Não vale a pena ler livros nos tablets

A convergência de aparelhos, como tablets e smartphones, é boa por eliminar a necessidade de vários gadgets diferentes que traznuma performance marginalmente superior. Mas há certas situações onde um aparelho dedicado faz mais sentido. Como aponta o New York Times, ler livros é um dos casos.

Não vale a pena ler livros nos tablets 1

Antes de mais, isso não é uma reclamação militante em prol dos livros físicos; eles estão bem. O artigo sustenta as virtudes de um e-reader dedicado. E aparentemente não estou sozinho, já que o NYT fundamenta a minha a argumentação.

Não vale a pena ler livros nos tablets 3

Mas há sinais de que as editoras estão diminuindo a velocidade no uso de tablets para leitura de livros. Uma investigação recente da Forrester Research mostra que 31% das editoras acredita que iPads e tablets similares são a plataforma ideal para leitura de livros digitais; há um ano, este percentual era de 46%.
“O tablet é como uma tentação”, diz James McQuivey, analista da Forrester Reseach que comandou a investigação. “Ele constantemente diz ‘ poderia estar no YouTube agora’. Ou manda alertas constantes que pulam na tela, avisando que recebeu um e-mail. O ato de ler em si compete com isso.”

A matéria mira na natureza distrativa de um tablet. Nossos e-mails, chats e apps estão sempre nos notificando sobre novidades. E nada é pior do que estar imerso num universo de um livro e ser arrancado de lá por um e-mail do Groupon oferecendo depilação com 50% de desconto + viagem para o Caribe em 200x sem juros.

Eu gosto dos tablets para folhearrevistas e ler artigos de no máximo mil palavras. Ah, em livros escolares eles também podem fazer sentido. Mas quando o assunto é leitura séria, um e-reader é a ferramenta certa. O telemóvel fica no silencioso e com a tela virada para baixo. O computador fica fechado. E durante o tempo em que eu leio, eu não sou interrompido por mensagens pulando na minha cara.

Claro, pode desligar tudo que mande mensagens em seu tablet, mas a distração está lá, ainda cativando de forma imediata. Todos os seus apps estão a dois cliques de distância em todos os momentos em que provavelmente ficaria só dando uma olhada pela janela e pensando na vida.

E não podemos nos esquecer de todas as virtudes de um e-reader quando o assunto é hardware. Ele é mais leve, mais portátil, mais durável, tnuma bateria que dura muito mais e uma tela que permite leitura em ambientes claros. Esses pontos positivos sem dúvida são maiores do que o ponto negativo de ter que ter outro aparelho.

Então, sim, quando o assunto é livros, dane-se o tablet. Tenha um e-reader. [NY Times]

Imagem via Lifehacker

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.