O PDF evoluiu para CDF

Novo formato promete revolucionar livros didáticos e jornais dando ao leitor a interação com o conteúdo digital.

A equipa de desenvolvimento da Wolfram, responsável por softwares voltados para o ensino, anunciou que está a desenvolver um formato de ficheiro que promete ser a evolução dos PDFs.

O CDF, sigla para Computable Document Format (“Formato de Documento Computável”, em tradução livre), permite que o utilizador interaja com infográficos, textos e imagens.

O formato CDF funciona basicamente como um PDF, mas os dados podem ser alterados pelo leitor, e a interação produz resultados em tempo real. Para aceder aos documentos é necessário descarregar o CDF Player, que já possui um plugin para visualizar os ficheiros online.

Dar ao utilizador maior liberdade dentro de documentos permite que um único gráfico com campos variáveis substitua páginas e páginas num PDF, em que seriam mostradas imagens estáticas de vistas desse mesmo gráfico. Basta que o utilizador insira os dados desejados ou seleccione entre opções predefinidas para que o gráfico se molde em tempo real para o resultado desejado.

O formato CDF permite integração e visualização em tempo real.

Exemplos: CDF

Segundo a equipa de desenvolvimento, qualquer programador com conhecimento para criar um ficheiro XML poderá criar facilmente um ficheiro CDF. Entre as aplicações já imaginadas para o novo formato, estão artigos de jornal, aplicações voltados para a educação, livros, infográficos e apresentações de dados.

Com o interesse que os criadores de conteúdo estão a mostrar no novo formato CDF, em breve teremos livros didácticos digitais com uma nova forma de explicação para os alunos, jornais económicos online com gráficos interactivos para facilitar o entendimento das noticias e centenas de outras melhorias na forma de passar informação.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.