O que é o modelo de camadas OSI

Há uns bons anos atrás, cada fabricante tinha as suas tecnologias, topologias, protocolos e por isso havia problemas na interoperabilidade entre equipamentos. Com o evoluir da tecnologia, os fabricantes de equipamentos chegaram a conclusão que o caminho a seguido deveria basear-se em normas (Padrões).

Dessas muitas organizações ligadas a normalização, destacam-se o IEEE (Institution of Electrical and Electronics Engineers) , ISO (International Organization for Standardization) e ITU (International Telecommunication Union).

O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado somente em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objetivo ser um modelo padrão, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas e periféricos, e assim garantir a comunicação end-to-end.

continue a ler para saber no que consiste…

O modelo OSI é composto por 7 camadas, em que cada camada realizada funções específicas:

 

Camadas do modelo OSI

Aplicação (Application)
Apresentação (Presentation)
Sessão (Session)
Transporte (Transport)
Rede (Network)
Dados (Data Link)
Física (Physical)
 

 

Principais funções de cada camada

Aplicação (Application)

Fornece serviços às aplicações do utilizador.

Apresentação (Presentation)

Encriptação e compressão de dados.
Assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes

Sessão (Session)

Controla (estabelece, faz a gestão e termina), as sessões entre aplicações.

Transporte (Transport)

Controle de fluxo de informação, segmentação e controle de erros

Rede (Network)

Encaminhamento (routing) de pacotes e fragmentação
Esquema de endereçamento lógico

Dados (Data Link)

Controla o acesso ao meio físico de transmissão.
Controlo de erros da camada física

Física (Physical)

Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.

 

Modelo OSI – Protocolos

A figura abaixo, ilustra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos a nível de TCP/UDP estamos mais especificamente falando da camada de transporte.


 

Analogia do modelo OSI como uma comunicação por carta

Vejamos um exemplo, para ilustrar como tudo isto funciona. Vamos exemplificar o funcionamento de acesso a uma página Web, através de um browser, e como tudo encaixa no modelo OSI. Vamos começar de cima para baixo (camada de aplicação para camada física).

Na camada de aplicação, o browser (aplicação) serve de interface para apresentação da informação ao utilizador. Para este pedido (cliente-> servidor), foi usado o protocolo HTTP.

O formato dos dados é tratado na camada de apresentação. Os formatos tradicionais da Web incluem HTML, XML, PHP, GIF, JPG, etc. Adicionalmente são usados alguns mecanismos de encriptação e compressão para a apresentação da informação.

Na camada de sessão é estabelecida a sessão entre o computador cliente (onde estamos a fazer pedido via browser) e o servidor web (que aloja a página requisitada).

O protocolo TCP fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor (neste caso, a entrega de toda a informação da página web do servidor para o cliente). Isso é uma funcionalidade da camada de transporte.

Tanto o PC cliente como servidor possuem um endereço lógico (endereço IP neste caso). Isso é uma funcionalidade da camada de rede. Adicionalmente os routers determinam qual o melhor caminho para que os pacotes possam fluir (encaminhamento) entre cliente e servidor web.

O endereço IP (endereço lógico) é então “traduzido” para o endereço físico (endereço MAC da placa de rede. Isto é funcionalidade da camada da dados.

Cabos de cobre, fibra óptica, placas de rede, hubs e outros dispositivos, ajudam na ligação física entre o cliente e o servidor que acontece na camada física.

Para finalizar, e respondendo a questão fundamental que me levou a escrever a este post, apenas referenciar as camadas onde operar os 3 equipamentos ativos tradicionais de uma rede:

  1. HUB funciona a nível da camada 1 (camada física)
  2. Switch na camada 2 (camada de dados). Há switchs capazes de funcionar também na camada 3
  3. Router na camada 3 (camada de rede)

Brevemente publicarei mais artigos relacionados com redes

fique atento! :)

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “O que é o modelo de camadas OSI”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.