Não confie em pessoas sem Facebook

Tanto os patrões como os psicólogos dizem que as pessoas que não têm uma conta na rede social são suspeitas e podem ter problemas psicológicos.

face
O Facebook já é algo que faz parte da vida de qualquer pessoa.

Notícias recentes sugeriram que os patrões podem relutar em contratar pessoas sem um perfil no Facebook, alegando que o uso do Facebook se tornou tão comum que não ter uma conta é vista como algo anormal. Essa preocupação parece ter sido agravada por um relatório chocante em um jornal alemão que alegou que os assassinos em massa James Holmes e Anders Behring Breivik não tinham contas no Facebook, levando à conclusão um tanto  histérica. que não ter uma conta “poderia ser o primeiro sinal de que você é um assassino em massa”.

Existe algum sentido nessas preocupações?

A pesquisa sugere que, apesar de não ter uma conta no Facebook pode ser incomum hoje em dia, dificilmente é motivo de alarme. De fato, o fato de alguém ter uma conta é dificilmente uma credencial de saúde mental, e pode estar associado a seus próprios problemas, reconhecidamente pequenos.

Um estudo australiano examinou as diferenças de personalidade entre pessoas com e sem contas no Facebook (Ryan & Xenos, 2011). Verificou-se que pessoas com uma conta eram mais extrovertidas e narcisistas , enquanto aquelas sem uma conta eram mais conscienciosas e mais tímidas. Eles descobriram que aqueles sem uma conta experimentaram mais solidãosocial , mas aqueles com uma conta experimentaram mais solidão familiar.

Eles também analisaram o tempo gasto no Facebook por dia entre os usuários e encontraram que o tempo gasto correlacionou-se positivamente com o neuroticismo e a solidão e correlacionaram negativamente com aconscienciosidade.. Todos esses efeitos tendem a ser pequenos. Essas descobertas parecem comparáveis ​​às de um estudo comparando usuários do Facebook e Twitter, respectivamente, que descobriram que as pessoas que preferiam o Facebook tendiam a ser mais extrovertidas e sociáveis ​​em comparação aos usuários do Twitter, mas também mais neuróticas e menos intelectualmente orientadas (Hughes, Rowe, Batey, & Lee, 2012).

 

As empresas preocupam-se se tem ou não tem Facebook

Mas o que é que isso pode sugerir a um potencial empregador preocupado se um candidato tem uma conta no Facebook ou não?

Por um lado, aqueles que têm uma conta tendem a ser mais extrovertidos e menos tímidos, o que seria importante em trabalhos que envolvem muita interação face a face. Por outro lado, aqueles que não têm uma conta tendem a ser mais elevados em consciência, sugerindo que eles são mais propensos a trabalhar duro, perseverante e orientado para realização. De fato, a conscienciosidade foi considerada um dos preditores de personalidade mais fortes do desempenho no trabalho em todas as profissões. Além disso, quanto mais tempo um dia uma pessoa gasta no Facebook, menos tempo eles estão fazendo o trabalho real e quanto mais tempo eles podem estar reclamando sobre seus problemas pessoais. Pessoas que  não ter uma conta no Facebook também tendem a ser um pouco menos narcisista, isto é, menos egoísta e exibicionista.

Quem não tem Facebook não tem ética de trabalho

Empregadores preocupados com alguém que não está no Facebook podem, em vez disso, querer considerar a conveniência de contratar candidatos que pensam que “tudo é sobre mim” e que não possuem uma forte ética de trabalho. O narcisismo é também um membro do que os psicólogos da personalidade chamam de “a tríade sombria ” da personalidade, juntamente com características anti-sociais como apsicopatia e o maquiavelismo (Jakobwitz & Egan, 2006). 

Embora não haja evidência de que o uso do Facebook tenha alguma coisa a ver com o fato de ser um maníaco homicida, o fato de o narcisismo ter uma relação conhecida com traços anti-sociais parece sugerir que as pessoas que não têm contas no Facebook são realmente menos  propensos a cometer atrocidades. Todas essas considerações devem, é claro, ser temperadas pelo fato de que todos os efeitos relatados por esses estudos de pesquisa têm sido pequenos em tamanho. Então, olhando para as coisas cientificamente, saber que alguém tem ou não uma conta no Facebook provavelmente não será um forte indicador do caráter da pessoa, e dificilmente é motivo de pânico de qualquer forma.

Porque é estranho não ter conta no facebook?

Como há quase um bilião de contas no Facebook, boa parte da população mundial que se liga à Internet costuma conduzir grande parte das suas relações sociais por meio do site.

O fato é que, hoje em dia, é considerado estranho uma pessoa não ter perfil no serviço.

E isso já pode ser percebido em vários lugares.

Forbes e o Daily Mail, por exemplo, trazem estudos que mostram como algumas companhias passaram a mostrar-se muito receosas na hora de contratar candidatos que não têm contas na rede social.

