O que é o Scareware

“Cuidado! O seu computador está desprotegido!”, “Vírus detectado!”, “Perigo… O seu computador está a transmitir o seu endereço IP!” Certamente já recebeu mensagens alarmantes e exageradas como estas, em sites sensacionalistas ou banners.

O que é o Scareware 1

Como se não bastassem os aldrabões da vida real, existem sites e programas que exageram fatos inofensivos ou mentem sobre os perigos da internet para, a partir desse medo, infectar os computadores dos utilizadores menos informados.

Chama-se a isto Scareware!

A junção de “Scare” (“Assustar”) com “Software”, o Scareware ganha força pela desinformação: na maior parte das vezes, o utilizador é convencido que o seu computador foi infectado por um Vírus ou algo parecido, sendo, a partir daí orientado para descarregar ou comprar um software de protecção falso.

O vilão lucra por vender uma protecção virtual contra um vírus que não existe, ou ainda consegue garantir a instalação de um Vírus, Spyware ou Trojan, disfarçado de um programa bem-intencionado.

Wikimedia Commons

Muitas vezes, a infecção do Scareware começa antes de qualquer download, criando a semente da dúvida nos menos atentos.

Tradicionalmente e ainda hoje, várias das infecções dão-se a partir de banners e pop-ups em sites pouco confiáveis, que sugerem que o computador da vítima está a correr algum tipo de risco, ou até já está infectado.

O e-mail também pode ser usado de maneira similar, ainda que a prática seja menos difundida.

Boa parte das vezes, porém, o Scareware é instalado diretamente, sem que o utilizador saiba a sua verdadeira natureza, começando a táticas de terror a partir daí, quer seja aumentando ou inventando riscos que farão com que o utilizador descarregue ou compre um novo software.

Vale a pena lembrar que, também existem alguns casos em que os avisos falsos surgem a partir de infecções por Spyware ou Adware.

Normalmente, alguns Scareware usam estratégias de auto-preservação, convencendo o utilizador a reduzir ou remover proteções naturais do sistema, assim como programas de protecção.

Resumindo, a melhor forma para não se enganar é procurar a protecção em fontes conhecidas e confiáveis, não se deixe enganar pelas mensagens falsas e aprenda a distinguir um viso importante do seu computador de um aviso falso.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato