Um estudo da Trend Micro revela que, 43% dos decisores de TI teve falhas ou problemas de segurança com o seu fornecedor cloud no último ano.
A maioria das empresas reconhece algum receio perante a adopção da cloud computing, e com razão: quase metade (43%) dos responsáveis pela tomada de decisões em TI confirmou uma falha ou um problema de segurança com o seu fornecedor cloud nos últimos 12 meses, segundo um recente estudo de segurança na cloud da Trend Micro.
O inquérito, em que participaram 1.200 responsáveis pela tomada de decisões em TI nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia, Canadá e Japão, revela as inseguranças e preocupações dos participantes relativamente à sua “viagem nas nuvens”.
O estudo confirma que, em geral, as empresas estão a mover-se para a nuvem a bom ritmo, iniciando uma maré gigante que multiplica o número de novas implementações. Ainda que sejam pouco mais de 10% os inquiridos que actualmente têm projectos de computação cloud em mente (ou em projecto), cerca de metade já os têm a funcionar ou trabalham em diversas fases-piloto com novas aplicações na nuvem.
Mas apesar da crescente popularidade da cloud computing na maioria dos países, a confusão ainda existe entre as empresas até ao ponto de que algumas nem sequer sabem o que é esta classe de serviços. De facto, quando se lhes apresentou uma lista de serviços de cloud computing, 93% dos inquiridos disse estar a trabalhar actualmente com pelo menos um deles, enquanto que os restantes 7% assegurou que a sua empresa não tem intenção de implementar nenhum serviço deste tipo, o que faz supor alguma contradição.
A segurança continua a ser o principal obstáculo quando chega à hora de apostar na adopção da cloud computing, e muitas empresas consideram que o rendimento e a disponibilidade também o são quase ao mesmo nível.
Segundo o estudo, os inquiridos asseguram que os principais obstáculos para a adopção de serviços cloud são dois: a preocupação com a segurança, seja dos dados ou da infraestrutura cloud (com 50%), e o rendimento e a disponibilidade dos serviços na nuvem (com 48%).
Quando se trata de salvaguardar os dados sensíveis armazenados na nuvem, as empresas apostam na encriptação, segundo 85% dos inquiridos. E antes de dar o passo para a adopção da cloud computing, mais de metade assegurou estar mais disposto a ter em conta um determinado fornecedor de cloud se este incluir na sua oferta a cifra de informação. Claro que as técnicas de encriptação mais utilizadas actualmente ainda são vulneráveis.
(Computerworld.es)