Saiba qual o valor do seu conhecimento

Ter muito conhecimento não significa que será muito bem remunerado. Não digo que não se deva estudar, muito pelo contrário, o conhecimento é a maior arma de qualquer profissional. A questão está em avaliar se o seu conhecimento agrega valor ao ambiente no qual se está inserido. Entender isto é essencial para converter o nosso conhecimento em valor próprio e para a empresa onde se trabalha.

Trabalhar na área da informática exige uma actualização constante principalmente ao nível tecnológico. É uma área regida basicamente por projectos, onde por vezes se juntam técnicos para trabalharem em equipa. Por exemplo se um profissional qualquer domina uma tecnologia que reduz o tempo de implementação de um sistema em cerca de 40%. Esse conhecimento irá agregar muito valor ao projecto. Redução de tempo significa redução de custo, logo, o conhecimento sobre essa tecnologia tem um valor maior do que as demais tecnologias.

Ainda na área da informática, pensemos no caso do Facebook. Se ainda não viu o filme A Rede Social, recomendo que analise com olhos críticos o projecto. Qualquer profissional desta área sabe que o Mark Zuckerberg não usou nenhuma tecnologia super secreta para criar o Facebook. Não tiro o mérito ao fundador do Facebook, afinal, a ideia foi fantástica, mas o mérito está na forma com ele converteu em valor a mesma base de conhecimento que qualquer colega recebeu na faculdade. Ou seja, qualquer bom informático poderia ter criado o Facebook, porém, foi o Mark que converteu esse conhecimento no projecto que o tornou um dos homens mais ricos do mundo.

A conversão do conhecimento em valor pode ser feita de forma directa ou indirecta. No caso de projectos como o Facebook ou até mesmo em consultorias a conversão é directa. Porém, quando somos contratados por uma empresa qualquer, precisamos evidenciar onde podemos aplicar o nosso conhecimento e como ajudará os produtos ou serviços da empresa, como a remuneração é baseada em reconhecimento e resultados, a conversão dá-se de forma indirecta.

Projectos como o Facebook mostram que mesmo o conhecimento da faculdade pode ser aplicado de forma inovadora de forma a gerar valor. Também há situações onde os conhecimentos muito específicos são dominados por poucos, e é pelo mesmo motivo que o ouro vale mais do que a prata, esses profissionais são bem recompensados pelo mercado (pelo menos enquanto aquele conhecimento for útil).

A partir de hoje, pense no que agrega ou pode agregar aos projectos em que está inserido, e lembre-se que pode ter um conhecimento específico ou um conhecimento básico que pode usar na inovação de produtos ou serviços da sua empresa.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Saiba qual o valor do seu conhecimento”

  1. como se configura el facebook para que los amigos de mis amigos vean la foto que etiquete pero no el album??

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.