Os grandes websites já adotaram HTTPS por defeito

Os grandes websites já adotaram HTTPS por defeito 1

No o seu mais novo relatório de transparência, o Google afirma que o o seu objetivo é “disponibilizar produtos e serviços com 100% de criptografia”. Isso envolve adotar ligações seguras (HTTPS) por defeito, e fazer a restante internet seguir o o seu exemplo.

Parece que o empenho está a dar certo: entre os cem principais websites do mundo, o número dos que usam o HTTPS como critério quase duplicou desde o ano passado, indo de 37 para 71. Até mesmo os websites de pornografia, como Pornhub e XVideos, entraram para a lista.

O Informatico.pt utiliza o HTTPS por defeito há diversos anos. Entre os grandes websites que ainda não fazem isso, temos diversos domínios da China (Alibaba, Xinhua, Weibo, China Daily), onde o governo exerce maior controlo sobre a internet;

Os grandes websites já adotaram HTTPS por defeito 3

67% das páginas são carregadas através de HTTPS no Chrome para Windows (contra 41% em 2015). No Chrome para Android, a percentagem é de 68% (contra 33% há três anos).

Ao considerar apenas os produtos do Google, 89% do tráfego mundial é encriptado (contra 50% no início de 2014). No caso do Drive, Gmail, YouTube e Agenda, esse valor é de quase 100%.

O HTTPS protege a ligação em ambas as extremidades, evitando que dados sejam apanhados ou manipulados entre o servidor — algo útil num mundo onde é difícil até mesmo confiar no Wi-Fi.

A a sua adoção é um empenho conjunto entre diferentes organizações de tecnologia. Este mês, o Chrome passou a avisar quando o utilizador digita qualquer coisa em websites inseguros. No ano passado, a Apple passou a exigir ligações HTTPS por defeito em aplicações do iOS. E em 2013, o Facebook ativou a ligação segura para todos os seus utilizadores.

O Google tem um manual para programadores migrarem para o HTTPS, mas recorda de algumas limitações: por exemplo, alguns equipamentos móveis mais antigos “jamais serão compatíveis com a criptografia” porque não recebem updates de programa informático.

Fonte: Google, Engadget, TechCrunch.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.