Ordem dos Engenheiros admite licenciados pós-Bolonha (3 anos)

A Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros aprovou, em 9 de Julho, alterações significativas ao Regulamento de Admissão e Qualificação (RAQ), permitindo a implementação da decisão do mesmo órgão, tomada a 26 de Março, de admitir membros detentores do grau de licenciado em Engenharia (licenciatura de três anos pós-Bolonha).

Ordem dos Engenheiros admite licenciados pós-Bolonha (3 anos) 1

Nos requisitos para admissão à Ordem dos Engenheiros (OE), mantém-se o que estipula o respectivo estatuto, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de Junho, e que compreende a obtenção de um grau académico do ensino superior em curso de engenharia, provas de admissão à Ordem e estágio.

Av. António Augusto de Aguiar,
n.º 3D, 1069-030 Lisboasecretariageral@ordemdosengenheiros.pt

Comunicado à Imprensa
Comunicado do Conselho Directivo Nacional
da Ordem dos Engenheiros
               3/2011      11 de Julho de 2011

Ordem dos Engenheiros admite membros detentores do grau de licenciado em Engenharia (pós-Bolonha)
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros aprovou, em 9 de Julho, alterações significativas ao Regulamento de Admissão e Qualificação (RAQ), permitindo a implementação da decisão do mesmo órgão, tomada a 26 de Março, de admitir membros detentores do grau de licenciado em Engenharia (licenciatura de três anos pós-Bolonha).Nos requisitos para admissão à Ordem dos Engenheiros (OE), mantém-se o que estipula o respectivo estatuto, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 119/92, de 30 de Junho, e que compreende a obtenção de um grau académico do ensino superior em curso de engenharia, provas de admissão à Ordem e estágio.

Com a presente revisão do RAQ, inicia-se na OE um novo ciclo, relativo à adaptação da profissão de Engenheiro ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha, mantendo-se a mesma determinação na promoção da qualidade da Engenharia em Portugal, através da atribuição do título profissional de Engenheiro e do reconhecimento de qualificações profissionais individuais, ajustadas ao nível de conhecimentos, aptidões e competências na admissão, garantindo condições de valorização e de reconhecimento do desenvolvimento profissional ao longo da carreira.

Com esta decisão histórica, a OE, para além de se posicionar perante os desafios do futuro, mantém como princípio orientador a afirmação das exigências de qualidade que sempre nortearam os seus objectivos, regulando desta forma a actividade dos engenheiros, com o propósito de poder continuar a garantir a confiança pública e o reconhecimento pela Sociedade e pelo Estado.

Lisboa, 11 de Julho de 2011

Carlos Matias Ramos
Bastonário da Ordem dos Engenheiros

Como me posso inscrever na Ordem dos Engenheiros? – Estatuto OE

O processo de inscrição na Ordem dos Engenheiros está descrito no Grupo Membros, Serviços, Admissão. Implica a titularidade de um curso na área de Engenharia. Neste momento a dispensa de exame aplica-se a todos os cursos listados no portal da Ordem dos Engenheiros.

No caso de Experiência Profissional superior ou igual a cinco anos poderá solicitar a avaliação curricular, parecer prévio ao Conselho de Admissão e Qualificação, adquirindo assim, perante parecer favorável, a Qualificação Profissional de Membro Efectivo.

No caso de Experiência Profissional inferior a cinco anos deverá propor-se a estágio.

Estágio

As condições para atribuição da categoria de Membro Estagiário e de acesso e admissão ao Estágio são as que se encontram estabelecidas nos artigos 1º a 4º do Regulamento de Estágios.
– Existem duas modalidades de estágio, Curricular e Formal;
– Na generalidade das situações de início do exercício profissional, deve ser adoptada a modalidade de estágio curricular;
– A modalidade de estágio formal será apenas adoptada em situações especiais, quando a actividade a desenvolver no estágio tiver as características de um trabalho específico de carácter científico, tecnológico ou técnico de reconhecida complexidade e a realizar durante um período limitado de tempo;
– A formação em deontologia profissional é obrigatória;
– Na modalidade de prática curricular, o Estágio terá a duração de vinte e quatro meses;
– Na modalidade de prática formal, o Estágio terá a duração mínima de seis meses;
– No final do Estágio, o Engenheiro Estagiário tem dois meses para apresentar o relatório das actividades desenvolvidas;
– O relatório deve ser organizado de forma clara e sistemática, procurando descrever o percurso de formação do candidato, com ênfase para os elementos da sua integração no mundo profissional e, no caso particular da prática formal, os elementos relevantes do trabalho específico realizado;
– O Engenheiro Estagiário que realiza o seu Estágio na modalidade curricular terá que enviar, semestralmente, um relatório sucinto;
– Decorridos três meses do início do estágio, o Engenheiro Estagiário que realiza o seu estágio na modalidade formal terá que enviar um relatório intercalar;
– O Orientador deve ter um mínimo de cinco anos de exercício profissional e de inscrição na Ordem dos Engenheiros, pertencer à mesma Especialidade do Engenheiro Estagiário (salvo excepções devidamente fundamentadas), e não pode ter no seu registo disciplinar qualquer pena superior à Advertência;
– Em qualquer das modalidades de estágio, a avaliação é feita pelo Conselho Regional de Colégio da especialidade;
– O resultado da avaliação do Estágio poderá ser um dos três seguintes: Não Aprovado, Aprovado ou Aprovado Com Distinção;
– A avaliação do processo de Estágio é efectuada por membros efectivos da Ordem, indicados pelo Conselho Regional do Colégio da Especialidade.

Para mais informações poderá consultar o Guia de Estágio, disponível no Grupo Instituição, Estatuto e Regulamentos, Outra Regulamentação.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.