O que é a Realidade Aumentada?

Realidade Aumentada

De uma forma simples, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite ao mundo virtual misturar-se com o mundo real, aumentando a possibilidade de interacção e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se atá há uns anos atrás pensávamos que objectos a saltar para fora do ecrã eram elementos de filmes de ficção científica, actualmente temos de mudar de conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: os objectos saltam para dentro do mundo virtual para interagir com objectos que só estão limitados à nossa imaginação.

Como funciona?

A Realidade Aumentada precisa de três componentes básicos:

    Um objecto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
    Câmara de video ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objecto real;
    Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmara ou dispositivo.

O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:

    Coloca-se o objeto real em frente à câmara, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
    A câmara “vê” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
    O software já estará programado para mostrar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
    O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) mostra o objecto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem um só.

O vídeo seguinte mostra como a Realidade Aumentada pode ser usada. São utilizadas impressões aparentemente sem qualquer sentido, mas que já estão programadas no software de interpretação e são transformadas em objectos tridimensionais, como telefones e formas geométricas.

A Realidade Aumentada ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, mas já conta com aplicações incríveis. Imagine poder abrir um livro qualquer e assistir a uma batalha, naquela história épica e sangrenta que tanto gosta. Nenhum monitor seria necessário, pois o livro viria com óculos especiais que criariam as imagens diante dos seus olhos, a cada nova página aberta. Ou ainda, suponha que comprou o carro dos seus sonhos, mas não tem a menor ideia da quantidade de recursos que o veículo possui. A Realidade Aumentada permitiria que objectos virtuais fossem colocados á sua frente e lhe dessem as instruções que deveria seguir para mexer no complexo funcionamento do automóvel.

Como a Realidade Aumentada ainda está a chegar ao mercado, ainda se encontram muitas ideias em processo de desenvolvimento e certamente muitas novidades ainda aparecerão. Mas e se  pudéssemos criar a nossa própria aplicação para a tecnologia? Qual seria a nossa criação? Como gostaríamos que fosse usada e que tipo de objecto apareceria para o utilizador?

Os comentários estão abertos. Solte a sua imaginação!

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.