O que é a informática ?

Muita pessoas, que já utilizam o computador há muito tempo, podem perguntar-se, mas afinal o que é a informática?

informatica define informática

Muitas certamente não conseguem responder a essa simples pergunta. Por isso vamos mostrar a seguir como se define informatica e qual é o conceito de informatica.

Na verdade, a definição de informática à semelhança de outras expressões relacionadas com tecnologia, é muito simples. Informática é a ciência que estuda a informação, como intuito de organizar, obter maior rapidez no processamento e tornar mais seguras as informações geradas.

A palavra informática é a junção de outras duas palavras, uma delas é informação e a outra é automática, ou seja, obter informação de maneira automática.

 

Principais objetivos da informática

  • Organização
  • Rapidez
  • Segurança
  • Precisão

 

Aplicações da informática

  • Comércio (ferramentas comerciais)
  • Escolas (apoio didático)
  • Indústrias (automação e produção)
  • Empresas (controlo de bens e pessoas)
  • Instituições Financeiras (Gestão)
  • Outros.

O que é a informática ? 1

Porque é importante saber o que é?

Normalmente nos concursos de candidatura a trabalho é comum saírem temas referentes ao significado da palavra informática, então é importante conhecer e estar por dentro do assunto que envolve noções de informática por mais simples que seja essa informação.

Se não tiver o conhecimento mínimo sobre informática terá dificuldade para responder a algumas perguntas, mas quando se sabe o indispensável torna-se mais fácil responder.

 

O que realmente é a informática?

Informática é um termo utilizado para descrever um conjunto das ciências da informação:

  • ciência da computação;
  • teoria da informação;
  • processo de cálculo;
  • análise numérica;
  •  métodos teóricos (representação do conhecimento e modelagem de problemas).

O termo informática foi dicionarizado com o mesmo significado nos dois lados do Atlântico. Assume em Portugal o sentido de sinonimo de ciência da computação. Enquanto que no Brasil é habitualmente utilizado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas electrónicas definidas como computadores.

O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel , Alonzo Church e Pitágoras , começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso.

A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz.

Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

 

Origem da palavra Informática:

A palavra surge, em meados do século XX, da junção de parte de duas outras palavras, informação e automática. Designa, assim, o processamento da informação por meios automáticos em simples impulsos binários . O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.

Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung (“Informática: processamento de informação”).

Em 1966, o pesquisador russo Alexander Mikhailov (e colaboradores) chegou a utilizar o conceito “Informatika” relacionado a uma disciplina que estuda, organiza e dissemina a informação científica (ligada a Ciência da Informação). Entretanto, essa definição ficou restrita a antiga URSS e aos países do Bloco comunista.

A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.

Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação através do computador.

Há uma linha de pensamento que conduz o termo “informática” à junção dos conceitos “informação” e “matemática”. A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir recursos informacionais com as ciências matemáticas.

 

Ciência da Computação é o estudo de computadores e sistemas computacionais. Ao contrário dos engenheiros eletrotécnicos, os cientistas da computação lidam principalmente com software e sistemas de software; isso inclui a sua teoria, design, desenvolvimento e aplicação.

As principais áreas de estudo da Ciência da Computação incluem inteligência artificial, sistemas e redes de computadores, segurança, sistemas de base de dados, interação dos computadores com os humanos, visão e gráficos, análise numérica, linguagens de programação, engenharia de software, bioinformática e teoria da computação.

Embora saber programar seja essencial para o estudo da ciência da computação, é apenas um dos requisitos. Os cientistas da computação projetam e analisam algoritmos para resolver programas e estudar o desempenho do hardware e do software.

De facto, os problemas que os cientistas da computação enfrentam podem ser abstratos. Como por exemplo determinar quais os problemas que podem ser resolvidos com os computadores e a complexidade dos algoritmos que os resolvem. Ou então tentam resolver problemas relacionados com as aplicações para dispositivos móveis, para serem fáceis de utilizar, e sobretudo seguras.

O profissionais das ciências da computação devem ser aprendizes vitalícios, ou seja, serem capazes de se adaptar rapidamente a esse mundo da informática em constante alteração.

 

E você? O que pensa da Informática ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email geral@informatico.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato