Oportunidades da nova Robótica

Já existem smartphones à face do planeta do que pessoas. Bastaram dez anos para que estes dispositivos se tornassem numa commodity e numa extensão de vidas e negócios. O ritmo a que novas tecnologias se desenvolvem, no mundo de hoje, significa tremendas oportunidades e, sobretudo, democratização, espantando até os que as acompanham de perto.

“O ritmo de inovação é, por si e em si, uma surpresa”, confessa-nos Karen Kharmandarian, senior investment manager na Pictet Asset Management, empresa de gestão de fundos de investimento. “Sempre soube que a robótica e a inteligência artificial não são tecnologias lineares, mas exponenciais. No entanto, os novos avanços e aplicações continuam a surpreender”.

Kharmandarian, que é um dos maiores especialistas mundiais em robótica, esteve em Portugal a convite do Banco Best para uma conferência dedicada à robótica e à Indústria 4.0, onde reiterou que a velocidade de desenvolvimento é superior ao esperado.

Geração de Robôs inteligentes

Hoje, o conceito de robótica difere bastante do da primeira geração, nos anos 60, que envolvia tarefas repetitivas e de controlo de movimento. A segunda geração, que começou nos 2000, adicionou a perceção e capacidades de navegação, bem como context awareness. A terceira, em desenvolvimento, chega menos de 20 anos depois da anterior.

“A última geração está a adicionar sistemas cognitivos, graças à inteligência artificial desenvolvida a partir do vasto volume de dados digitais disponíveis e a novas formas de interação entre humanos e máquinas”, esclarece. Assim, os robôs inteligentes vão desde machine vision a sistemas hápticos (que permitem tocar e manipular objetos em ambientes virtuais), à própria compreensão e processamento de linguagem natural, englobando tecnologias de mapeamento e navegação.

Também incluímos neste conceito as tecnologias que permitem compreender todo os dados disponíveis atualmente, ou seja, tanto a capacidade de computação como a próxima geração de processadores dedicados a software e a algoritmos de inteligência artificial”.

Mudança ao virar da esquina

Basta olhar ao nosso redor para perceber que tudo está a mudar rapidamente e Kharmandarian dá como exemplo os veículos autónomos. “Até há pouco tempo, previa-se que estivessem nas estradas dentro de 20 a 30 anos. Agora espera-se que cheguem antes do virar da próxima década”. Outro exemplo apontado pelo especialista da Pictet Asset Management é o de um drone de transporte de passageiros, apresentado no CES do ano passado, em Las Vegas, ainda em fase de protótipo e que já na segunda metade deste ano será utilizado como um táxi aéreo no Dubai.

“Prevejo surpresas futuras, que advirão do modo como interagiremos com as máquinas e com as assistentes virtuais em breve – não com recurso a teclados ou programas, mas de modo mais intuitivo e através de formas de comunicação mais naturais, como a fala, por exemplo”.

Benefícios para as empresas

Segundo Kharmandarian, a próxima geração de robôs inteligentes, sustentados por inteligência artificial (IA), está a ganhar tração a um ritmo que passa despercebido à maioria dos executivos, sobretudo no que diz respeito aos benefícios que podem advir para os negócios. “A maior promessa diz respeito ao poder que a robótica tem para transformar a proposta de valor de uma empresa – e para mudar fundamentalmente a dinâmica competitiva de qualquer indústria”, sublinha. E como pode ser um catalisador da inovação?

A nova geração de robótica oferece a possibilidade de chegar a novos designs de produto e a produtos customizados com maior rapidez e a custos mais baixos, permitindo que as empresas ajustem permanentemente a sua oferta às preferências e exigências crescentes dos consumidores. Em suma, permite colocar no mercado produtos e serviços com um nível de personalização muitíssimo elevado, à medida que esta é solicitada, de forma rentável.

“A robótica dá aos negócios a oportunidade de crescer e ultrapassar a concorrência. Mas não é uma opção, um ‘nice to have’. Tornou-se já numa necessidade”, adverte. Além da indústria, são vários os setores que podem beneficiar da robótica – da agricultura ao próprio entretenimento. As maiores oportunidades, de momento, estão no setor dos transportes e da logística, no comércio eletrónico e também na saúde.

Um passo para a De-Globalização?

Pode esta (re)evolução significar uma viragem no atual status quo da industrialização mundial? “A robótica pode contribuir para a ‘de-globalização’ e para a reindustrialização dos países do ocidente e, no processo, criar novos postos de trabalho, em torno desta tendência”. Por um lado, realça Karen Kharmandarian, “a qualidade e a consistência dos produtos aumentam, já que os robôs asseguram o cumprimento dos standards de qualidade estabelecidos”, sejam os que são definidos por reguladores, pelas expetativas dos clientes ou pelas próprias empresas. Por outro, a disseminação da utilização dos robôs levará a que os custos da própria tecnologia diminuam rapidamente.

“O custo médio por hora desta nova geração de robótica já compete de forma muito favorável com o do trabalhador, mesmo nos países em desenvolvimento, como a China, onde apesar de tudo os salários têm vindo a aumentar”, aponta. Assim, o outsourcing da produção em países onde o custo do trabalho é menor já não é tão atrativo como outrora. “Com os robôs, é possível trazer a produção para mais perto dos clientes, produzir on- -demand, de forma muito flexível, com maior controlo de qualidade e um time to market menor, já que não é necessário esperar semanas pelos contentores”, nota o especialista.

Fonte: ITinsight

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.