Os clones chineses da Tesla

Elon Musk já prometeu lançar o Model III este ano, um carro que ronde os 35 mil dólares. Recorde-se que o Model S começa nos 71 mil e o Model X SUV custa 143 mil dólares. No entanto, a concorrência chinesa está atenta e já está a desenvolver vários modelos “inspirados” no Model S que podem agradar a compradores com um poder de compra dentro da média. A Tesla poderá estar a entrar numa batalha semelhante à que opôs a Land Rover a uma empresa chinesa que copiou os Evoque SUV, explica a Wired.

Na China, a mão de obra é barata,as cadeias de fornecimento já estão preparadas e há uma atitude algo relaxada no que diz respeito à defesa de propriedade intelectual, o que forma um conjunto de condições favoráveis ao surgimento de concorrentes e cópias.

O rival chinês mais posicionado para copiar a Tesla será a Le* Car, um projeto da LeTV, considerada a Netflix da China e liderada por Jia Yueting, que também fabrica as smart TV mais populares daquele país. O modelo desta empresa é descrito como um Model S com um estilo de hipercarro europeu e deve ser apresentado no Salão Automóvel de Pequim. Este projeto está a ser liderado por Tony Nie, fundador da Lotus Engineering na China, e já tem mais de 600 funcionários, muitos dos quais contratados diretamente na GM, BMW e Tesla. A produção deve começar no início de 2018.

Outro potencial clone pode ser o Youxia Ranger X, que é um gémeo do modelo da Tesla. A equipa de 50 engenheiros e designers terá finalizado o projeto em apenas 16 meses. Alguma da inspiração também vem de modelos da Lexus, Audi e Maserati. Os manípulos das portas estão oculos, há um ecrã tátil de 17 polegadas, o motor elétrico vai ter 348 cavalos, capaz de ir dos 0 aos 100 em apenas 5,5 segundos e está integrada uma solução para produzir sons de combustão artificialmente para o veículo ser notado.

Por seu lado, a Tesla já emitiu um comunicado a defender que está satisfeita «por ver o Model S e o modelo de negócio da Tesla como um benchmark para melhoria. Abrimos as nossas patentes para encorajar a utilização da nossa tecnologia de boa fé, não para facilitar a criação de imitações da Tesla, que não avançam com a inovação, nem ajudam ao movimento EV».

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.