Nova rede social do Google

Levar para a Internet a riqueza da partilha da vida real. Este é o conceito do Projeto Google+, lançado esta semana pela gigante das buscas. Encabeçada por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, a novidade foi alvo de inúmeros rumores e recebeu vários nomes desde os primeiros indícios de que a empresa estava a desenvolver uma nova rede social.

O Projeto Google+ estará presente em todos os produtos da empresa. Só será possível porque o Google redesenhou a barra de menu superior. Agora, além da nova cor, passará a contar com várias novas opções que permitirão, aos utilizadores, acederem aos seus perfis do Google, receberem notificações em tempo real, além de poderem partilhar conteúdo a qualquer momento. O sistema de notificação será semelhante ao do Facebook, que exibe um número vermelho na barra de opções sempre que uma novidade é encontrada.

Como o Google+ será dividido em módulos, com a intenção de facilitar a compreensão sobre a função de cada um, vamos abordá-los individualmente abaixo.
 

+Círculos

Partindo do princípio de que o utilizador tem vários círculos sociais distintos, o Google+ vai permitir a partilha de informações somente com as pessoas que devem ter acesso à elas. Assim, será possível partilhar algumas informações apenas com os colegas da escola, outras com os colegas de trabalho e algumas outras com familiares, por exemplo.

“Da família aos colegas da escola, descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para partilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os +Círculos para o software. Simplesmente crie um círculo, adicione pessoas e compartilhe novidades, assim como um dia qualquer”, disse a empresa.


 

+Sparks

Com esse mundo de informações que temos na internet, nem sempre é fácil nos mantermos informados sobre tudo o que acontece. Com o objetivo de permitir que o utilizador acompanhe os seus assuntos favoritos e, o que é melhor, compartilhe com os seus amigos que têm os mesmos gostos, o Google criou o +Sparks.

“Graças ao expertise do Google, o +Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. Sobre qualquer assunto que você queira, em mais de 40 idiomas. É simples: adicione seus interesses e terá sempre alguma coisa para ler e partilhar com o círculo certo de amigos”, explica o Google.


 

+Hangouts

Às vezes, estamos à toa e dispostos para uma boa conversa, mas nunca sabemos se os nossos contactos também estão disponíveis. Afinal, não é pelo fato de a pessoa estar online num programa de mensagens instantâneas que ela pode conversar. Quantas vezes, não chamamos um amigo no messenger e ficamos sem resposta? Para facilitar a comunicação entre os utilizadores, além de tornar qualquer conversação muito mais agradável e descontraída, o Google criou o +Hangouts.

“Com o Google+ nós queremos fazer os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criamos os Hangouts. Combinando encontros casuais com vídeos ao vivo, os Hangouts permitem que pare quando for possível e passe um tempo com seus Círculos. Cara a cara.”, disse a empresa.


 

+Celular

Nos últimos tempos, houve um aumento significativo no número de utilizadores de smartphones. E, como neste aumento, cada vez mais pessoas estão ligadas à internet, estejam onde estiverem. Pensando neste público, o Google criou o +Celular.

Farão parte do +Celular o +Local, local, local, que permitirá aos utilizadores de smartphones, informarem qual a sua localização a cada nova postagem (o envio da localização é opcional). Já com o +Instant upload, cada vez que tira uma foto, e com a sua pemissão, o Google+ a adiciona a um álbum particular on-line e a deixa disponível para todos os seus dispositivos. Prontas para serem compartilhadas quando quiser.


 

+Chat em grupo

Coordenar amigos e família em tempo real é uma tarefa difícil na vida real. Afinal, todos temos rotinas diferentes, em lugares diferentes, e os planos mudam a todo momento. Telefonemas e mensagens SMS funcionam, mas não são ferramentas adequadas para reunir as pessoas. Assim, o Google+ inclui o Chat em grupo: uma experiência de mensagens on-line em grupo que permite que todas as pessoas de um círculo saibam o que está a acontecer, em tempo real.

Como todos os novos projecto do Google, o Google+ funcionará na base de convites. Os utilizadores interessados em testar a nova rede social da empresa devem aceder a este site, e informar o seu nome e e-mail e aguardar o envio de um convite. Há a possibilidade, também, de pedirem um convite aos amigos.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.