Novo portal de emprego europeu para Portugueses

Há um novo programa laboral na Europa vocacionado para jovens. O “Your first EURES job” quer ajudar jovens dos estados-membro da União Europeia (UE) a encontrar um emprego , ao mesmo tempo que possibilita o recrutamento de funcionários por parte de empresários.

Inicialmente, o projecto apenas incluía quatro países: Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália.

Portugal é, agora, parceiro da Alemanha e, por isso, jovens portugueses, entre os 18 e os 30 anos, podem candidatar-se a emprego naquele país, mediados pela rede EURES.

São várias as áreas profissionais abrangidas por este recrutamento bilateral: engenharias, tecnologias de informação, profissões técnicas (mecatrónica, soldadura, metalomecânica, electricistas), enfermagem e medicina, hotelaria e restauração, transportes e logística.

Até ao final de 2013, os jovens interessados podem candidatar-se a vagas nestas áreas, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e dos seus consultores EURES, sempre com contratos de trabalho de, no mínimo, seis meses.

Ao dispor dos candidatos estão três tipos de apoios financeiros.

Em caso de entrevistas de emprego , o financiamento das despesas com deslocação para a Alemanha.

Perante a existência de uma proposta concreta de trabalho, o programa cobre as “despesas iniciais com a mudança e a integração no país (incluindo alojamento)” e apoia a “formação na língua alemã em Portugal” com um “voucher” para frequência de módulos de formação em escola de línguas ou estabelecimento equiparado.

Esta acção, promovida pela Comissão Europeia e inserida nas iniciativas Estratégia 2020, Juventude em Movimento e Oportunidades de emprego para jovens, espera “ajudar cerca de 5000 pessoas a preencher vagas de emprego na Europa”, entre 2012 e 2013, através das organizações de cada país.

O guia “O teu primeiro emprego EURES” esclarece os apoios e as regras deste programa.

A este projecto-piloto podem candidatar-se a emprego jovens entre os 18 e os 30 anos, independentemente da formação ou experiência profissional, desde que tenham nacionalidade de um país da UE, bem como residência legal num deles.

Bons conhecimentos de alemão e/ou disponibilidade para aprender e a participação numa das actividades de recrutamento mediadas pela rede EURES são alguns dos requisitos.

 

Sites sobre o novo programa de Emprego:

Your first EURES job

EURES

IEFP

consultores EURES

O teu primeiro emprego EURES

 

Se anda à procura de emprego registe-se no portal

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.