Os óculos revolucionários da Google

Nos últimos anos a Google tem estado sempre presente nas grandes revoluções tecnológicas que têm surgido. Investem muito tempo e verbas na criação de novas tecnologias e soluções que quebram com tradições e barreiras e trazem para o nosso dia-a-dia as soluções que são o futuro.

Foi agora apresentada mais uma novidade da Google, o Project Glass, que promete revolucionar a forma como nos relacionamos com o meio que nos envolve e com as pessoas com quem nos relacionamos. São uns simples óculos, mas trazem o mundo para a frente dos nossos olhos.

Depois de muita especulação sobre um novo dispositivo que estaria a ser desenvolvido em segredo, a Google apresentou ontem a sua mais recente invenção. O Project Glass traz para o mundo real uma ideia já muito desejada e já diversas vezes vista em filmes de ficção científica.

Os óculos de realidade aumentada da Google foram apresentados e prometem fazer com que tenhamos uma integração e interacção com o resto do mundo de forma que até hoje não era possível. É um projecto que tem ainda muito para ser desenvolvido, mas conseguiu já cativar muita gente.

Este projecto foi desenvolvido por um pequeno grupo dentro da equipa do Google X e pretende para já apresentar a ideia ao mundo e recolher opiniões e novas ideias para o seu desenvolvimento.

A equipa que o está a desenvolver tem já bastantes ideias sobre o caminho a ser tomado e apresentaram já várias imagens com a forma que deverá ter e um vídeo que nos mostra a forma como o iremos usar no dia-a-dia e como será usado para interagir com o local onde estamos e com quem queremos partilhar esses momentos.

O vídeo sobre o Project Glass, agora apresentado pode ser visto abaixo:

O protótipo apresentado mostra um produto numa fase de desenvolvimento já muito avançado. A armação de óculos suporta uma pequena lente que está colocada sobre um dos olhos dos utilizadores e onde é apresentada toda a informação relevante. Toda a interacção é feita com recursos a comandos de voz, o que garante uma total independência.

Uma das maiores preocupações de quem viu o Project Glass era a intrusão que estes óculos vão trazer e o facto de que o constante fluxo de informação que pode trazer acabaria por ter um impacto grande na concentração de quem usasse esta novidade tecnológica.

Mas quem já o testou garante que o Project Glass vai facilitar a nossa vida ao eliminar a necessidade de termos vários equipamentos para as várias tarefas que realizamos. Deixamos de ter de tirar do bolso o telefone para tirarmos uma fotografia ou atender uma chamada. Basta dar a ordem e os óculos tratam da tarefa.

Ainda existe muito caminho a ser trilhado e percorrido, mas o futuro está à porta e as ferramentas que vamos usar nele começam já a aparecer. Esta é apenas uma das muitas que vamos de certeza ter à nossa disposição e a Google, mais uma vez, mostra qual o caminho a ser percorrido.

Serão estes os equipamentos que nos esperam no futuro?

A sua utilidade e integração tornará a nossa vida mais fácil ou vamos ter acesso a demasiada informação?

Homepage: Project Glass

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.