Os dispositivos moveis vão acabar com os PCs

O consumo de dados em dispositivos móveis cresceu 47% no último ano, segundo estudo realizado pela Oracle.

Os utilizadores com dispositivos móveis aumentaram o consumo de dados em 47% no último ano, segundo o estudo “O futuro das comunicações móveis”, elaborado pela Oracle a partir de uma consulta a cerca de 3.000 pessoas de todo o mundo. O estudo confirma confirma o momento de glória dos telemóveis e dos tabletes, das aplicações “apps”, e das dúvidas sobre como acederemos a internet a médio prazo.



Entre a Apple Store e o Android Market, em poucos anos descarregaram-se mais de 20.000 milhões de “apps”, valor que mostra uma mudança global: mais tráfego de dados nos móveis, como mostra o estudo da Oracle; mais navegação, mais internet em muitos dispositivos… e possivelmente menos Web, menos SEO, menos navegação convencional em computadores fixos.

Um exemplo: uma quinta parte do tráfego total online do Financial Times procede de dispositivos móveis. Mais, segundo a empresa de análise comScore: smartphones e tabletes já supõem 7% do tráfico digital nos Estados Unidos. E outro dado, esta vez do Nielsen: 62% dos adultos de entre 25 e 34 anos que têm móvel nos EUA possui um smartphone.

Um dado real é que ainda cresce a venda de computadores no mundo, foram  3,2% no terceiro trimestre de 2011, segundo a Gartner, mas os peritos consideram que se trata de um mercado estagnado. Por outro lado, aumenta sem parar o número de telefones inteligentes conectados a internet (835 milhões de usuários em todo mundo, segundo Morgan Stanley), descarregam-se mais e mais aplicações (centenas de milhões cada semana), e pouco a pouco nos acostumamos a navegar de outra maneira. Todo isso significará a morte da Web?, como disse recentemente Javier Rodríguez Sapateiro, máximo representante do Google na Espanha.
Na mesma pesquisa da Oracle, conhecida hoje, diz-se além que os móveis se dispõem a devorar sem contemplações outros dispositivos. Na pesquisa de 2010, 54% dos usuários perguntados dizia que o telefone substituiria a seu iPod em 2015; entretanto, na pesquisa deste ano, 34% diz que já o tem feito.
“Mobilidade é tudo?”

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.