Não vale a pena ler livros nos tablets

A convergência de aparelhos, como tablets e smartphones, é boa por eliminar a necessidade de vários gadgets diferentes que traznuma performance marginalmente superior. Mas há certas situações onde um aparelho dedicado faz mais sentido. Como aponta o New York Times, ler livros é um dos casos.

Antes de mais, isso não é uma reclamação militante em prol dos livros físicos; eles estão bem. O artigo sustenta as virtudes de um e-reader dedicado. E aparentemente não estou sozinho, já que o NYT fundamenta a minha a argumentação.

Mas há sinais de que as editoras estão diminuindo a velocidade no uso de tablets para leitura de livros. Uma investigação recente da Forrester Research mostra que 31% das editoras acredita que iPads e tablets similares são a plataforma ideal para leitura de livros digitais; há um ano, este percentual era de 46%.
“O tablet é como uma tentação”, diz James McQuivey, analista da Forrester Reseach que comandou a investigação. “Ele constantemente diz ‘ poderia estar no YouTube agora’. Ou manda alertas constantes que pulam na tela, avisando que recebeu um e-mail. O ato de ler em si compete com isso.”

A matéria mira na natureza distrativa de um tablet. Nossos e-mails, chats e apps estão sempre nos notificando sobre novidades. E nada é pior do que estar imerso num universo de um livro e ser arrancado de lá por um e-mail do Groupon oferecendo depilação com 50% de desconto + viagem para o Caribe em 200x sem juros.

Eu gosto dos tablets para folhearrevistas e ler artigos de no máximo mil palavras. Ah, em livros escolares eles também podem fazer sentido. Mas quando o assunto é leitura séria, um e-reader é a ferramenta certa. O telemóvel fica no silencioso e com a tela virada para baixo. O computador fica fechado. E durante o tempo em que eu leio, eu não sou interrompido por mensagens pulando na minha cara.

Claro, pode desligar tudo que mande mensagens em seu tablet, mas a distração está lá, ainda cativando de forma imediata. Todos os seus apps estão a dois cliques de distância em todos os momentos em que provavelmente ficaria só dando uma olhada pela janela e pensando na vida.

E não podemos nos esquecer de todas as virtudes de um e-reader quando o assunto é hardware. Ele é mais leve, mais portátil, mais durável, tnuma bateria que dura muito mais e uma tela que permite leitura em ambientes claros. Esses pontos positivos sem dúvida são maiores do que o ponto negativo de ter que ter outro aparelho.

Então, sim, quando o assunto é livros, dane-se o tablet. Tenha um e-reader. [NY Times]

Imagem via Lifehacker

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.