NASA confirma: faltam fatos de astronauta

Eram 18 e agora são só 11. Tão simples como isto: há falta de fatos de astronauta na NASA. A escassez das denominadas Unidades de Mobilidade Extraveicular (UME) acaba de ser revelada por um relatório do Gabinete do Inspetor Geral da Agência Espacial (OIG). O problema tende a ganhar dimensão com uma questão de âmbito estratégico: afinal, que missões tripuladas pretende a NASA levar a cabo nos próximos anos?

Marte, Lua ou luas de Marte. Os destinos estão longe de ser turísticos – e talvez seja essa apenas uma das múltiplas razões que têm contribuído para as hesitações da NASA quanto a uma futura missão tripulada. Mas há um dado que já não oferece muitas dúvidas: Se a próxima missão tripulada tiver por destino algum dos planetas ou satélites mais próximos, os 11 fatos de astronauta restantes não deverão ser usados. E isto porque as UME foram desenhadas para uso em ambientes menos exigentes do ponto de vista dos movimentos, como o da Estação Espacial Internacional (ISS) e, dizem os entendidos, que serão demasiado pesados e desprovidos de flexibilidade para os joelhos e ancas para poderem ser usados em operações em “espaço aberto”, à superfície de um planeta.

O relatório do OIG não se limitou a deixar uma alfinetada à alegada incapacidade da NASA e do governo dos EUA no que toca à definição de planos de longo prazo. No documento, surge igualmente uma descrição das condições técnicas em que se encontram os fatos de astronauta que ainda permanecem em funções. Segundo relata a Popular Science, dois desses fatos têm vindo a ser alvo de manutenção devido a falhas nos sistemas de água; e outros dois ainda não obtiveram as necessárias certificações. E há ainda mais um par que apenas pode ser usado em câmaras de vácuo terrestres (usadas essencialmente para testes e treinos).

As deficiências dos componentes dos fatos restantes podem estar diretamente relacionadas com o propósito inicial das próprias indumentárias: a primeira leva de 18 fatos espaciais foi fabricada tendo por premissa a revisão e manutenção entre missões do Space Shuttle. O Space Shuttle deixou de voar (operou de 1981 a 2011) – mas os fatos continuaram a ser usados por astronautas da ISS. O que diminuiu consideravelmente as operações de manutenção.

O mote para o desenvolvimento de uma nova geração de fatos de astronauta foi dado muito antes de ser conhecido o relatório do OIG. Nos últimos dez anos, a NASA investiu 200 milhões de dólares (cerca de 183 milhões de euros) a tentar desenhar novos fatos de astronauta. «A Agência (NASA) está ainda a anos de distância de ter um fato especial pronto para missões, que seja capaz de substituir os UME ou que seja adequado para o uso em EVA (missões extraveiculares) em futuras missões de exploração», refere o relatório da OIG.

O relatório aponta ainda uma data determinante para todo o projeto de desenvolvimento da nova geração de fatos espaciais: em 2024, prevê-se que a ISS deixe o ativo. O que significa que, para serem testados em ambiente espacial e atividades rotineiras de uma missão, estes novos fatos deverão ficar concluídos antes dessa data. O relatório questiona se os engenheiros da NASA e empresas subcontratadas conseguem desenvolver os novos fatos antes do fim da ISS (a possibilidade de extensão do ciclo de vida da ISS poderá ajudar, caso se consiga adiar a data final para 2028).

Se inicialmente eram 18 e agora são apenas 11, o que aconteceu aos restantes sete fatos? Também neste ponto o relatório do OIG é revelador: quatro ficaram destruídos aquando das malogradas missões Challenger e Columbia; um quinto ficou inutilizado aquando da explosão de uma das missões da SpaceX; um sexto não sobreviveu a um teste; e por fim, há um sétimo que é apenas um protótipo – e nunca vai passar disso mesmo.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.