Os cientistas obrigam os sedentários a caminhar

Os cientistas sabem que só caminhar já reduz massivamente o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, mas eles não sabiam o porquê. Agora, forçando pessoas saudáveis a agir como sedentários, eles começaram a entender – e mostram porque caminhar é o melhor exercício que pode fazer.

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Por que é difícil entender os benefícios da caminhada para quem vive no sedentarismo? Porque, em geral, este estilo de vida vem associado a outros fatores: dieta ruim, sobrepeso e vários outros problemas. Então, para entender porque caminhadas são boas para a saúde, cientistas da Universidade de Missouri (EUA) fizeram o contrário do comum: escolheram pessoas ativas e em forma, e as tornaram sedentárias.

Segundo o New York Times, os voluntários passaram três dias vivendo seu estilo de vida normal e ativo, e depois foram forçados a reduzir seus esforços em pelo menos metade. Durante esse período, o nível de açúcar no sangue foi continuamente monitorado. “Está cada vez mais claro que variações bruscas do açúcar no sangue, especialmente depois de uma refeição, são ruins para a saúde”, diz John P. Thyfault, um dos investigadores. “Variações bruscas e oscilações do açúcar no sangue após refeições têm sido relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.”

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Entre os dois períodos, os participantes reduziram sua atividade de 13.000 passos caminhados por dia, em média, para menos de 4.300 passos. Enquanto isso, eles comiam exatamente as mesmas refeições e lanches.

O resultado: os níveis de açúcar no sangue saltavam durante os dias inativos, e as variações bruscas ficavam mais perceptíveis à medida que as pessoas continuavam sedentárias. Isto não se trata de boa forma nem de engordar: esta é a reação do corpo a fazer menos exercício – mesmo que seja de baixo impacto, como caminhar.

As variações bruscas não são uma completa surpresa, mas elas são preocupantes, e sugerem que mesmo alguém com peso normal e dieta saudável pode sofrer grandes saltos na glicemia se viver de forma sedentária – um problema que pode resultar em aparecimento precoce de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Moral da história: mexa-se mais. Não precisa ser exercício de alto impacto, e não precisa atrapalhar seu estilo de vida. Mas levante e vá andar um pouco! Cada vez mais provas científicas mostram que caminhar é o melhor exercício que pode fazer – então faça. [New York Times; foto por Mustafa Khayat]

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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