MySQL vs Oracle

Embora tanto o MySQL como o Oracle sejam Sistemas Relacionais de Base de Dados, não é muito justo compará-los porque o MySQL só oferece funcionalidades básicas.

No entanto, vamos ver algumas das diferenças:

Oracle é um sistema de base de dados proprietário, enquanto o MySQL é de código aberto.
Replicação, e um monte de outras funcionalidades só estão disponíveis no Oracle, e nãosão suportados pelo MySQL. Apesar de alguns dizerem que iram ser incluídas em versões posteriores.
O MySQL fornece suporte limitado de recuperação, bloqueio, limites de transacção, log de transações, integridade e protecção da transação. O Oracle, por outro lado, prevê um forte apoio para esses recursos.
MySQL não tem suporte directo para dados espaciais, dados XML, funções analíticas, etc.
Os nomes dos objectos (como os nomes das tabelas e colunas) não são sensíveis no Oracle, mas são no MySQL. Para usar nomes de maiúsculas e minúsculas em Oracle, os nomes devem ser “citados”.
As pesquisas de texto em Oracle são tipicamente em maiúsculas e minúsculas. No MySQL o padrão de pesquisa para o texto é case sensitive.
As numeração automáticas são objectos do Oracle em separado (os valores devem ser atribuídos a colunas – mais flexível, mas não tão fácil como com o MySQL).
No MySQL, “auto_increment” pode ser atributo a uma coluna, mas só pode haver uma coluna AUTO_INCREMENT por tabela diferenças entre os tipos de dados colunas de texto:
No Oracle um VARCHAR2 pode ser de até 4.000 bytes, no MySQL o limite é 65,532 bytes.
Os itens de texto Long no Oracle são chamados CLOB ‘s e BLOB ‘s, no MySQL são texto.
Colunas Data: no Oracle DATE e TIMESTAMP são tipos para armazenar data e hora, no MySQL existe tipos separados DATE, TIME, DATETIME que têm rotinas de manipulação diferentes.
Colunas numéricas: A Oracle tem um tipo numérico, NUMBER que comporta até 38 dígitos (INT, FLOAT, MAPS etc). O MySQL tem vários tipos numéricos diferentes, incluindo int, decimal e float mas não o number.
Tipos diversos: O SET Data Type e o ENUM são suportados pelo MySQL, o Oracle permite a definição de tipos de dados abstractos (tabelas) .

 

Migrar de MySQL para a Oracle

O “Oracle SQL Developer” pode ser usado para converter base de dados MySQL para Oracle.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

Inscreva-se e Receba Grátis:

Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Formulário Contato

formulario de contato