Netbook Vs Tablet

tabletvslaptop_bg_v1Ao longo dos tempos, ter um computador pessoal seria ter um computador de secretária, suficientemente poderoso para trabalhar, navegar na internet e jogar alguns títulos nos tempos de ócio.

Hoje em dia, é vital estarmos constantemente ligados à internet e manter todo o nosso trabalho connosco, acessível a qualquer momento.

Desta necessidade surgem soluções de portabilidade mais eficientes que um computador de secretária como os smartphones, PDA’s, portáteis, netbooks ou tablets. Este artigo irá incidir essencialmente nos netbooks e tablets, visto que estes pertencem a uma categoria entre-média entre o smartphone e computador pessoal e partilham da mesma gama de preços.

Quando surgiram os primeiros netbooks, surgiu também um novo mercado de consumidores, consumidores estes que procuravam um computador secundário, capaz de efectuar umas idas à internet, consulta e escrita de mail, consulta de uns ficheiros word ou excel, com uma excelente duração de bateria, que fossem um pouco mais confortáveis de escrever e ler do que um smartphone mas mais pequeno e portável do que um computador portátil.

Os tablets também acabam por atingir este conjunto de pessoas com os mesmos objectivos de utilização que têm para os netbooks, principalmente agora que começam aparecer tablets com os mesmos sistemas operativos dos smartphones como o Android e iOS. Mas a questão é, será melhor adquirir um netbook ou um tablet? Bom, na verdade existem factores fortes na aquisição de um netbook e de um tablet, mediante depois a utilização que se pretenda fazer.

As vantagens de um tablet comparativamente a um netbook:

1. Ecrã táctil: Este é sem dúvida a característica mais valiosa de um tablet. A navegação entre menus, a navegação no browser, manipulação de fotos e vídeos, tudo se torna mais simples e confortável quando fazemos uns toques no ecrã do que fazê-lo com um touchpad ou rato.

2. Fluidez: Os netbooks usam, na sua maior parte, sistemas operativos pesados que também são usados nos nossos computadores pessoais, como o Windows e Linux. A questão é que estes sistemas precisam de vários recursos com o custo óbvio em velocidade de resposta do sistema aos nossos pedidos. E, neste ponto, os recentes tablets, como o Samsung Galaxy Tab, são bastantes superiores. Uma situação onde a fluidez é chave para uma experiência agradável e sem atrasos, desde a navegação entre menus até à navegação no browser e manipulação fotográfica, por exemplo.

3. Mais bateria: É certo que os netbooks vieram dar um avanço significativo em termos de duração de bateria relativamente aos nossos computadores pessoais, mas os tablets conseguiram-no ainda mais. Sem dúvida que a bateria de um tablet consegue melhores resultados relativamente aos netbooks comuns.

4. Mais portabilidade: Este aspecto é obvio quando comparamos tablets com netbooks. Os tablets além de serem mais leves que um netbooks, são mais finos, mais fáceis de transportar e mais discretos.

5. Apenas a um click: A vantagem dos tablets é que a qualquer momento que precisamos de algo, é só ir busca-lo que ele começa logo a trabalhar, sem estarmos à espera de que o mesmo comece a arrancar e fique pronto a trabalhar.

6. Market: A existência de um market de aplicações é menos uma dor de cabeça. Todos os nossos programas e jogos centram-se num único local e temos sempre os nossos alertas relativamente a actualizações dos programas instalados.

7. Novos hábitos: O quotidiano de uma pessoa não será o mesmo com um tablet. Cada vez mais, começa a aparecer uma “imprensa digital”, onde dos jornais e revistas que podemos encontrar nas bancas, encontramos também para os nossos dispositivos móveis, e, como os tablets têm um generoso ecrã e são substancialmente mais leves, acabam estes por servirem como luva como centros de leitura. Além disso, empresas de videojogos começam a tirar partido dos smartphones, e consequentemente dos tablets, para criarem os seus títulos para estas plataformas móveis.

8. Sincronização: A sincronização de um tablet com o nosso computador principal faz-se de forma mais rápida e segura possível. Apenas precisamos de um cabo de ligação e o nosso computador reconhece o nosso tablet. Por ele podemos manipula-lo de forma confortável os ficheiros e pastas e até mesmo programas por simulação.

As vantagens de um netbook relativamente a um tablet:

1. Teclado: A mais visível de todas será o teclado. Embora um tablet tenha um teclado virtual, que será bem apreciado por grande parte das pessoas que os usam e até sendo possível comprar um teclado físico como acessório para o tablet, os netbooks têm um teclado sempre disponível de dimensões cada vez mais agradáveis para se digitar confortavelmente.

2. Portas USB: Até agora será uma vantagem dos netbooks. Ter uma porta USB num tablet só mediante de um acessório. Qualquer pen, rato, câmara fotográfica ou de vídeo, basta só ligá-la ao nosso netbooks e temos acesso às nossas fotos e vídeos de imediato.

3. Sistema operativo “ilimitado”: Os tablets podem ser rápidos e fluidos, mas são bastante limitados. Já os netbooks podemos colocar qualquer programa mais avançado como programas de contabilidade e outros, sem problemas, enquanto nos nossos tablets isso nem sempre é possível. Estamos apenas limitados por programas demasiado avançados/pesados que por provocarem excessiva lentidão do sistema comprometam a sua usabilidade.

4. Compatibilidade: Num tablet, certamente que ao navegarmos na internet no nosso browser já nos deparamos com algum script que não é possível abrir por alguma razão ou outro tipo de incompatibilidade. Obviamente porque os netbooks usam sistemas operativos mais completos, a compatibilidade é sempre maior que num tablet, e, por isso, existem vantagens nesse aspecto para os netbooks.

Conclusão

Tudo depende daquilo que pretendemos do nossos dispositivo móvel. Se for apenas para ter um aparelho com acesso à Internet e e-mail, agenda, ler e consultar conteúdos informativos, umtablet fá-lo-à de forma mais confortável e rápida sem precisar de recorrer à corrente eléctrica tão cedo. Se for para fazer isto tudo e usar uns quantos programas mais avançados e porque realmente escrever realmente interessa, sacrificando a fluidez do nosso sistema, então o netbook poderá ser o mais indicado.

O que se começa a ver no mercado são cada vez mais soluções híbridas entre o netbook e um tablet, onde temos um aparelho que tem um suporte físico, que na verdade é um teclado com uma bateria e, quiçá, também um outro processador e placa gráfica melhores, onde podemos encaixar ou desencaixar um tablet ou um smartphone. E, além disso, a própria tecnologia evolui no sentido da convergência, como é o caso dos processadores NVIDIA Tegra 2, e, futuramente, Tegra 3, que reflectem a adopção de ARM noutros formatos que não exclusivamentesmartphonestablets.

Resumo

Ainda é cedo para determinar qual é o formato ou tecnologia vencedora. É certo que a exigência do consumidor dita a existência dos múltiplos formatos e formas de conciliar o melhor de cada um existem e já foram acima retratadas. E você, caro leitor, o que acha que o futuro nos reserva? Deixe a sua opinião no nosso fórum, utilizando o endereço abaixo indicado.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Netbook Vs Tablet”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.