Novo exoesqueleto para atrofia muscular

atrofia exoesqueletoCientistas do Conselho Espanhol de Pesquisa Nacional (também conhecido como CSIC), junto a empresa de base tecnológica Marsi Bionics, desenvolveram um novo exoesqueleto específico para crianças com atrofia muscular espinhal. Para quem não sabe, a doença é uma enfermidade genética neuromuscular degenerativa que afeta um a cada 10 mil bebês.

O dispositivo, que é o primeiro do tipo, foi projetado para ajudar crianças entre 3 e 14 anos. Pesando 12 quilos e fabricado em alumínio e titânio, ele poderá ajudar as crianças que sofrem com a doença. “Seu uso diário contribuiria para uma melhora de qualidade de vida, autonomia e independência”, afirma uma das investigaçãodoras do projeto, Elena García.

O exoesqueleto é composto por uma cinta com hastes de suporte que se encaixam em torno do tronco e das pernas da criança. Por enquanto o protótipo tnuma bateria com autonomia de cinco horas e emprega cinco motores que imitam músculos, além de sensores e um controlador de motor que responde a movimentos sutis da criança.

Graças a este mecanismo, muitas crianças que jamais chegaram a andar poderão não só caminhar, mas também ter uma série de complicações evitadas. De acordo com os médicos, é extremamente comum que estes pequenos pacientes acabem sofrendo com escoliose, osteoporose e insuficiência respiratória, o que acaba resultando na perda da qualidade e expectativa de vida.

Como os sintomas da doença neuromuscular podem mudar ao longo do tempo, o exoesqueleto precisa de ser adaptável. É por isso que ele tem “articulações inteligentes”, que podem se adaptar ao nível de rigidez do paciente, sendo capaz de “crescer” com a criança. Por enquanto o dispositivo está passando por testes em hospitais na Espanha com pacientes voluntários, mas a expectativa é de que, com a redução do preço de fabricação, o protótipo possa ser comercializado.

Fonte: Popular Science

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.