O o seu relógio parece estar mais lento? E está mesmo.

relogio

Uma disputa entre o Kosovo e a Sérvia levou a que os relógios estejam até seis minutos mais lentos.

Reparou que o o seu relógio está mais lento, mas acha que é capaz de ser só a a sua imaginação? Não, é mesmo verdade. Durante os últimos dois meses, por todo o continente europeu, os relógios que estão em equipamentos caseiros como fornos, microondas, cafeteiras, despertadores e afins estão a ficar atrasados com facilidade – até seis minutos.

A causa parece improvável, mas é real. Há uma disputa entre o Kosovo e a Sérvia sobre quem paga a conta de eletricidade que está a influenciar os relógios até em Portugal.

Como? para começar, é preciso saber que os relógios que estão na maioria dos equipamentos que temos em casa usam a frequência da eletricidade que os alimenta para darem as horas. A energia elétrica é entregue nas casas europeias sobre a forma de corrente alternada, que anda para trás e para a frente diversas vezes por de acordo com.

Na Europa a frequência usada é de 50 Hertz (nos EUA é de 60). A maioria dos fabricantes usam a eletricidade para manter o tempo em equipamentos, ao haver perturbações na frequência os relógios ficam atrasados.

E como é que Kosovo e Sérvia influenciam os outros? Há falta de produção elétrica no Kosovo e criou-se um problema político com a Sérvia, sobre quem deve compensar essa perda de produção que afeta a produção europeia.

Em consonância com a responsável da entidade europeia que gere a transmissão de eletricidade em 36 países (incluindo Portugal), a ENTSO-E (European Network of Transmission System Operators), em declarações à AFP: “a dúvida de quem irá compensar esta perda terá de ser respondida”.

A Sérvia estava legalmente obrigada a intervir para evitar a variação na frequência, mas a tensão política levou a que não se chegasse a acordo na intervenção. Isso criou o tal pequeno desvio na frequência elétrica, que afeta 36 países, de Portugal à Turquia.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato