O que os hackers conseguem realmente fazer

Há muitas especulações na rede sobre o que realmente é um hacker, a definição mais precisa seria: um especialista em tecnologia de informação e comunicação, autodidacta, nerd, curioso e estudioso da área.

Diante dos recentes ataques cibernéticos que ocorrem após as polémicas leis anti-pirataria dos Estados Unidos e o encerramento do site de armazenamento e partilha Megaupload, a questão é até onde um grupo como o Anonymous pode chegar e como se proteger para não ser “atacado”. 

Apesar da definição soar pejorativamente, existem muitos hackers que não são criminosos. Aos que utilizam estes conhecimentos para operar na ilegalidade, define-se “cracker”. Um hacker surge do interesse individual e estilo de vida de cada um. Creio que um hacker é tão perigoso quanto o cidadão comum. Já o cracker, que usa este conhecimento para fins ilícitos, é um psicopata tecnológico.

Atualmente a ciência da computação é cada vez mais acessível, é possível aprender as manobras para se tornar um hacker pesquisando na internet, sendo curioso. Antigamente o cara para ser hacker tinha muito mais dificuldades. Ele tinha que ser um técnico muito avançado mesmo. Hoje é mais simples, a informática está muito mais acessível para qualquer curioso.

Mesmo assim não são apenas curiosos que detêm os conhecimentos para invadir computadores. Então, existem estes que são apenas curiosos e fazem a coisa pelo prazer da aventura e existe uma sub-indústria: pessoas que se profissionalizam para atacar empresas, outras pessoas, acumular informações, roubar senhas… Existe esse mundo marginal.

Ataque hacker,

Para ele, o Anonymous, grupo que se diz responsável pelos recentes ataques aos bancos brasileiros e aos sites do governo dos Estados Unidos e FBI, não têm intenções ilícitas. No caso do Anonymous, por exemplo, acredito que não chegue a ser esse mundo marginal. Eles não estão querendo tirar nada de ninguém, apenas fazer um protesto mesmo, causar alguma pressão por um ideal que eles acreditam ter que preservar.

Ataques aos bancos não colocam contas em riscoOs atuais ataques partem de uma capacidade acumulada previamente. Existem grupos de hackers organizados que desenvolvem pela rede uma série de vírus , como mecanismos de spam, sites ou até programas a serem baixados. Com isso eles conseguem, em pouco tempo, se infiltrar em milhares de computadores e manter o controle destas máquinas contaminadas.

O que acontece nesse ataque recente aos Bancos, por exemplo, é que eles disparam, em um só momento, todas essas máquinas para determinados alvos. Fica difícil diferenciar o que são acessos verdadeiros. Com isso eles aplicam um ataque de negação de serviço, ou seja, uma sobrecarga no sistema, deixando os sites fora do ar.

Mesmo que a possibilidade de parar um site como o do governo dos Estados Unidos ou FBI faça parecer que o hacker tenha poder de se infiltrar qualquer coisa, para essas empresas bem protegidas, o máximo que grupos como o Anonymous conseguem gerar é um problema momentâneo, sem causar grandes comprometimentos. É como se fosse um buraco no meio da Rua. Qualquer um pode chegar lá, tacar uma granada e os carros vão ficar algum tempo sem ter como passar. Mas é só o tempo da prefeitura ir lá e tapar o buraco.

Uma dica para prevenir seu computador de ataques. Não adianta ter um programa de proteção e não saber se cuidar. O antivirus diz que você não deve clicar. Mas aí o cara é curioso. Quer ver as fotos daquela modelo que ele gosta, ou ganhar muito dinheiro… Eles sempre usam essas iscas para seduzir o internauta e infectar o computador. Cabe ao próprio não ser fisgado.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.