NSA monitoriza localização de todos os telemóveis

A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) tem reunido diariamente cerca de 5 biliNational Security Agency on the display of an iPhone in Berlinões de registos de telemóveis de todo o mundo, permitindo acompanhar os movimentos das pessoas, mapear as suas relações e recolher informações sensíveis sobre esses indivíduos.

As informações foram reveladas em mais um documento divulgado por Edward Snowden, ex-funcionário da NSA, e confirmado por alguns funcionários da agência.

Os registos alimentam uma grande base de dados que armazena informações sobre a localização de centenas de milhões de dispositivos. Um funcionário da NSA afirmou que a agência está “receber grandes volumes” de dados de localização a nível mundial, tanto de telemóveis do estado como de equipamentos externos.

Além disso, os dados de milhões de norte-americanos que viajam para o exterior com os seus dispositivos móveis todos os anos são frequentemente colhidos e analisados pela agência.

Os analistas da NSA podem encontrar telemóveis em qualquer parte do mundo, analisar informações e registos de localização e expor relações ocultas entre pessoas, bem como realizar interceptações telefónicas.

As autoridades norte-americanas afirmam que os programas utilizados na recolha e análise dos dados de localização são legais e destinados estritamente a desenvolver inteligência sobre alvos estrangeiros.

Robert Litt, conselheiro-geral do escritório do Diretor de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, declarou que “não há nenhum elemento da comunidade de inteligência que, sob qualquer autoridade e intencionalmente, recolha informações de localização em massa de telemóveis nos Estados Unidos”.

Ainda que a NSA não tenha nenhuma razão para suspeitar da esmagadora maioria dos utilizadores de telemóveis no mundo, a agência recolhe dados de localização em massa, já que as suas ferramentas de análise, conhecidas como Co-Traveler, permitem esse tipo de trabalho e cruzam informações de diferentes indivíduos em busca de informações que sejam importantes para a segurança do país.

No entanto, como alguns dos documentos publicados por Snowden afirmam, a aquisição de dados de localização de clientes que utilizam duas redes móveis diferentes não são tão simples de correlacionar. Numa experiência realizada em outubro de 2012 como parte do treino de análise de contra terrorismo da NSA, os analistas declararam ser difícil relacionar um utilizador na rede T-Mobile com um da Verizon.

Questionado sobre o assunto, um funcionário da inteligência dos EUA disse que o exemplo não condiz com a finalidade do programa. As empresas mencionadas também se recusaram a comentar sobre o assunto, ressaltando que não há nenhuma confirmação de que qualquer empresa coopera com a NSA.

Os documentos disponibilizados por Snowden não fornecem o número exacto de americanos e pessoas no exterior que tenham suas localizações rastreadas como parte do programa de recolha de dados da NSA.

De acordo com especialista de inteligência e um porta-voz da agência, é difícil “tentar fornecer quaisquer números específicos” sobre quantas pessoas estão a ser monitorizadas.

Chris Soghoian, tecnico da American Civil Liberties Union, disse que a “única maneira de ocultar a sua localização é desconectar-se do nosso moderno sistema de comunicação e viver numa caverna”.

Fonte: The Washington Post

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.