O que avaliar antes de implementar a Cloud

Um excelente ponto de partida para uma organização que pretenda implementar uma plataforma de cloud computing é examinar a a sua arquitectura de TI existente. Só ao alinhar a arquitectura – PCs, rede, data center e recursos de armazenamento – com as aplicações é que se é capaz de manter no caminho certo para atingir a fiabilidade e a performance necessárias para um bom ambiente de cloud.

O que avaliar antes de implementar a Cloud 1
Na área de cloud computing, a verdadeira protecção está dependente de se ter a arquitectura correta para a aplicação correta. As organizações devem compreender os requisitos individuais das suas aplicações e, se estiverem a utilizar uma plataforma cloud, compreender a arquitectura cloud correspondente. Com esse conhecimento podem tomar decisões informadas sobre que plataforma de cloud responde melhor às necessidades de fiabilidade e de performance das suas aplicações.


Deixamos aqui cinco considerações para organizações que estejam a estudar a implementação de arquitecturas de cloud computing:

 

Disponibilidade 

O que avaliar antes de implementar a Cloud 3

Nem todas as aplicações são iguais, tal como nem todas as plataformas de cloud são iguais. As organizações têm de prioritizar as suas aplicações, identificando as que têm de estar sempre disponíveis e as que podem ter quebras de serviço, e quais as quebras de serviço aceitáveis. Têm de compreender os perigos associados à indisponibilidade dos seus dados. Para as aplicações que têm de estar sempre disponíveis, devem-se considerar tecnologias de alta qualidade e de classe empresarial que tenham sido rigorosamente testadas, em detrimento do desenvolvimento interno duma solução. É também importante pesquisar por soluções multi-site e de planeamento de disaster recovery/business continuity. Para a maioria das organizações, isto quer dizer trabalhar com um integrador de serviços ou uma empresa de consultadoria, já que estas companhias têm normalmente acesso a altos níveis de conhecimento, e incluem estes serviços no o seu core business.

 

Proteção

 O que avaliar antes de implementar a Cloud 5

A proteção continua a ser a principal preocupação para as organizações que olham para a cloud. Entre as principais inquietações estão a perda de controlo de dados sensíveis, os perigos associados a ambientes multi-utilizador, e como dar resposta aos diversos standards e compatibilidades necessárias. É necessário saber como é segmentado um ambiente partilhado e multi-utilizador, de forma a evitar a sobreposição dos clientes do serviço e a quebra das fronteiras que entre eles se devem estabelecer. Como está arquitectada a solução, e será segura a infraestrutura Cloud do fornecedor do serviço (rede e plataformas de virtualização e armazenamento)?

 

Gestão

 O que avaliar antes de implementar a Cloud 7

As organizações devem compreender quais as suas obrigações, em vez de saberem simplesmente o que esperar dum fornecedor do serviço. A maioria dos fornecedores de soluções de Cloud pública não oferecem suporte de administração. Ou os potenciais clientes dessas soluções têm os conhecimentos técnicos para desenhar a solução correta dentro de portas, ou devem pesquisar os serviços dum fornecedor externo. Deve existir sempre uma compreensão do nível de gestão que as suas aplicações necessitam e a identificação dum processo de gestão de mudança.

 

Performance

O que avaliar antes de implementar a Cloud 9

Tal como nos modelos de hosting tradicionais, é importante compreender as exigências a nível de fluxo de trabalho que vão recair na infra-estrutura. As organizações têm também de compreender quais os seus problemas e como a arquitectura cloud que têm, ou querem adquirir, os vai eliminar. Devem efectuar os seus próprios testes para compreender como um ambiente cloud pode afectar os recursos informáticos, da rede e do armazenamento.

 

Conformidade

 O que avaliar antes de implementar a Cloud 11

As organizações devem compreender onde estão os seus dados e quem interage com os mesmos, e como. Devem compreender as áreas de conformidade que o fornecedor do serviço controla e comparar com os standards e regulamentos a que pretendem aderir.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.