O que é o Scareware

“Cuidado! O seu computador está desprotegido!”, “Vírus detectado!”, “Perigo… O seu computador está a transmitir o seu endereço IP!” Certamente já recebeu mensagens alarmantes e exageradas como estas, em sites sensacionalistas ou banners.

Como se não bastassem os aldrabões da vida real, existem sites e programas que exageram fatos inofensivos ou mentem sobre os perigos da internet para, a partir desse medo, infectar os computadores dos utilizadores menos informados.

Chama-se a isto Scareware!

A junção de “Scare” (“Assustar”) com “Software”, o Scareware ganha força pela desinformação: na maior parte das vezes, o utilizador é convencido que o seu computador foi infectado por um Vírus ou algo parecido, sendo, a partir daí orientado para descarregar ou comprar um software de protecção falso.

O vilão lucra por vender uma protecção virtual contra um vírus que não existe, ou ainda consegue garantir a instalação de um Vírus, Spyware ou Trojan, disfarçado de um programa bem-intencionado.

Wikimedia Commons

Muitas vezes, a infecção do Scareware começa antes de qualquer download, criando a semente da dúvida nos menos atentos.

Tradicionalmente e ainda hoje, várias das infecções dão-se a partir de banners e pop-ups em sites pouco confiáveis, que sugerem que o computador da vítima está a correr algum tipo de risco, ou até já está infectado.

O e-mail também pode ser usado de maneira similar, ainda que a prática seja menos difundida.

Boa parte das vezes, porém, o Scareware é instalado diretamente, sem que o utilizador saiba a sua verdadeira natureza, começando a táticas de terror a partir daí, quer seja aumentando ou inventando riscos que farão com que o utilizador descarregue ou compre um novo software.

Vale a pena lembrar que, também existem alguns casos em que os avisos falsos surgem a partir de infecções por Spyware ou Adware.

Normalmente, alguns Scareware usam estratégias de auto-preservação, convencendo o utilizador a reduzir ou remover proteções naturais do sistema, assim como programas de protecção.

Resumindo, a melhor forma para não se enganar é procurar a protecção em fontes conhecidas e confiáveis, não se deixe enganar pelas mensagens falsas e aprenda a distinguir um viso importante do seu computador de um aviso falso.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “O que é o Scareware”

  1. me han dicho que es un virus y que lo mejor es que instale un antivirus… mi sistema operativo es vista y acabo de instalar el spyware doctor para me resuelva todos estos problemas… el problema es que estoy en modo seguro con red pq no me deja ver el escritorio en modo normal.. quisiera saber si al desinstalar este programa podre volver a iniciarlo en modo normal! gracias! y lo mas importante como lo desinstalo!!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.