tanto quanto o  AutoCAD transformou a  arquitetura e a engenharia.

Os tablets vão transformar a Construção 5

Fica aqui uma pequena lista de algumas coisas que irão mudar nos próximos anos com o iPad a oferecer recursos de computação para obras:

Adeus, plantas:

A primeira coisa que vai desaparecer é o papel.

Os tablets vão transformar a Construção 7

É um recurso caro, que está permanentemente desactualizado, e com as actuais preocupações ambientais, os proprietários irão exigir aos seus fornecedores para evitarem a utilização deste recurso.

Melhoria da comunicação:

O que acontece quando alguém no terreno precisa de um esclarecimentos do arquitecto sobre a forma de construir uma coisa qualquer:

Primeiro, o técnico deixa o local de trabalho, vai ao escritório, reúne e imprime um conjunto de plantas, volta para o trabalho, olha para o problema e faz anotações nas plantas, volta para o escritório, verifica as plantas, vai ao computador, abre o seu e-mail, envia uma digitalização para o arquitecto, e finalmente volta ao local da obra e aguarda a resposta do arquitecto .

Os tablets vão transformar a Construção 9

Este processo demora no mínimo 1 hora sempre que alguém tem uma duvida de construção!

Com um Tablet, o técnico apenas precisa vai abrir a sua aplicação de plantas, identificar o problema, e enviar um e-mail diretamente do local de trabalho.

Olá Analytics:

Uma das coisas mais frustrantes no funcionamento de uma empresa de construção é a necessidade de se estar constantemente a escrever registos sobre a evolução da obra, mas não se conseguir ter uma ideia real do que está a acontecer no campo.

Sem computação de campo, não há dados da obra em tempo útil, o que significa que não temos uma ideia realista do que o electricista que escolhemos, porque ser 10% mais barato, é na realidade 30% mais lento do que o outro electricista.

Os tablets vão transformar a Construção 11

O Google Analytics/Palantir para a construção vai realmente mudar a forma como as coisas são feitas.

E isto é só o inicio. Já existem várias aplicações focadas na construção, como o AutoDesk’s AutoCAD WS, Bentley Navigator, e PlanGrid, mas à medida que o tempo passa, vamos ver mais e mais ferramentas úteis a chegar ao mercado.

Imagens: SXC.hu e Corbis

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.