Segundo os empregadores, se uma pessoa não quer fazer parte do Facebook, é porque tem algum problema, seja uma grave dificuldade de relacionamento com as outras pessoas ou até mesmo porque a sua vida é tão complicada que não pode ser exposta num site do género.

 

Namoros sem confiança?

Se não conseguir emprego por não ter conta no Facebook já é algo que pode o pode deixar, que tal descobrir que a sua nova namorada, que também não usa a rede social, não é de confiança?

De acordo com o site Slate, quando uma pessoa não tem uma página no site, pode significar um grande risco de fracaço do relacionamento.

Segundo o estudo, se ela não se expõe, provavelmente é porque há algo de errado: ela (ou ele) pode ter-lhe mentido sobre algum fato ou então pode estar a esconder detalhes que você não pode saber.

Isto aplica-se apenas às pessoas mais jovens e cujas gerações praticamente cresceram a utilizar as redes sociais.

 

Psicopatas em potencial

A publicação alemã Der Taggspiegel vai ainda mais longe.

Numa reportagem, a revista procura encontrar uma relação entre o comportamento de alguns psicopatas e a falta de uma “forte” presença online de alguns assassinos.

O site cita o americano James Holmes e o norueguês Anders Behring Breivik como exemplos.

James Holmes não usava o Facebook. Sinal de um psicopata?

Os dois têm duas coisas em comum: mataram uma grande quantidade de pessoas inocentes em ataques praticamente inexplicáveis e ambos não tinham perfis no Facebook.

Com isso, o Der Taggspiegel dá a entender que não ter uma conta na rede social é o primeiro indicio de que alguém pode ser um psicopata em potencial.

Assim, no artigo, o psicólogo Christopher Moeller diz que ter uma conta na página pode ser considerado uma espécie de “atestado de sanidade”, porque isso, teoricamente, prova que a pessoa tem relações normais com outros indivíduos.

 

Conclusões

Pessoalmente, acho que uma tendência mais preocupante do que as pessoas que não têm contas no Facebook é revelada por casos de empregadores nos EUA exigindo que os candidatos a emprego entreguem suas senhas do Facebook ou “ amem ” seus chefes para que estes possam espioná-los. Talvez, toda essa histeria sobre algumas pessoas que não têm contas seja realmente um manto para justificar uma crescente invasão de privacidade. Certamente, tentar estigmatizar ou marginalizar as pessoas que escolhem não se conformar às tendências sociais populares e exigir acesso à comunicação privada das pessoas dificilmente é compatível com os valores da democracia liberal.

 

Posso confiar em si?

 

Tem conta no Facebook?

post_title
Não confie em pessoas sem Facebook 2

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

12 Responses

  1. Sinceramente esse artigo é um lixo , foi um dos piores que li em toda minha vida, acho que eu sou um serial killer ou psicopata porque não uso face book , dispositivo criado para vigiar e alienar as pessoas , daqui a pouco vão criar uma lei para que todos sejam obrigados a usar esse aplicativo, o mundo é feito de escolhas e a minha de de não usar e incitar que as pessoas que não tem são psicopatas , sinceramente é coisa de marionete de illuminatti afinal o povo acredita em tudo que assiste ou escuta, o face aliena o povo o vigia 24 horas é assim que que trabalha para a nova ordem mundial classifica quem não tem face com mais uma exclusão e preconceito.

  2. Essa matéria é uma grande besteira….não tenho facebook…e até agora to morrendo de rir dessa matéria kkkkkkkkkk

  3. Que bobagem. Acho quem tem mais dificuldade em se relacionar com outras pessoas é quem fica o dia todo no face e não quem não tem

  4. Al usar la opción yahoo-facebook, antes de instalarla hay alguna opción para decidir que no aparezca en tu muro de facebook tus preguntas respondidas y formuladas??

  5. Hola, tengo un contacto que juega a todos los jueguecitos y todas las tonterias del facebook y lo publica todo y me lo tiene petaisimo, hay alguna forma de conseguir que ese contacto no publique en mi muro sin tener que borrarlo?

    Gracias!

  6. Essa teroia muito me lembra aquela que dizia que os negros não tinham alma e por isso podiam ser esscravizados.
    Este deve ser o último truque para força mais pessoas a entrar no facebook: coagindo elas sob pena de serem discrimiandas e taxadas de anormais se não tiverem um face.

  7. sem comentários…

    o americano James Holmes e o norueguês Anders Behring Breivik
    não têm facebook e são psicopatas e antisociais, o meu namorado tem barba e é católico praticante, talvez seja um potencial Jesuscristo…

    sinceramente… há coisas que me custa a acreditar que possam fazer parte da investigação e que profissionais possam contribuir para semelhante publicaçao…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.