24 Horas

DISPONÍVEIS

Os perigos do software ilegal

Provavelmente nunca pensou nos perigos em utilizar software ilegal ou melhor programas piratas tanto para os seus dados pessoais como para o bom . A pirataria de software espalhou-se como uma praga e muitos utilizadores da Internet ficam tentados a utilizar pacotes de software falsificados disponíveis no mercado. A questão é tão grave que cada vez mais existem organismos de protecção de direitos de autor para tentarem lidar com as consequências da pirataria.

 

Porque não utilizar software pirateado

 

programas piratas software ilegal perigos

Foto de  no 

 

Embora as alternativas à compra do software original possam parecer atraentes no início, a longo prazo, vais aprender da maneira mais difícil por que não deve confiar nas versões piratas do software que esperava obter por um preço muito mais baixo. Com tantos perigos e com o medo de causar danos significativos ao seu computador ou até mesmo às suas finanças, acha que vale a pena arriscar e utilizar programas piratas? Vamos desvendar os perigos por trás do software pirateado, um por um, depois de esclarecer o que realmente é a pirataria e quem é o alvo do software pirateado.

 

O que é a pirataria?

Em vez de utilizarem software original os utilizadores por vezes procuram cópias vendidas a preços muito mais atraentes ou até mesmo descarregam-nas de sites que as disponibilizam gratuitamente. Portanto, em vez de procurarem os vendedores certificados do produto que desejam comprar, compras ou descarregam soluções menos caras que incluem software pirata.

É claro que copiar as propriedades de terceiros é algo que foi adotado por muitas pessoas em todo o mundo, apesar das desvantagens envolvidas, devido ao baixo custo. Aparentemente, a pirataria tem como alvo aqueles que buscam as melhores ofertas e não hesitam em comprometer os padrões de qualidade dos produtos que utilizam, em prol da economia. A grande maioria das pessoas tem certeza de que os produtos pirateados economizarão muito dinheiro para o comprador. Mas será que isso é realmente verdade?

 

Porque não utilizar software pirateado

Existem vários perigos relacionados com software pirata que o devem impedir de comprar esses produtos para o seu computador. Alguns deles são evidentes e devem estar na ponta da língua de todos, enquanto outros são um pouco mais difíceis de entender ou pensar. Quais são os perigos que o devem impedir de comprar ou de utilizar um software que não seja original e totalmente certificado?

 

software pirata

Imagem de  por 

 

  • É ilegal: como todos sabemos existe software autêntico disponível para venda. Por isso, não é necessário lembrar que todas as outras versões são ilegais. De facto, é livre para comprar software pirateado, porém está a cometer um crime de violação de direitos de autor e corre o risco de penalidades severas. Imagine que alguém se aproveitou do seu trabalho e que o vendeu para todo o mundo sem lhe pagar pelos seus direitos de autor. Certamente que iria ficar furioso, se isso acontecesse consigo. Bem, isso é o mesmo que acontece com as empresas que vendem o software ao público. É por isso que eles têm defendido o seu trabalho duro com garantias legais e asseguram-se que os seus direitos sejam sólidos e eternos.

 

  • Sem suporte ao cliente: a partilha de ficheiros e a pirataria podem parecer ótimas para todos os que estão a tentar poupar algum dinheiro. Mas pare um pouco e pense se alguma coisa correr mal e precisar de assistência profissional. Não vai ter suporte ao cliente gratuito porque não comprou um produto original de uma empresa legítima. Então, vai ter de perder muito tempo a tentar descobrir tudo sozinho.

 

  • Sem atualizações: mesmo que goste de atualizar o software periodicamente e utilizar a versão mais recente, com um software pirata se contentar com o tipo e a versão que comprou mais barata.. Como não há nada legítimo no software pirateado, faz total sentido que as atualizações não sejam incluídas. De fato, além disso corre o risco de ser apanhado ao tentar atualizar ligando-se ao site do software original.

 

  • Perigos de segurança: quando compra um software pirata, é como se estivesse a mergulhar em águas escuras sem ter ideia do que está prestes a ver debaixo d’água. Embora possa gabar-se de ter conseguido poupar alguns euros com o software pirata, existem muitos perigos que o devem impedir de instalar software não legitimo. De facto, existem danos graves que podem ser causados ​​ao seu computador por malware e spyware incluídos na cópia do software que lhe entregam. Às vezes, esses danos não podem ser reparados e acaba por pagar muito mais ao ligar para os especialistas para o tentarem ajudar. Já para não falar nas informações que podem recolher sobre si e sem o seu consentimento nos sites obscuros de pirataria.

 

Como se proteger de software pirateado

 

woman wearing headphones using laptop beside the glass window grayscale photo Photo by on

Existem diretrizes simples e altamente eficazes, que ajudam a ficar longe de todos os problemas relacionados à pirataria de software. Isto, quer esteja interessado na pirataria da Microsoft ou em qualquer outra versão pirateada de software que possa parecer cara e fora de alcance, siga as regras e tire o máximo proveito da sua segurança online. Se está a perguntar-se como se livrar das balas e permanecer livre de pirataria, mesmo quando não consegue ver claramente se o vendedor do software é legítimo ou não, aqui está o que deve fazer:

 

  • Procurar fornecedores idóneos: A Internet está sobrecarregada com fornecedores que oferecem ótimas promoções e uma infinidade de produtos para escolher. Se nunca ouviu falar do site que está a visitar, provavelmente deve procurar em outro lugar. Felizmente, a concorrência tem aumentado e, portanto, não terá problemas para encontrar o que está à procura.

 

  • Identificar sites legítimos: Semelhante ao anterior, deve prestar atenção aos sinais que destacam a camada de segurança do site encontrado. Se houver um certificado de segurança adequado na forma de um cadeado na barra de endereço ou como um banner em algum lugar da página inicial do site, é seguro comprar. Caso contrário, há algo suspeito e seria melhor tentar procurar um fornecedor diferente.

 

  • HTTPS é a chave: a criptografia é sempre um bónus online! Esse é o motivo pelo qual deve ficar de olho nos URLs iniciados com HTTPS, em vez de HTTP. De facto, esse pormenor faz toda a diferença na segurança com que navega nos sites específicos para compras e partilha de informações pessoais. Portanto, como regra geral, o HTTPS deve ser sempre a sua principal preocupação.

 

  • Seja realista: quando já conhece o preço de um produto específico e o encontra por um preço muito mais atraente, pergunte-se se será realmente um produto legal e se o site terá autorização do fabricante para o vender a esse preço. O preço não deve variar muito, uma vez que a margem de lucro é principalmente predeterminada. Portanto, se ler sobre ofertas e preços muito baratos de software que nunca imaginaria, deve ser crítico e pensar duas vezes antes de comprar!

 

 

 

Conclusões

Como pode ver, existem perigos graves ocultos por trás de software pirateado e por isso tem de ter o máximo de cuidado nas suas compras. Embora poupar dinheiro seja sempre um fator motivador para os compradores, não deve ser a única variável que deve ter em consideração. Estar seguro e evitar que problemas muito mais graves relacionados com a sua segurança deve ser a sua principal prioridade! Portanto, não se deixe levar pelas areias movediças da partilha de ficheiros e da pirataria e siga todas as recomendações necessárias que lhe trarão tranquilidade!

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Conteúdo:

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se ATUALIZADO!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin