Office 365 VS Google Apps

O Office 365 é a resposta da Microsoft ao Google Apps para empresas, só está disponível para testes beta.

Office 365 VS Google Apps 1

A microsoft desenvolveu assim um pacote de ferramentas para empresas nomeadamente, de email,  processamento de texto, comunicação na Web, e dezenas de outros serviços para PCs e dispositivos móveis.

Mas espere um minuto, não será antes uma resposta de Google ao domínio da Microsoft no segmento da produtividade?

Afinal, a Microsoft tem-se mantido líder em software de desktop à décadas. Em 2006 o Google lançou o GoogleDocs, um processador de texto online que ainda mal arranha a superfície dos recursos encontrados no Microsoft Word.

È tudo verdade, mas o Google ofereceu como novo recurso a possibilidade de colaboração, enquanto que a Microsoft tem-se vindo a arrastar para migrar o Office para a nuvem.

Para os utilizadores do software gratuito Google Docs, basta pressionar o botão Share para convidar alguém para um documento, e ver as edições que o outro faz, em tempo real.

As pessoas que não pretendam pagar  por uma licença do Shared Point da Microsoft podem usar gratuitamente o Google Docs.

Esse tipo de possibilidade de colaboração revoluciona a maneira de trabalhar em grupo.

 

Será que esses serviços são importantes

A nuvem não é apenas um chavão para as coisas armazenados on-line , é onde o futuro da produtividade reside. Cada vez mais trabalhadores usam dispositivos móveis.

O Office 365 e o Google Apps prometem revolucionar a maneira de trabalhar das Empresas.

A Migração das ferramentas para a nuvem tem um grande potencial de poupança.

As reuniões online reduzem a necessidade de viagens de negócios e as aplicações móveis que os trabalhadores usam através para trabalhar no mesmo documento ao mesmo tempo.

Equipando os funcionários com softwares que funcionam na internet também elimina a necessidade de instalar aplicações locais e, em seguida, a necessidade de atualizações e patches.

Reduz a necessidade de equipar os seus trabalhadores com computadores e também equipar a sua sede com uma sala de servidores e funcionários de TI.

 

Quais as suas Funcionalidades

O Office 365 combina edições online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, com o Exchange que permite aceder ao calendário móvel e ao email.

O pacote também prevê SharePoint para uma intranet e documentos compartilhados e Lync para Mensagens Instantâneas, reuniões online, e chamadas de áudio e vídeo.

Cobre uma taxa extra de software Microsoft Office Professional Plus, incluindo o Outlook para e-mail e calendários. Leia mais sobre as funcionalidades do Office 365 .

O Google Apps para empresas inclui Documentos, Folhas de Cálculo, Apresentações, Gmail, Calendario, Grupos (para colaboração em grupo), e Sites (para intranets).

O Google também oferece um monte de coisas que não é não se pode encontrar no Office 365, mas que também se podem conseguir sem a assinatura do Google Apps, como o Reader, o AdWords, o Picasa e Blogger.

Depois, há o Google Apps Marketplace .

Inspirado pelo gênio da mudança da Apple de convidar terceiros para criar aplicativos para o iPhone, o Google convidou o mundo a criar ferramentas para aplicativos de negócios.

Existem aplicações para folhas de pagamento, contabilidade, etc…

Entretanto, a Microsoft, no domingo (dia 17) anunciou o seu próprio Office Marketplace 365, que actualmente dispõe de 100 aplicações e 400 serviços profissionais, de entre os 16 mil parceiros da Microsoft.

Office 365 vs. Google Apps Feature Comparison

Estes pacotes são diferentes dos serviços de consumidor gratuito, mas o que incluem provavelmente é o suficiente para a maioria dos negócios.

O Microsoft Office Web Apps é o nome para as versões online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

O Office 365 começa a 6 Euros por utilizador por mês, enquanto o Google Apps para empresas é um pouco menos caro em 40€ por ano, o que equivale a 4 euros mensais por utilizador.

A Microsoft não oferece nenhum incentivo para a compra do Office Professional Plus, no entanto, tornando-o muito mais acessível do que o preço do software de desktop.

 

Qual será o vencedor?

O Google acena com todos os tipos de iscas para atrair as pessoas para longe da Microsoft. O Google Apps migração para o Microsoft Exchange permite que as organizações movam o e-mail, calendários e contatos, bem como ficheiros PST, e os dados do servidor IMAP para o Google Apps.

O Google Cloud Connect plug-in para o Microsoft Office 2003 a 2010 permite-lhe colaborar com outros usuários do Google dentro do Office.

O Google Apps abriu a colaboração on-line, mas a Microsoft tem mais espaço no mercado para construir o seu legado.

Google Apps tem 3 milhões de utilizadores, dez vezes menos que as pessoas que usam o Office Web Apps.

Além disso, há milhões de pessoas que usam o Microsoft Business Productivity Online Standard Suite (BPOS), que irá ser atualizado para o Office 365.

Apesar de o Google continua a ser o rei da busca, ele não tem sequer a base de utilizadores que a Microsoft possui faz para qualquer um de seus aplicativos e 750 milhões de pessoas usam o Microsoft Office desktop.

Das 100.000 pessoas que se inscreveram para testar o beta do Office 365, 70 por cento são de pequenas empresas.

Google Docs (left) and Microsoft Word; click for full-size view.

O Google Docs oferece uma fração dos recursos da área de trabalho do Microsoft Word.Microsoft Word fornece uma linha, mas o Google não tem somente o software de desktop.

Ainda assim, o público é volúvel, e clientes das empresas querem economizar tempo, dinheiro e dores de cabeça.

A Microsoft e o Google permite integram-se um com o outro, assim os utilizadores de qualquer Serviço 365 ou do Google Apps podem mexer com as ferramentas de ambos.

Eu uso o Google Apps diariamente e a área de trabalho do Microsoft Office com a mesma freqüência.

Existem ainda muitas tarefas que as ferramentas online do Google não pode segurar, mas as ofertas do Google, deixam-se aceder e editar documentos em qualquer lugar.

Por que não usar o Office Web Apps?

A Microsoft pode “ganhar” a batalha da nuvem, w coinseguir  atrair mais utilizadores do Google, ou pode simplesmente convencer muitos clientes existentes do Microsoft Office a adotar 365.

No entanto, as suas ferramentas móveis e até mesmo a sua estrutura de preços são mais complexas do que as do Google Apps para empresas.

Se quiser começar rapidamente, com um pacote da nuvem e não precisa de recursos tão ricos comos os da Microsoft, a opção do Google é amigável.

Por fim, o pacote da Microsoft é provavelmente a melhor escolha para empresas que buscam uma forma mais formal de ulização de ferramentas da nuvem.

Mas o Google Apps parece uma escolha mais natural para as empresas que fazem a maioria de seu trabalho online.

E você o que prefere?

 

Google apps ou o Office 365 ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 Responses

  1. hace un par de semanas baje microsoft office 2010 y cuando iva a instalarlo me pedia q desinstale todo lo que sea compatible microsoft y tuve q desinstalar microsoft office 2007 como hago para volve a bajarlo y recuperarlo? alguna pagina o algo ? es urgente

  2. Tenía el Microsoft de prueba pero ya se me ha agotado y al tener un portátil no tiene entrada para cd. Necesito descargar uno pero que no sea de prueba por favor. Muchas gracias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.