Motores de busca transformam a nossa memória

Os motores de busca transformam a nossa memória “externa”. Quando sabemos que é fácil encontrar informações, deixamos de nos preocupar em nos lembrar delas. É como se parte do nosso cérebro passa-se a estar na internet. O que é uma coisa muito útil.

Motores de busca transformam a nossa memória 1

Um estudo publicado na revista Science e comandado por Betsy Sparrow, professora daUniversidade Columbia (EUA), chega a esta conclusão. A nossa memória já era partilhada antes de ter surgido a internet: a teoria da “memória transaccional” já existe há 30 anos, e diz que que confiamos a outras pessoas informações das quais precisaremos depois. Por exemplo, num casal onde um se lembra de datas importantes, o outro por exemplo lembra-se dos nomes de parentes distantes.

Só que essa memória transacional, pelo vistos, foi parar a internet:

O estudo de Sparrow revela que nós nos esquecemos de coisas que temos a certeza que podemos encontrar na internet. Lembramos mais de coisas que não estão disponíveis online, e somos mais capazes de nos lembrar onde encontrar alguma coisa na internet, do que de nos lembrar da própria informação.

Ou seja, o nosso cérebro fica “preguiçoso” quando sabemos que é possível googlar algo que precisamos. E normalmente, não nos lembramos da informação, nem por vezes da fonte, mas sabemos como a encontrar. “Depois procuro o link”.

O “efeito Google” reduz-nos a memória offline, mas deixa-nos mais capaz de expandir a nossa memória online. E “somos realmente eficientes”, diz Sparrow. Só não desliguem a internet, por favor. [EFE/Terra; Columbia University via ZDNet]

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato