Os Tablets são fáceis de usar..

Os tablets são dispositivos portáteis e pessoais fáceis de usar com vantagens e desvantagens, cujo formato se assemelha a uma prancheta. Podem ser utilizados para várias atividades, tais como: aceder à Internet, visualizar fotos e vídeos, leituras diversas, organização pessoal e ainda entretenimento.

Os tablets apresentam um ecrã do tipo “touch screen” ou sensível ao toque, que dispensa a utilização de teclados e ratos. 

O tablet é um conceito recente no mercado e não deve ser igualado a um computador completo ou a um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois. Em comparação com os telemóveis ou smartphones, os tablets diferenciam-se pelo tamanho da superfície de navegação.

Comparando com os computadores portáteis, o fator portabilidade é importante, uma vez que os tablets são mais práticos de transportar do que um computador portátil, porque são mais leves e mais pequenos.

Os computadores no formato de tablet chegaram à lista dos mais vendidos devido a serem uma opção interessante entre um pequeno smartphone e um pesado notebook. O iPad da Apple recebeu e continua a receber a maior parte das atenções, mas existem centenas de produtos no mesmo nicho de mercado e com opções bastante interessantes. De entre os vários sistemas operativos utilizados nos tablets – iOS, Android, Windows 7, BlackBerry OS – destacam-se os mais populares.

Apple iOS: O sistema operativo iOS é o que está por trás do iPad, iPhone e iPod Touch. Em tão pouco tempo de uso já se tornou num dos mais populares sistemas operativos para dispositivos móveis de todos os tempos. É ideal para reprodução de áudio e vídeo, possui uma grande disponibilidade de aplicativos e de jogos. Permite uma grande integração com outros produtos da Apple, como a Apple TV e o AirPort Extreme. Aplicativos existentes para MacOs ou para Windows não são compatíveis. O iOS não permite a reprodução de conteúdos flash.

Windows: Os tablets baseados no sistema operativo da Microsoft conhecido como Windows são os mais representativos no mercado. Existem inclusive várias subcategorias como slates, portáteis conversíveis, UMPCs e MIDs. Os tablets com Windows ainda estão na luta pela preferência do consumidor, especialmente nos nichos de mercado corporativo que precisa de aplicações compatíveis com tal sistema operativo. Este sistema operativo apresenta um interface familiar, boa compatibilidade e disponibilidade de software, suporte ao Adobe Flash e gestão multitarefas.

Como pontos menos positivos a interface do ambiente de trabalho do Windows nem sempre se transpõe corretamente para telas sensíveis ao toque. Muitas vezes é preciso utilizar acessórios como uma caneta ótica ou programas de acesso. Em geral, o tempo de inicialização é maior do que com o Android ou iOS. A instalação de software é complicada e o sistema é mais vulnerável aos vírus de computador que infestam a internet.

Android: O Android é o grande competidor do iOS. No mundo dos tablets o Android funciona da mesma forma que o iOS da Apple, oferecendo um interface agradável e fácil de usar, construído com base em aplicações já testadas e aprovadas por terceiros.
Disponibiliza grande variedade de aplicações, inicialização rápida, acesso fácil e integrado aos serviços da Google. A compatibilidade de acessórios e de aplicativos pode variar de fabricante para fabricante, nem todos os dispositivos atuais baseados em Android suportam a versão do Android conhecida como Honeycomb que é desenhada totalmente para tablets com processador dual-core.

O que distingue os tablets de outros dispositivos é a  extrema facilidade de utilização, como pode ser comprovado nos vídeos abaixo.

Crianças ou pequenos animais domésticos “manuseiam” facilmente o dispositivo e parecem interagir com seus aplicativos  de forma muito natural.

Considerado como um dispositivo que agrega a idéia de convergência de mídias, não substitui notebooks e outros dispositivos similares, pelo fato de não possuir formato ou processamento para execução de  programas mais sofisticados.

Porém, em função de suas características físicas (peso leve, tamanho pequeno,  bateria com capacidade operativa para 10 horas), o tablet possibilita às pessoas  o acesso a informações e recursos  em  praticamente todos os lugares: é o que se denomina portabilidade.

 

Tablet ou Computador?

Esta é acima de tudo uma escolha pessoal. Afinal, o que umas pessoas podem gostar num tablet, outras podem não apreciar. O mesmo pode ocorrer com um computador portátil ou fixo. O melhor método é fazer a sua própria escolha, após avaliar os seus prós e contras, comparando os dois.

 

Vantagens

A maior vantagem de um tablet é a mobilidade, por ser menor e mais leve comparado a um computador portátil comum. É semelhante ao computador portátil, mas usa um ecrã touchscreen para a entrada, em vez de um teclado e rato.

O tablet é extremamente móvel, perfeito para pessoas que trabalham na área das vendas e se deslocam para visitar clientes.

Com um tablet é possível ter acesso a milhares de aplicações gratuitas e pagas para todos os gostos e feitios, que só por si pode ser uma grande vantagem.

 

Desvantagens

A maior desvantagem em comparação com os computadores portatéis e fixos é o facto de os tablets mais conhecidos do mercado equipados com iOS ou Android não possuirem suporte a softwares bem conhecidos do grande público. Com um tablet equipado com um dos sistemas operativos referidos anteriormente é impossível instalar softwares como Microsoft Office ou Windows Live Messenger que são usados pela grande maioria dos consumidores, no entanto existem aplicações similares que efectuam ambas as tarefas. A compatibilidade entre as aplicações e os softwares não é totalmente garantida.

Ainda no campo das desvantagens devemos ter em conta a falta de portas USB e leitor de cartões de memória em alguns dos tablets mais conhecidos do mercado.

O preço de alguns tablets presentes no mercado também pode ser uma desvantagem, no entanto empresas como a Asus e PackardBell já lançaram equipamentos com um preço de 399 euros.

Mas, não há dúvida de que os tablets são os gadgets do momento. Muitas pessoas confundem-nos com os e-readers (leitores de livros digitais), mas os tablets só lembram estes leitores no tamanho. O ecrã nos tablets é mais colorido e sensível ao toque, enquanto o dos e-readers é monocromático e não responde à pressão dos dedos. Os e-readers servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto os tablets possuem muitas outras funções.

Poderíamos dizer que os tablets são dispositivos que estão entre os smartphones e os computadores/netbooks. Todos os tablets já vêm com acesso à internet via Wi-Fi e alguns também com suporte a ligação via 3G.

O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail, leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Outro grande apelo dos tablets são as aplicações que permitem aceder a notícias e redes sociais através de um interface mais confortável e atrativa, entre outras tarefas. Há aplicações para as mais diversas funções, desde simuladores de guitarra e bateria até programas para ensino de química e biologia. O sistema operativo do iPad desenvolvido pela Apple é o sistema que tem o maior número de aplicações.

Mas, temos que lembrar que um tablet não é um pc ou notebook, tem sistema próprio, não tem leitor de cd’s, teclado ou rato, tudo é feito através do ecrã e muitas das aplicações disponíveis são gratuitas.

Para o executivo, que pretende utilizar o aparelho no dia-a-dia para organizar as suas tarefas numa grande empresa, o tablet é sem dúvida uma grande ajuda. É bem melhor gerenciar as tarefas a partir de um ecrã de tamanho considerável do que no reduzido ecrã de um smartphone ou carregar o pesado portátil.

 

No entanto, os tablets não substituem o computador, pelo menos por enquanto.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.