Saiba qual o valor do seu conhecimento

Ter muito conhecimento não significa que será muito bem remunerado. Não digo que não se deva estudar, muito pelo contrário, o conhecimento é a maior arma de qualquer profissional. A questão está em avaliar se o seu conhecimento agrega valor ao ambiente no qual se está inserido. Entender isto é essencial para converter o nosso conhecimento em valor próprio e para a empresa onde se trabalha.

Saiba qual o valor do seu conhecimento 1

Trabalhar na área da informática exige uma actualização constante principalmente ao nível tecnológico. É uma área regida basicamente por projectos, onde por vezes se juntam técnicos para trabalharem em equipa. Por exemplo se um profissional qualquer domina uma tecnologia que reduz o tempo de implementação de um sistema em cerca de 40%. Esse conhecimento irá agregar muito valor ao projecto. Redução de tempo significa redução de custo, logo, o conhecimento sobre essa tecnologia tem um valor maior do que as demais tecnologias.

Ainda na área da informática, pensemos no caso do Facebook. Se ainda não viu o filme A Rede Social, recomendo que analise com olhos críticos o projecto. Qualquer profissional desta área sabe que o Mark Zuckerberg não usou nenhuma tecnologia super secreta para criar o Facebook. Não tiro o mérito ao fundador do Facebook, afinal, a ideia foi fantástica, mas o mérito está na forma com ele converteu em valor a mesma base de conhecimento que qualquer colega recebeu na faculdade. Ou seja, qualquer bom informático poderia ter criado o Facebook, porém, foi o Mark que converteu esse conhecimento no projecto que o tornou um dos homens mais ricos do mundo.

Saiba qual o valor do seu conhecimento 3

A conversão do conhecimento em valor pode ser feita de forma directa ou indirecta. No caso de projectos como o Facebook ou até mesmo em consultorias a conversão é directa. Porém, quando somos contratados por uma empresa qualquer, precisamos evidenciar onde podemos aplicar o nosso conhecimento e como ajudará os produtos ou serviços da empresa, como a remuneração é baseada em reconhecimento e resultados, a conversão dá-se de forma indirecta.

Projectos como o Facebook mostram que mesmo o conhecimento da faculdade pode ser aplicado de forma inovadora de forma a gerar valor. Também há situações onde os conhecimentos muito específicos são dominados por poucos, e é pelo mesmo motivo que o ouro vale mais do que a prata, esses profissionais são bem recompensados pelo mercado (pelo menos enquanto aquele conhecimento for útil).

A partir de hoje, pense no que agrega ou pode agregar aos projectos em que está inserido, e lembre-se que pode ter um conhecimento específico ou um conhecimento básico que pode usar na inovação de produtos ou serviços da sua empresa.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Uma resposta

  1. como se configura el facebook para que los amigos de mis amigos vean la foto que etiquete pero no el album??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.