O Youtube protege identidade das pessoas

O YouTube adicionou esta semana uma nova funcionalidade ao serviço de edição de vídeo, que permite a um utilizador ocultar a identidade de qualquer pessoa dentro de um vídeo com um simples clique do rato.

A nova funcionalidade para ocultar os rostos, foi adicionada de forma a permitir o anonimato dos utilizadores deste serviço da Google que disponibilizam notícias e imagens referentes aos direitos humanos de todo o mundo.


Este recurso permite às pessoas automaticamente embaçar rostos que aparecem em vídeos.

A tecnologia poderia, literalmente, ser um salva-vidas para alguns conflitos em algumas partes do mundo onde as pessoas podem sofrer graves consequências se forem identificados em vídeos.

A característica não pode ser usado apenas para obscurecer algumas faces. Ele tenta reconhecer e desfocar todos os rostos no vídeo.

O Google avisa que não é 100% confiável. Num  post no blog , eles referem-se à funcionalidade como “tecnologia emergente” e admitir que” às vezes tem dificuldade em detectar rostos, dependendo do ângulo, iluminação, obstruções e qualidade de vídeo” e que é possível que alguns rostos não fiquem embaçados.

Quando testei o recurso num vídeo obscureceu uma cara no vídeo, mas outros não.

Mas mesmo se desfoquem todos os rostos, precisamos prestar atenção ao que as pessoas têm vestido, onde estão e o que é no fundo os poderia identificar.

Além de ativistas, a tecnologia poderia ser usada por pais que querem postar vídeo de seus filhos – talvez jogar futebol, mas não querem que as crianças sejam reconhecidas.

 

Ou talvez alguns adultos a podem querer usar em festas, onde os vídeos que querem partilhar são engraçados, mas não queremos identificar as pessoas histéricas no vídeo.

Depois do vídeo ter sido editado, a nova funcionalidade, que pode ser encontrada na secção Additional Features do YouTube, irá esconder as identidades e, em seguida, fornecer uma antevisão do vídeo antes de ser disponibilizado ao público.

Há uns tempos, antes de se colocar algum vídeo no Youtube, as pessoas necessitavam de usar softwares para editar o seu vídeo.

Actualmente o site de compartilhamento de vídeos oferece uma vasta gamas de efeitos e funcionalidades ao utilizador, e a nova funcionalidade é a opção de desfocar os rostos.

É um recurso bastante útil para “tapar” as faces das pessoas que não desejamos que sejam mostradas numa filmagem, ou até como o Youtube diz, “o objetivo do recurso é proteger a identidade de manifestantes e advogados, bem como evitar a identificação da imagem de crianças.”

Para aplicar o efeito vá à zona de edição do vídeo e clique em opções avançadas.

Umas das desvantagens que o TecTuga encontrou, é que só tem a opção de desfocar todos os rostos, e não os que apenas queremos desfocar.

 

O que pensa desta novidade do youtube?

 

Deixe um comentário sobre o novo serviço do Youtube

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.