Os Informáticos não devem depender da estratégia do negócio

Os Informáticos, como profissionais de TI “têm de estar à frente do negócio”, defendeu a analista da Forrester, durante o fórum europeu da consultora a decorrer em Barcelona

Os Informáticos não devem depender da estratégia do negócio 1
O alinhamento das TI com os negócios deve ser esquecido: os departamentos de TI não podem ficar à espera que o negócio defina a estratégia para depois desenvolver uma estratégia de TI adequada. A mensagem pertence a Sharyn Leaver, analista da Forrester focada e problemas dos CIO. Os profissionais de TI “têm de ser mais avançados do que o negócio”, defende.

 

Informáticos e Estratégias de Negócio

Estudos da Forrester entre líderes empresariais, revelaram a dimensão do desafio: 35% dos entrevistados dizem não depender do departamento de TI para gerar inovação e 65 % consideram ter orçamentos para comprar tecnologias de informação sem envolver a função tradicionalmente responsável pelas TI nas empresas.

Os Informáticos não devem depender da estratégia do negócio 3

A Forrester disse que os departamentos de marketing das organizações eram mais propensos a ignorar o departamento de TI consequentemente os Informáticos.

E por isso os analistas questionaram os directores de marketing acerca das razões pela quais o faziam: “Dizem valorizar mais a rapidez sobre qualquer outro factor e consideram que os departamentos de TI e os Informáticos não entendem isso”, esclarece Leaver.

Uma segunda razão para ignorar os Informáticos profissionais de TI é a proliferação de tecnologias prontas a serem adoptadas individualmente para o negócio.

Outra razão é o facto de os líderes empresariais de negócio estarem mais sensíveis e conhecerem mais de tecnologia do que nunca.

Segundo Leaver, um levantamento sobre empregados de geração Y revelou que 64% deles descarregam sem autorização aplicações da Internet ou utilizam um site externo para fazer o seu trabalho, pelo menos uma vez por semana.

Destes, cerca de 40% dizem fazer isso “pelo menos uma vez por dia”.

A geração Y representa agora menos de 10% da força de trabalho, mas em dez anos atingirá metade dos recursos humanos.

“Essas pessoas vão realmente derrubar o status quo do departamento das TI e dos Informáticos”, prevê.

A visão deles sobre o que precsiam para fazer o seu trabalho tem mudado, diz a analista para quem esses funcionários – “são engenhosos e procuram as ferramentas necessárias “.

Leaver insiste na necessidade de os departamentos de TI e dos Informáticos, se reinventarem sob pena de se tornarem irrelevantes.

 

Informáticos ou Gestores contem-nos a vossa experiência.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.